Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) - popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça - estará no estado do Rio de Janeiro realizando duas apresentações: no sábado (10), às 16h, os sete A-29 Super Tucano estarão em Itaboraí (RJ), no Outeiro das Pedras. Na segunda-feira (12), o Esquadrão estará em Arraial do Cabo (RJ), na Praia Grande.

A primeira apresentação será em alusão aos 192 anos de Itaboraí. A Esquadrilha da Fumaça já esteve na cidade, em 1993, trinta e dois anos depois retorna com aviões mais ágeis e versáteis para uma apresentação de cerca de 35 minutos com 50 manobras.

Já em Arraial do Cabo, será a primeira vez em que a Fumaça se apresenta. A demonstração aérea será parte das festividades dos 40 anos do município.

“Serão duas belas demonstrações, certamente. Há muito tempo que a Esquadrilha não retornava à Itaboraí e, é sempre bacana quando retornamos a uma cidade depois de muito tempo. Em Arraial do Cabo será a primeira vez, o cenário é muito bonito, com certeza será uma belíssima apresentação”, afirma o Capitão Aviador Giovanni Loures Guimarães, um dos pilotos do EDA.

Neste sábado (26), a Esquadrilha da Fumaça estará em Paranapanema (SP), às 16h, para uma demonstração aérea na Rodovia Prefeito Tibiriçá, por ocasião dos 166 anos da cidade. No domingo (27), a Fumaça estará em Itapetininga, às 16h, para realizar uma demonstração durante a 52ª Expoagro.

Será mais um fim de semana com apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira e única vez em que a Esquadrilha esteve em Paranapanema, foi em 1999. Os “fumaceiros” retornam 26 anos depois, com os A-29 Super Tucano – aviões mais modernos e dinâmicos -, para comemorar o aniversário da cidade.

Curiosamente, a primeira apresentação da equipe acrobática da FAB em Itapetininga, também foi em 1999. Neste ano, retorna para uma demonstração durante a feira agrícola Expoagro, que acontece anualmente na cidade.

“Serão duas demonstrações onde poderemos levar um pouco da Força Aérea para a população brasileira. Vamos retornar à Paranapanema 26 anos após a primeira vez em que a Fumaça esteve por lá, à época com os aviões T-27 Tucano, modelo anterior aos atuais que utilizamos. Já em Itapetininga, a primeira demonstração foi em 1999, mas estivemos na cidade em outras oportunidades. É importante frisar que, mesmo sendo em um evento fechado, para a demonstração da Esquadrilha da Fumaça os portões serão abertos, para que qualquer pessoa possa assistir no local”, pontua o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A Esquadrilha da Fumaça fará duas demonstrações aéreas neste fim de semana. A primeira, será em Arthur Nogueira (SP), no sábado (12), às 16h, no Balneário Municipal Guilherme Carlini. No domingo, a apresentação será em Rio Claro (SP), às 16h, no Aeroclube.

Ambas as cidades já receberam as sete aeronaves da Força Aérea Brasileira em outras ocasiões. A primeira vez em que a Esquadrilha se apresentou para a população de Arthur Nogueira e região foi em 1999, ainda com os antigos T-27 Tucano com as cores vermelho e branco. Este ano, a Fumaça retorna para comemorar os 76 anos do município.

Já em Rio Claro, foi em 1981, com os T-25 Universal, aviões que fizeram parte do retorno da Esquadrilha da Fumaça, que havia passado por um hiato em sua história. A equipe de acrobacia da FAB retorna para celebrar os 198 anos da cidade e 86 anos de atividades do aeroclube.

Em 2025 o Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça -, está completando 10 anos de demonstrações com os A-29 Super Tucano, avião de ataque leve utilizado pela Força Aérea para a defesa das fronteiras do Brasil.

“Em maio a Esquadrilha da Fumaça completa 73 anos de história, utilizamos alguns aviões ao longo desse período, começamos com os T-6 Texan, depois Fouga Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano que ficou por 30 anos realizando apresentações com a gente e, estamos completando 10 anos com os A-29 Super Tucano. Tanto Arthur Noguiera quanto Rio Claro já receberam a Fumaça em diferentes épocas e, de certa forma, fazem parte da nossa história. Retornar a esses lugares representando a Fumaça e a Força Aérea Brasileira é sempre um privilégio”, afirma o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves, um dos pilotos da Esquadrilha.

Mais três cidades do interior paulista foram contempladas com apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Marília (SP) será a primeira a receber o EDA, no dia 04 de abril, às 16h35, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes. No sábado (05), Torrinha (SP) recebe os sete aviões às 16h, na Praça do Coleta. No domingo, será em Amparo (SP), às 16h, na Arena Vinícius Domingos (Bolão).

Há seis anos a Esquadrilha se apresentou em Marília pela última vez e retorna para comemorar com a população os 96 anos da cidade, na próxima sexta-feira (04). Esta será a 12ª demonstração do EDA no município, a primeira ocorreu em 1989.

Já em Torrinha, a Fumaça retorna após 31 anos de sua última apresentação na cidade, que ocorreu em 11 de abril de 1994, com os T-27 Tucano, ainda com as cores vermelho e branco. Desta vez, a demonstração aérea será com os A-29 Super Tucano, aviões mais potentes e com as cores e bandeira do Brasil na cauda. Na ocasião, será comemorado os 102 anos de emancipação do município.

Na última demonstração do fim de semana, em Amparo, terá Fumaça nos céus da cidade comemorando os 196 anos do município. A última apresentação na cidade foi em 1991 – 34 anos atrás -, e a população da cidade e região poderá assistir os sete caças de ataque leve da Força Aérea Brasileira realizando acrobacias a cerca de 500km/h em 35 minutos de apresentação.

De acordo com o Capitão André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, será um fim de semana de muita expectativa por parte da equipe. “Serão três dias seguidos de demonstrações aéreas no interior paulista. A gente começa com Marília e depois Torrinha e Amparo, essas duas últimas faz mais de trinta anos que não visitamos e retornar com os A-29 Super Tucano será muito bacana. É sempre interessante as demonstrações no interior paulista, o público vibra e se envolve bastante com a apresentação”, pontua. 

O município de Monte Mor, no interior de São Paulo, completa 154 anos e a Esquadrilha da Fumaça participará com uma demonstração aérea no dia 22 de março, às 15h, no Mirante do Pôr do Sol.

Será a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) - popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça -, estará presente na cidade de Monte Mor. O EDA se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano, a apresentação tem cerca de 35 minutos e em torno de 50 acrobacias são feitas pelos pilotos militares.

Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, o Esquadrão, que fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), tem como atribuições estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas, valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de Patriotismo, demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros.

“Somos um Esquadrão de comunicação, nossa missão é difundir a imagem institucional da FAB, e prestigiar os eventos comemorativos dos nossos municípios é uma oportunidade de levarmos um pouco da nossa Força Aérea para a população brasileira”, afirma o Capitão Aviador Marcílio Brito Fonseca, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

 Após a apresentação em Monte Mor, o próximo município a receber os sete aviões da FAB será Orlândia (SP), no dia 29 de março, às 16h.

A próxima demonstração dos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça será em Paraguaçu Paulista (SP), no dia 12/03, às 16h15, no Centro de Convergência Turística. No sábado, dia 15/03, será a vez de Resende (RJ) receber os aviões da Força Aérea Brasileira, às 16h, no Aeroclube. No dia seguinte (16), a apresentação será em Ouro Fino (MG), às 16h, na Arena de Ouro.

Após 14 anos a Esquadrilha da Fumaça retorna à Paraguaçu Paulista para uma demonstração em comemoração aos 100 anos da cidade. A última vez em que a Esquadrilha esteve no município, foi em 2010, ainda com os T-27 Tucano, anteriores aos atuais A-29 Super Tucano utilizados nas demonstrações.

Em Resende, a presença dos sete Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) será em alusão ao aniversário da cidade, que completa 223 anos, e ao aeroclube, que festeja seus 84 anos de atividades.

No domingo, Ouro Fino estará em festa comemorando 276 anos e o EDA estará dispensando rastros de fumaça nos céus da cidade mineira.

“Para nós, é sempre um prazer participar das festividades com uma demonstração aérea. Serão três municípios em que faremos parte das comemorações levando um pouco da Força Aérea Brasileira para essas importantes cidades do nosso Brasil”, comenta o Capitão Vitor Kawka, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.