Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, em consternação e solidariedade à população do Rio Grande do Sul (RS), por conta das enchentes, cancelou as apresentações que a Esquadrilha da Fumaça faria, nos próximos dias, em Minas Gerais (MG) e em São Paulo (SP).

Os eventos estavam agendados para as cidades de Ipatinga, Patos de Minas, Passos, Estiva Gerbi, Charqueada e Iracemápolis.


A FAB permanece com seus esforços concentrados na Operação Taquari II, destinando aeronaves, militares, mantimentos e suprimentos arrecadados em apoio ao Rio Grande do Sul.

Força Aérea Brasileira: SEMPRE PRESENTE ONDE O BRASIL PRECISAR!

Imagem da última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Catanduva (SP), em 2022

Quatro apresentações estão previstas para a Esquadrilha da Fumaça entre os dias 02 e 05 de maio. A primeira cidade a receber os A-29 Super Tucano com a bandeira do Brasil na cauda será Santa Cruz da Conceição (SP), na quinta-feira (02), às 16h, na Orla da Represa Euclides Morelli, em comemoração aos 71 anos da cidade. No dia seguinte, a Esquadrilha estará em São Sebastião do Paraíso (MG), às 16h, na Câmara Municipal, em alusão à semana do trabalhador.

No sábado (04), Macaubal (SP), recebe o Esquadrão de Demonstração da Força Aérea Brasileira, às 16h, no Recinto de Rodeio, para comemorar os 100 anos do município. No domingo (05), a demonstração será em Catanduva (SP), às 15h30, no Recinto de Exposições João Zancaner, para comemorar os 106 anos da cidade e também homenagear o Dia das Mães.

As duas primeiras demonstrações aéreas serão com os aviões partindo da Academia da Força Aérea (AFA) e retornando diretamente para a sua sede logo após terminarem a apresentação. Para as outras duas, os A-29 Super Tucano partirão do aeroporto de São José do Rio Preto sentido Macaubal e, posteriormente, Catanduva.

 “Como são cidades próximas à nossa base, a gente se desloca, faz as demonstrações e retorna para a AFA. A gente viaja os quatro cantos do Brasil e fazemos missões para fora do País também, mas poder atender as solicitações das cidades vizinhas também é importante para todos. No caso das outras duas, a gente parte do aeroporto de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo”, comenta o Capitão Aviador André Mayer Fontoura, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Após Santiago (RS), a Esquadrilha segue para mais oito demonstrações entre Chile e Brasil

 O município de Santiago, no estado do Rio Grande do Sul, receberá a Esquadrilha da Fumaça neste sábado (06), às 16h, no Ginasião, em alusão aos 140 anos do município. Os A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) farão uma apresentação com duração de aproximadamente 35 minutos e cerca de 50 manobras ao longo de toda a demonstração.

A prefeitura de Santiago está preparando uma programação repleta para este sábado, pois, além da demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça, haverá a final do campeonato gaúcho entre Grêmio e Juventude e, para isso, será disponibilizado um telão para quem estiver presente poder acompanhar os lances do jogo que começa às 16h30.

“Santiago está preparando uma festa bacana em continuidade às comemorações do aniversário da cidade e, no mesmo dia haverá a nossa demonstração aérea e a final do campeonato gaúcho, um dia de grandes emoções para os santiaguenses”, afirma o Capitão André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Após a demonstração no Rio Grande do Sul, a Esquadrilha da Fumaça segue para demonstrações no Chile, durante a FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio – uma das maiores feiras voltadas à aviação da América Latina.

No retorno ao Brasil, a Esquadrilha ainda fará apresentações em São Miguel das Missões (RS), Ponta Grossa (PR) e Itapetininga (SP).

Agenda:

Santiago (RS) – 06/04, às 16h, Ginasião

Chile, Santiago – 10 a 14/04, FIDAE

São Miguel das Missões (RS) – 19/04, às 15h, Ruínas de São Miguel

Ponta Grossa (PR) – 20/04, às 15h30, Centro de Eventos Ponta Grossa

Itapetininga (SP) – 21/04, às 16h, Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Santo Antônio do Jardim (SP), no sábado (30), às 16h, na Avenida da Saudade, em comemoração aos 143 anos do município. Na terça-feira (02), será a vez de Vinhedo (SP) receber os sete aviões A-29 Super Tucano para comemorar os 75 anos da cidade durante a 60ª Festa da Uva e a 12ª Festa do Vinho, às 11h30, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

A agenda da Esquadrilha segue repleta de demonstrações aéreas nos próximos dias. Este ano a FAB volta a se apresentar nas comemorações do aniversário de Vinhedo e da tradicional Festa da Uva, que completa 60 anos de história. Em Santo Antônio do Jardim, será a primeira apresentação da equipe de demonstração aérea da FAB.

“A Força Aérea é do brasileiro e estar onde o Brasil precisar é a nossa missão. As cidades costumam solicitar as demonstrações para comemorar os aniversários e também celebrar eventos tradicionais. Como instrumento de divulgação da nossa Força Aérea, para nós, é um prazer poder participar e representar a FAB. São eventos que toda a população pode estar presente, da criança ao idoso, afinal, não há custo tanto para a quem solicita a demonstração quanto para quem assiste. Fazemos apresentações com os aviões que fazem a defesa do nosso espaço aéreo e pilotados por militares brasileiros”, afirma o Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Para as demonstrações, a equipe da Esquadrilha da Fumaça recomenda que o público chegue com antecedência de, pelo menos, uma hora ao local das apresentações. Em todo show aéreo que Fumaça se apresenta, há um piloto realizando a locução das manobras para direcionar os olhares e melhorar o entendimento do público.

“Estar próximo ao local onde será realizada a locução sempre é uma boa dica para o público. Recomendamos a chegada com antecedência para evitar congestionamento nas imediações e também melhorar a acomodação de todos os presentes”, complementa o aviador.

Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

 

A Esquadrilha da Fumaça estará em Ituverava, interior de São Paulo, no próximo domingo (24), às 16h, no Aeroporto da cidade, para mais uma demonstração aérea com os A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) durante o Domingo Aéreo de Ituverava. O evento, que contará com diversas atrações, será em alusão aos 139 de emancipação do município.

A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Ituverava foi em 2011, com as aeronaves T-27 Tucano. A partir de 2013, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) - nome oficial do time de apresentações aéreas da FAB -, começou o processo de implantação do atual avião utilizado nas demonstrações, o A-29 Super Tucano, que segue com a equipe desde então.

Portanto, será a primeira vez que os ituveravenses verão uma apresentação com os atuais A-29 Super Tucano, aviões de ataque leve, modernos e usados para a defesa das fronteiras do País.

“É sempre interessante quando a Esquadrilha retorna a uma cidade que há muito tempo não recebe uma demonstração aérea da FAB. É uma oportunidade ímpar de mostrarmos a capacidade deste avião que faz a proteção das nossas fronteiras contra a entrada de aviões não autorizados. Assim como também mostrar a capacidade e o treinamento dos nossos pilotos militares, divulgar a Força Aérea Brasileira, além de incentivar a vocação e a mentalidade aeronáuticas”, comenta o Capitão Aviador João Bernardo Costa NEVES, piloto da posição número #3 da Esquadrilha.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página