Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo da página

Mais três cidades do interior paulista foram contempladas com apresentações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). Marília (SP) será a primeira a receber o EDA, no dia 04 de abril, às 16h35, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes. No sábado (05), Torrinha (SP) recebe os sete aviões às 16h, na Praça do Coleta. No domingo, será em Amparo (SP), às 16h, na Arena Vinícius Domingos (Bolão).

Há seis anos a Esquadrilha se apresentou em Marília pela última vez e retorna para comemorar com a população os 96 anos da cidade, na próxima sexta-feira (04). Esta será a 12ª demonstração do EDA no município, a primeira ocorreu em 1989.

Já em Torrinha, a Fumaça retorna após 31 anos de sua última apresentação na cidade, que ocorreu em 11 de abril de 1994, com os T-27 Tucano, ainda com as cores vermelho e branco. Desta vez, a demonstração aérea será com os A-29 Super Tucano, aviões mais potentes e com as cores e bandeira do Brasil na cauda. Na ocasião, será comemorado os 102 anos de emancipação do município.

Na última demonstração do fim de semana, em Amparo, terá Fumaça nos céus da cidade comemorando os 196 anos do município. A última apresentação na cidade foi em 1991 – 34 anos atrás -, e a população da cidade e região poderá assistir os sete caças de ataque leve da Força Aérea Brasileira realizando acrobacias a cerca de 500km/h em 35 minutos de apresentação.

De acordo com o Capitão André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, será um fim de semana de muita expectativa por parte da equipe. “Serão três dias seguidos de demonstrações aéreas no interior paulista. A gente começa com Marília e depois Torrinha e Amparo, essas duas últimas faz mais de trinta anos que não visitamos e retornar com os A-29 Super Tucano será muito bacana. É sempre interessante as demonstrações no interior paulista, o público vibra e se envolve bastante com a apresentação”, pontua. 

O município de Monte Mor, no interior de São Paulo, completa 154 anos e a Esquadrilha da Fumaça participará com uma demonstração aérea no dia 22 de março, às 15h, no Mirante do Pôr do Sol.

Será a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) - popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça -, estará presente na cidade de Monte Mor. O EDA se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano, a apresentação tem cerca de 35 minutos e em torno de 50 acrobacias são feitas pelos pilotos militares.

Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, o Esquadrão, que fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), tem como atribuições estimular e desenvolver a vocação e a mentalidade aeronáuticas, valorizar a Força Aérea Brasileira e o sentimento de Patriotismo, demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros.

“Somos um Esquadrão de comunicação, nossa missão é difundir a imagem institucional da FAB, e prestigiar os eventos comemorativos dos nossos municípios é uma oportunidade de levarmos um pouco da nossa Força Aérea para a população brasileira”, afirma o Capitão Aviador Marcílio Brito Fonseca, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

 Após a apresentação em Monte Mor, o próximo município a receber os sete aviões da FAB será Orlândia (SP), no dia 29 de março, às 16h.

A próxima demonstração dos A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça será em Paraguaçu Paulista (SP), no dia 12/03, às 16h15, no Centro de Convergência Turística. No sábado, dia 15/03, será a vez de Resende (RJ) receber os aviões da Força Aérea Brasileira, às 16h, no Aeroclube. No dia seguinte (16), a apresentação será em Ouro Fino (MG), às 16h, na Arena de Ouro.

Após 14 anos a Esquadrilha da Fumaça retorna à Paraguaçu Paulista para uma demonstração em comemoração aos 100 anos da cidade. A última vez em que a Esquadrilha esteve no município, foi em 2010, ainda com os T-27 Tucano, anteriores aos atuais A-29 Super Tucano utilizados nas demonstrações.

Em Resende, a presença dos sete Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) será em alusão ao aniversário da cidade, que completa 223 anos, e ao aeroclube, que festeja seus 84 anos de atividades.

No domingo, Ouro Fino estará em festa comemorando 276 anos e o EDA estará dispensando rastros de fumaça nos céus da cidade mineira.

“Para nós, é sempre um prazer participar das festividades com uma demonstração aérea. Serão três municípios em que faremos parte das comemorações levando um pouco da Força Aérea Brasileira para essas importantes cidades do nosso Brasil”, comenta o Capitão Vitor Kawka, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A Esquadrilha da Fumaça vai iniciar sua agenda de demonstrações na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, no dia 02 de março, às 11h, no Parque Netinho Guaritá – Univerdecidade. Será a primeira apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira em 2025.

Após um período de readaptação dos pilotos, as sete aeronaves A-29 Super Tucano retornam às apresentações e a primeira será em alusão aos 205 anos de Uberaba. “A última apresentação em Uberaba foi em 2018, será um prazer retornar à cidade para comemorar o aniversário do município e realizar a primeira demonstração do ano. Estamos felizes por isso”, comenta o Capitão Aviador Giovanni Loures, piloto da posição #5 da Esquadrilha da Fumaça.

O Esquadrão de Demonstração Aérea se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano desde 2015. O avião é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa do espaço aéreo brasileiro. O que difere os aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça são as cores da bandeira do Brasil e eles dispensam fumaça biodegradável pelo escapamento direito, com o objetivo de melhorar a visualização das manobras para o público, enquanto as aeronaves utilizadas para a defesa das fronteiras são camufladas e carregam armamento bélico.

“Somos um Esquadrão com a missão de realizar demonstrações aéreas a fim de difundir em âmbito nacional e internacional a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. Pilotando aviões produzidos no Brasil, a gente divulga a capacidade da indústria aeronáutica brasileira, assim como a habilidade dos pilotos militares do nosso País”, afirma o Capitão Loures.

Além da cidade mineira, Tietê (SP) e Paraguaçu Paulista (SP) também contarão com apresentações da Esquadrilha da Fumaça.

Agenda

  • Uberaba (MG) – 02/03, às 11h – Parque Netinho Guaritá, Univerdecidade
  • Tietê (SP) – 08/03, às 10h30 – Aeródromo Municipal de Tietê, Av. David Andrade, 1094
  • Paraguaçu Paulista (SP) – 12/03, às 16h15 – Centro de Convergência Turística, Portaria Público, Jd Panambi

Safety Day teve a presença de membros de segurança de voo da LATAM

A Esquadrilha da Fumaça teve um dia repleto de palestras a respeito de segurança de voo no auditório de seu hangar, baseado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo. Membros da equipe de segurança da LATAM Airlines enriqueceram o Safety Day com estudos de caso do dia a dia da companhia.

Temas como ocorrências de solo, fadiga, desorientação espacial e investigação de acidentes aeronáuticos foram debatidos no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Para o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, Oficial de Segurança de Voo (OSV) do EDA, que falou sobre prevenção de ocorrências de solo, o Safety Day é imprescindível na agenda do Esquadrão. “Quando a gente envolve não só os pilotos, mas todos os militares do efetivo – compreendendo Soldados, Cabos, Sargentos de diversas especialidades entre mecânicos e administrativos, e Oficiais não aviadores - é possível elevar o nível de atenção em todas as esferas, seja para a nossa rotina em sede ou mesmo em missões em outras cidades”.

A Tenente Sheila Rodrigues Souza, médica do EDA, enfatizou a importância do gerenciamento de fadiga pelos militares, a relevância do fator humano para a atividade aeronáutica, o gerenciamento do estresse e o descanso adequado. “Em um mundo atribulado de atividades e informações, o luxo hoje é ostentar saúde mental, evitar fadiga e sobrecarga autoprovocada”. Noites mal dormidas, má alimentação, tabagismo, excesso no consumo de álcool e estresse, são alguns fatores pontuados pela Oficial que contribuem para uma sobrecarga autoprovocada, e que o militar deve evitar e, se preciso for, procurar ajuda para sanar esses possíveis problemas.

O tema Aeronautical Decision Making (ADM) que trata da estrutura do processo de tomada de decisão, desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA), foi explanado pelo Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho. O piloto que voa na posição de número #4 na Esquadrilha da Fumaça, também é piloto de helicóptero formado pela Força Aérea Brasileira, na ocasião, usou um estudo de caso a respeito do acidente de helicóptero envolvendo o ex-jogador de basquete Kobe Bryant que, infelizmente, o levou a morte juntamente com sua filha e os demais passageiros e tripulante. “Na atividade aeronáutica existem muitos fatores que o piloto deve se atentar antes e durante o voo, negligenciar qualquer um que seja, pode custar a vida de quem está a bordo, pois, a tomada de decisão tem de ser rápida e precisa”, pontua.

A segurança aeronáutica começa no solo, com a movimentação das pessoas no entorno da aeronave, no manejo daquele avião, em sua manutenção, etc. O fator mantenedor também está atrelado à segurança, o trabalhador necessita estar totalmente atento à sua atividade, uma distração pode ser um problema sério para a aeronave, para a companhia ou mesmo para quem irá pilotar e estiver a bordo.

Dentro deste aspecto, a LATAM faz um trabalho sério para manter sua frota realizando viagens diariamente no Brasil e no mundo. Dentro de um sistema chamado Cultura Justa, o mantenedor é acompanhado e avaliado em suas atividades. Caso algo tenha saído fora do esperado e ocasionado um problema para a aeronave, ou mesmo para a companhia em um aspecto externo, existe uma série de avaliações para investigar o ocorrido antes de julgar o trabalhador de maneira precoce e tomar uma decisão quanto ao fato. “Estamos lidando com pessoas, ninguém sai de casa para prejudicar a companhia, todo mundo tenta fazer o seu melhor. Seja qual for o problema, vamos avaliar e dar um grau de relevância para o ocorrido, isso nos ajuda a sermos justos e, certamente, contribui para o bem-estar dos colaboradores”, disse Lucas Serrano, Coordenador Safety LATAM.

“Pudemos ter conversas abertas com todo o efetivo e o pessoal de manutenção do Esquadrão, trocamos ideias a respeito de treinamentos, visitas, cursos e tudo que envolve nosso trabalho em comum. Foi muito valorosa essa troca de experiência”, avalia Rony Alexandre, Consultor de Qualidade LATAM.

A Esquadrilha da Fumaça, sempre presente no Grande Prêmio de São Paulo de F1, homenageará um dos maiores ídolos brasileiros – Ayrton Senna -, em virtude dos 30 anos da morte do piloto brasileiro. Os sete A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira farão passagens baixas no autódromo de Interlagos durante a cerimônia que antecede a largada, que ocorre às 14h, neste domingo 03/11.

Na ocasião, o Comandante da Esquadrilha da Fumaça estará a bordo do avião com o capacete pintado nas cores eternizadas por Senna em seu capacete. “Homenagear, de diversas maneiras, um dos nossos maiores ídolos é o mínimo que podemos fazer por aquele que levou a bandeira do nosso País ao topo do pódio diversas vezes, para que o mundo pudesse nos ver”, afirma o Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa NUNES, Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). 

Para o CEO do GP São Paulo de F1, Alan Adler, a Esquadrilha da Fumaça deve, mais uma vez, chamar a atenção do público presente que vibra com velocidade e precisão. “A Esquadrilha da Fumaça mostrou nas edições anteriores do GP de São Paulo de Fórmula 1 sua incrível destreza que seduziu o público em diversos países. Este ano, celebrando a memória de Senna com as cores da brasilidade, a apresentação vai ser de arrepiar”, afirma Adler. 

Ayrton Senna e a FAB

A Força Aérea Brasileira sempre teve um carinho e uma proximidade muito grande com Ayrton Senna, que em duas oportunidades voou em aeronaves de caça da FAB.

Em 1987 o piloto voou em um caça F5 e, em 1989, já como campeão mundial, em um Mirage III - nessa segunda oportunidade o piloto fez um pedido: “eu quero sentir a velocidade”, na ocasião, foram feitas passagens baixas a mais de mil quilômetros por hora.  

Senna foi condecorado pela Força Aérea com as medalhas Mérito Santos Dumont, em 1987, e com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro, em 1993.

 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica - GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.