Clique sobre as aeronaves para navegar
História
O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia Brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.
Em 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação da aeronave A-29, um modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente, em substituição a uma aeronave usada, ainda nos dias de hoje, para instruir futuros aviadores do Brasil. Desde 2005, a Força Aérea Brasileira utiliza o Super Tucano com a finalidade de formar novos pilotos de combate, além de prepará-los para missões de ataque e de interceptação de aeronaves. Além do Brasil, o modelo possui outros países operadores – Afeganistão, Angola, Burkina Fasso, Chile, Colômbia, Equador, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia e República Dominicana – o que confirma ser um marco para a Esquadrilha da Fumaça, pois incrementa sua missão de voar em um modelo ainda em produção pela Embraer e com um amplo mercado a ser explorado.
As cores da Bandeira Nacional continuam a compor a pintura da nova aeronave, que ganha tonalidades mais fortes e marcantes para facilitar a visualização das manobras por parte do público. Entre as novidades, destaca-se a nova localização da numeração que representa a posição da aeronave nos voos em formação. Diferente do Tucano T-27, o número fica na lateral da fuselagem. Outra inovação é o desenho da Bandeira Nacional na cauda do avião, feito de forma a passar uma impressão de que tremula com o vento.
Em 2015, a instituição concluiu o processo de implantação dessa aeronave na Fumaça e retomou sua agenda de demonstrações aéreas.
Informações Técnicas
● Fabricante: Embraer - Brasil
● Emprego: Treinamento e Ataque Leve
● Características: Monoplano, asa baixa, monomotor turboélice, monoplace e biplace em tandem
● Motor: Pratt & Whitney PT6A-68C de 1.600 SHP
● Limite de carga G: +7 a -3,5
● Envergadura: 11,14 m
● Comprimento: 11,30 m
● Altura: 3,97 m
● Peso vazio: 3.200 kg
● Peso máximo de decolagem: 5.400 kg
● Velocidade máxima nivelada: 590 km/h
● Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
● Autonomia: 3 h 20 min (tanques internos)
● Teto: 10.665 m
● Alcance: 1.455 km
Ilustração: Rudnei Cunha
Redes Sociais