Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Safety Day teve a presença de membros de segurança de voo da LATAM

A Esquadrilha da Fumaça teve um dia repleto de palestras a respeito de segurança de voo no auditório de seu hangar, baseado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. Membros da equipe de segurança da LATAM Airlines enriqueceram o Safety Day com estudos de caso do dia a dia da companhia.

Temas como ocorrências de solo, fadiga, desorientação espacial e investigação de acidentes aeronáuticos foram debatidos no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Para o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, Oficial de Segurança de Voo (OSV) do EDA, que falou sobre prevenção de ocorrências de solo, o Safety Day é imprescindível na agenda do Esquadrão. “Quando a gente envolve não só os pilotos, mas todos os militares do efetivo – compreendendo Soldados, Cabos, Sargentos de diversas especialidades entre mecânicos e administrativos, e Oficiais não aviadores - é possível elevar o nível de atenção em todas as esferas, seja para a nossa rotina em sede ou mesmo em missões em outras cidades”.

A Tenente Sheila Rodrigues Souza, médica do EDA, enfatizou a importância do gerenciamento de fadiga pelos militares, a relevância do fator humano para a atividade aeronáutica, o gerenciamento do estresse e o descanso adequado. “Em um mundo atribulado de atividades e informações, o luxo hoje é ostentar saúde mental, evitar fadiga e sobrecarga autoprovocada”. Noites mal dormidas, má alimentação, tabagismo, excesso no consumo de álcool e estresse, são alguns fatores pontuados pela Oficial que contribuem para uma sobrecarga autoprovocada, e que o militar deve evitar e, se preciso for, procurar ajuda para sanar esses possíveis problemas.

O tema Aeronautical Decision Making (ADM) que trata da estrutura do processo de tomada de decisão, desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA), foi explanado pelo Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho. O piloto que voa na posição de número #4 na Esquadrilha da Fumaça, também é piloto de helicóptero formado pela Força Aérea Brasileira, na ocasião, usou um estudo de caso a respeito do acidente de helicóptero envolvendo o ex-jogador de basquete Kobe Bryant que, infelizmente, o levou a morte juntamente com sua filha e os demais passageiros e tripulante. “Na atividade aeronáutica existem muitos fatores que o piloto deve se atentar antes e durante o voo, negligenciar qualquer um que seja, pode custar a vida de quem está a bordo, pois, a tomada de decisão tem de ser rápida e precisa”, pontua.

A segurança aeronáutica começa no solo, com a movimentação das pessoas no entorno da aeronave, no manejo daquele avião, em sua manutenção, etc. O fator mantenedor também está atrelado à segurança, o trabalhador necessita estar totalmente atento à sua atividade, uma distração pode ser um problema sério para a aeronave, para a companhia ou mesmo para quem irá pilotar e estiver a bordo.

Dentro deste aspecto, a LATAM faz um trabalho sério para manter sua frota realizando viagens diariamente no Brasil e no mundo. Dentro de um sistema chamado Cultura Justa, o mantenedor é acompanhado e avaliado em suas atividades. Caso algo tenha saído fora do esperado e ocasionado um problema para a aeronave, ou mesmo para a companhia em um aspecto externo, existe uma série de avaliações para investigar o ocorrido antes de julgar o trabalhador de maneira precoce e tomar uma decisão quanto ao fato. “Estamos lidando com pessoas, ninguém sai de casa para prejudicar a companhia, todo mundo tenta fazer o seu melhor. Seja qual for o problema, vamos avaliar e dar um grau de relevância para o ocorrido, isso nos ajuda a sermos justos e, certamente, contribui para o bem-estar dos colaboradores”, disse Lucas Serrano, Coordenador Safety LATAM.

“Pudemos ter conversas abertas com todo o efetivo e o pessoal de manutenção do Esquadrão, trocamos ideias a respeito de treinamentos, visitas, cursos e tudo que envolve nosso trabalho em comum. Foi muito valorosa essa troca de experiência”, avalia Rony Alexandre, Consultor de Qualidade LATAM.

A Esquadrilha da Fumaça, sempre presente no Grande Prêmio de São Paulo de F1, homenageará um dos maiores ídolos brasileiros – Ayrton Senna -, em virtude dos 30 anos da morte do piloto brasileiro. Os sete A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira farão passagens baixas no autódromo de Interlagos durante a cerimônia que antecede a largada, que ocorre às 14h, neste domingo 03/11.

Na ocasião, o Comandante da Esquadrilha da Fumaça estará a bordo do avião com o capacete pintado nas cores eternizadas por Senna em seu capacete. “Homenagear, de diversas maneiras, um dos nossos maiores ídolos é o mínimo que podemos fazer por aquele que levou a bandeira do nosso País ao topo do pódio diversas vezes, para que o mundo pudesse nos ver”, afirma o Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa NUNES, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). 

Para o CEO do GP São Paulo de F1, Alan Adler, a Esquadrilha da Fumaça deve, mais uma vez, chamar a atenção do público presente que vibra com velocidade e precisão. “A Esquadrilha da Fumaça mostrou nas edições anteriores do GP de São Paulo de Fórmula 1 sua incrível destreza que seduziu o público em diversos países. Este ano, celebrando a memória de Senna com as cores da brasilidade, a apresentação vai ser de arrepiar”, afirma Adler. 

Ayrton Senna e a FAB

A Força Aérea Brasileira sempre teve um carinho e uma proximidade muito grande com Ayrton Senna, que em duas oportunidades voou em aeronaves de caça da FAB.

Em 1987 o piloto voou em um caça F5 e, em 1989, já como campeão mundial, em um Mirage III - nessa segunda oportunidade o piloto fez um pedido: “eu quero sentir a velocidade”, na ocasião, foram feitas passagens baixas a mais de mil quilômetros por hora.  

Senna foi condecorado pela Força Aérea com as medalhas Mérito Santos Dumont, em 1987, e com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro, em 1993.

 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Foram dois dias de interações com o Esquadrão, entre voos e gravações no hangar

O cantor Waldonys com os pilotos da Esquadrilha da Fumaça

O cantor e sanfoneiro Waldonys veio à Pirassununga (SP), na Academia da Força Aérea (AFA), visitar a Esquadrilha da Fumaça para a regravação do videoclipe da música “Sonho de Ícaro”. A primeira versão aconteceu há 17 anos, com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) ainda utilizando os aviões T-27 Tucano.

Para o remake, Waldonys ficou dois dias no Esquadrão realizando voos a bordo dos atuais A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, avião mais moderno e versátil que os anteriores em que voou em 2007. As gravações também ocorreram em solo com os militares realizando suas atividades rotineiras.

A Esquadrilha da Fumaça faz sua demonstração aérea com sete aeronaves que se dividem em três células – Quatrilho (1#, 2#, 3# e 4#), 5# e 6# e o isolado (#7). Waldonys teve a oportunidade de voar nas três células, para ter a melhor experiência possível e repassar a emoção às filmagens do videoclipe.

“Para nós é um prazer poder fazer parte deste material que será amplamente divulgado em todas as mídias que o Waldonys possui, além de também fazer parte de suas apresentações ao vivo. Somos um Esquadrão de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) e, aproveitamos nossos treinamentos em sede para gravar este importante material com o Waldonys que, certamente, dará ainda mais visibilidade para a nossa FAB”, comenta o Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes, Comandante do EDA.

Com cerca de 17 pessoas envolvidas, entre a equipe técnica de Fortaleza (CE) e equipe de filmagens de São Paulo, tendo como diretor Pedro Brasil, o mesmo que realizou o primeiro videoclipe, nada passou despercebido aos olhos e takes dos filmakers.

O diretor Pedro Brasil em ação gravando com Waldonys na Esquadrilha da Fumaça

“Pra mim é um prazer enorme estar aqui mais uma vez. Isso só aconteceu pelo fato de Waldonys acreditar no meu trabalho. Me sinto profundamente grato por estar com a Esquadrilha, os melhores pilotos que o Brasil pode ter, e cheio de alegria porque pudemos refazer uma história que já foi tão bonita. A responsabilidade também é grande por ter que contar uma história de uma maneira diferente, algo que foi um marco pra todo mundo” disse Pedro Brasil.

Sobre a ideia de unir música e aviação, suas duas paixões, neste videoclipe mais elaborado, o cantor explica de uma maneira emocionada o que significa essa junção da arte de voar e cantar soando uníssono nos corações dos brasileiros.

“Estamos no Ninho das Águias – Academia da Força Aérea, no hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça. Entre várias outras atribuições a Esquadrilha da Fumaça faz com que as pessoas olhem para os céus, acreditem nos seus sonhos e, por algum momento, esqueça de seus problemas. Eu acho isso algo divino, de uma outra dimensão. E poder unir o voo da Esquadrilha que é arte pura, com música, que para mim é a língua materna de Deus, acredito que a chegada dessa união no coração das pessoas vem com muita força e fica”, explica Waldonys.   

Waldonys durante por do sol recebendo banho de batismo na Esquadrilha da Fumaça

Cantor e Sanfoneiro Waldonys

Waldonys José Torres de Menezes, mais conhecido como Waldonys, é cantor e sanfoneiro nordestino, natural de Fortaleza (CE). Desde muito pequeno envolvido com a música, tem como suas principais referências Dominguinhos e Luiz Gonzaga. O cantor é piloto civil acrobático com mais de sete mil horas de voo, além de ser também paraquedista com mais de três mil saltos.

Fumaça Honorário #48, tem uma longa história com o Esquadrão, desde a época dos T-27 Tucano nas cores vermelha e branca. Gravou o primeiro videoclipe da música “Sonho de Ícaro” com a Esquadrilha da fumaça em 2007, com o Tucanos já nas cores da bandeira do Brasil.

O cantor também é membro honorário da Força Aérea Brasileira, recebeu as medalhas Mérito Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão,  e recebeu ainda comendas dos Esquadrões Zagal, Rumba e do 2° ETA.

 

A Esquadrilha da Fumaça fará quatro apresentações por dois estados brasileiros na próxima semana. As demonstrações aéreas ocorrerão em Carmo da Mata (MG), Itambacuri (MG) e Presidente Epitácio (SP), marcando a primeira vez que estas cidades recebem a Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, a equipe retornará a Montes Claros (MG), onde já se apresentou em 2003. 

A agenda inicia em Carmo da Mata (MG), na segunda-feira (01), às 14h, no Campo do Carmense. Na terça-feira (02), às 10h, Itambacuri (MG) assistirá pela primeira vez as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, no Estádio Municipal Carlos Bartolomeu Rodrigues Sales “Borromeu”. No dia seguinte, quarta-feira (03), o esquadrão retornará a Montes Claros (MG) onde em 2003, foi realizada uma demonstração com os T-27 Tucano. Onze anos depois, os A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, que têm sido utilizados em demonstrações pela Fumaça desde 2015, farão uma apresentação na 50ª edição da Expomontes, às 12h

Encerrando as apresentações, será a vez de Presidente Epitácio (SP) contar pela primeira vez com a demonstração aérea do esquadrão que realiza manobras de alta precisão desempenhadas pelos pilotos da Força Aérea Brasileira, na quinta-feira (04), às 10h, no Centro de Eventos da Orla.

“É sempre gratificante realizar demonstrações em cidades onde não estivemos antes. Nosso principal objetivo é aproximar a população da Força Aérea Brasileira e mostrar um pouco do trabalho e da dedicação de todos os militares envolvidos. Em Montes Claros, teremos uma oportunidade especial, pois será a primeira vez que faremos uma demonstração com os A-29 Super Tucanos da FAB. O público terá a chance de testemunhar as manobras que realizamos com essas aeronaves. Queremos inspirar a todos a considerar a profissão militar como uma carreira emocionante e repleta de oportunidades”, comenta o Capitão Aviador Filipe Pereira Santos.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

Para solicitar uma demonstração, é necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

 

A Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), encerrará sua agenda do mês de junho nas cidades de São José dos Campos (SP) no sábado, dia 29/06, às 15h, no Deck do Mirante na Avenida Anchieta. No dia seguinte, 30/06, é a vez de Campinas (SP) receber os 7 aviões A-29 Super Tucano, às 10h, na Praça Arautos da Paz

O evento que acontecerá em São José dos Campos será alusivo ao aniversário de 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador e fundador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e também patrono da Engenharia da Aeronáutica.

Já em Campinas, a última vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve na cidade foi em 2019 e, cinco anos depois, retorna para participar das festividades do aniversário de 250 anos do município, realizando a demonstração aérea com as Aeronaves A-29 Super Tucano que levam as cores da bandeira do Brasil.

“Para nós, é sempre um prazer realizar as demonstrações aéreas com o objetivo de divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, mas também poder comemorar momentos importantes, como o aniversário de 120 anos do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, em São José dos Campos, que é uma personalidade visionária da FAB. E também podermos fazer parte das celebrações, junto aos moradores de Campinas, do aniversário de 250 anos da cidade”, comenta o Capitão Aviador Giovanni Loures Guimarães.

Para solicitar uma demonstração, é necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

O município de Santa Fé do Sul (SP), na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, às 16h, na Pracinha do Jardim Universitário 5, receberá pela primeira vez, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça em comemoração aos 76 anos da cidade.

A presença inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), representando a Força Aérea Brasileira (FAB), realizará uma apresentação com duração de aproximadamente 35 minutos com e cerca de 50 manobras com as aeronaves A-29 Super Tucano, destacando o elevado nível de treinamento e habilidade dos pilotos brasileiros.

"Cada demonstração é especial e marca nossas memórias de maneira única e, para nós, é um privilégio fazer parte das festividades em comemoração aos 76 anos de Santa Fé do Sul! Estamos muito animados por realizar nossa primeira demonstração na cidade, podendo mostrar o potencial do A-29 Super Tucano, essencial para a proteção das nossas fronteiras. Estamos ansiosos para levar um espetáculo emocionante para todos os presentes proporcionando uma demonstração inesquecível para todos”, comenta o Capitão Aviador Everson de Paula Lacerda

Para solicitar uma demonstração, é necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página