Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

TEN CEL AV GARCIA

Ten Cel Av
Daniel GARCIA Pereira
Piloto de Caça

Natural de Itapetininga/SP
Ala Direita Externa, Ala Esquerda Externa e Isolado: 2013 a 2019
Líder: 2022 a 2023
Demonstrações: 237 
 

 

 

TEN CEL AV FRANKLIN

Ten Cel Av
Marcelo FRANKLIN Rodrigues
Piloto de Patrulha

Natural de Ituiutaba/MG
Ala Direita e Isolado: 2008 a 2014
Líder: 2020 a 2021
Demonstrações: 276
 

 

 

 

 

TEN CEL AV MARCELO

Ten Cel Av
MARCELO Oliveira da Silva
Piloto de Ataque e Transporte

Natural de Duque de Caxias/RJ
Ala Direita e Isolado: 2009 a 2017
Líder: 2018 a 2019
Demonstrações: 308
 

 

 

 

TEN CEL AV CALDAS

Ten Cel Av
Líbero Onoda Luiz CALDAS
Piloto de Patrulha

Natural de Botucatu/SP
Ala Direita Externa e Isolado: 2008 a 2011
Líder: 2016 a 2017
Demonstrações: 262
 

 

 

 

TEN CEL AV GOBETT

Ten Cel Av
Marcelo GOBETT Cardoso
Piloto de Helicóptero

Natural de Pirassununga/SP
Ala Esquerda e Isolado: 1999 a 2003
Líder: 2013 a 2015
Demonstrações: 225
 

 

 

 

TEN CEL AV ESTEVES

Ten Cel Av
Wagner de Almeida ESTEVES
Piloto de Reconhecimento

Natural do Rio de Janeiro/RJ
Ala Direito: 2000 a 2004
Líder: 2011 a 2012
Demonstrações: 365
 

 

 

 

TEN CEL AV MOURA

Ten Cel Av
José Aguinaldo de MOURA
Piloto de Transporte

Natural de Jaboatão dos Guararapes/PE
Ala Direita Externa: 2000 a 2003
Líder: 2009 a 2010
Demonstrações: 330
 

 

 

 

TEN CEL AV NEVES NETO

Ten Cel Av
Alberto das NEVES NETO
Piloto de Ataque

Natural de São Paulo/SP
Ferrolho: 1999 a 2002
Líder: 2007 a 2008
Demonstrações: 400
 

 

 

 

TEN CEL AV REIS

Ten Cel Av
Ricardo REIS Tavares
Piloto de Ataque

Natural de Campos/RJ
Ala Direita: 1999 a 2002
Líder: 2005 a 2006
Demonstrações: 280
 

 

 

 

CEL AV GRESKOW

Cel Av
Mário Sérgio GRESKOW Martinhão
Piloto de Ataque

Natural de Terra Rica/PR
Ala Direita, ala esquerda e ala direita externa: 1986 a 1989
Líder: 2003 a 2004
Demonstrações: 380
 

 

 

 

CEL AV VOGET

Cel Av
Otto Uwe VOGET
Piloto de Ataque

Natural de Canoas/RS
Ala Direita e Isolado: 1985 a 1988
Líder: 2000 a 2002
Demonstrações: 270
 

 

 

 

TEN CEL AV MACHRY

Ten Cel Av
Telmo Roberto MACHHRY
Piloto de Ataque

Natural de Canoas/RS
Ala Esquerda e Ala Direita externa: 1989 a 1992
Líder: 1997 a 1999
Demonstrações: 350
 

 

 

 

TEN CEL AV FARIA

Ten Cel Av
Antonio José FARIA dos Santos
Piloto de Ataque

Natural de São Paulo/SP
Ferrolho, Ala Direita Externa e Isolado: 1983 a 1987
Líder: 1994 a 1997
Demonstrações: 433
 

 

 

 

TEN CEL AV CRISPIM

Ten Cel Av
Vânio de Figueiredo CRISPIM

Natural de Laguna/SC
Ala Esquerda: 1983 a 1986
Líder: 1993 a 1994
Demonstrações: 254
 

 

 

 

MAJ AV SCHIEFLER

Maj Av
Walter Roberto Pereira SCHIEFLER

Natural de Florianópolis/SC
Ferrolho e Isolado
Líder: 1989 a 1992
Demonstrações: 321
 

 

 

 

TEN CEL AV SOARES FILHO

Ten Cel Av
Américo SOARES FILHO

Natural de São Paulo/SP
Ala Direira e Isolado
Líder: 1986 a 1989
Demonstrações: 500
 

 

 

 

TEN CEL AV RIBEIRO JÚNIOR

Ten Cel Av
Geraldo RIBEIRO JÚNIOR
Piloto de Ataque

Natural de São Paulo/SP
Ala Esquerda e Ferrolho: 1971 a 1977
Líder: 1982 a 1986
Demonstrações: 400

Liderou a reativação da Esquadrilha da Fumaça, com a criação do Cometa Branco e foi o único piloto a voar os quatro tipos de aeronaves que a Esquadrilha possuiu até o T-27 Tucano. Ainda no Cometa Branco, foi instrutor de todas as posições de voo, consolidando a doutrina da Esquadrilha da Fumaça para os instrutores da Academia da Força Aérea, em Pirassununga.


 

 

 

 

TEN CEL AV BRAGA

Ten Cel Av
Antonio Arthur BRAGA
Piloto de Bombardeiro

Natural de Cruzeiro/SP
Ala Esquerda e Ferrolho: 1959 a 1964
Líder: 1965 a 1976
Demonstrações: +1000

Ingressou no EDA em 1959, inicialmente na posição de número 3, Ala Esquerda. Assumiu o comando em 1965 e permaneceu até 1976, quando a Esquadrilha foi desativada. Voando as aeronaves T-24 Fouga Magister e, principalmente, o T-6, realizou mais de 1.000 demonstrações aéreas no Brasil e em diversos países da América do Sul e Central. Voou em todas as posições e foi o Fumaceiro que por mais tempo permaneceu na equipe, totalizando 17 anos, sendo 12 como Comandante É, ainda hoje, considerado o piloto mais voado no mundo com o T-6, possuindo mais de 10.000 horas voadas nessa aeronave.

Faleceu no ano de 2003, em decorrência de um câncer, aos 71 anos de idade.

É uma das mais importantes personalidades da história aeronáutica nacional. Foi o principal atuante na aproximação da aviação militar e civil. Em muitas das homenagens que recebeu, destaca-se uma via do Bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, designada como Rua Coronel Aviador Antonio Arthur Braga.


 

 

 

 

CAP AV MOREIRA PENNA

Cap Av
José Alexandre MOREIRA PENNA

Líder e Isolado: 1962 a 1963
 

 

 

 

CAP AV ALAOR

Cap Av
ALAOR Vieira de Castro

Líder: 1959 a 1961 e 1963 a 1965
 

 

 

 

CAP AV LANNES

Cap Av
Leônidas Henrique LANNES

Líder: 1958
 

 

 

 

CAP AV MENDONÇA

Cap Av
Ricardo Curvelo de MENDONÇA

Ala Direita, Ala Esquerda e Ferrolho: 1955 a 1956
Líder: 1957 a 1958
 

 

 

 

CAP AV JOÃO LUIZ

Cap Av
JOÃO LUIZ Moreira da Fonseca

Líder: 1955 a 1956
 

 

 

 

TEN AV FRAGA

Ten Av
Haroldo Ribeiro FRAGA

Líder: 1954
 

 

 

 

 

CAP AV CRUZ

Cap Av
Thales de Almeida CRUZ

Líder: 1953
 

 

 

 

TEN AV DOMENECH

Cap Av
Mario Sobrinho DOMENECH

Líder: 1952 a 1953

Foi o precursor das idéias acrobáticas no Brasil, possui mais de 10.000 horas de voo, sem acidentes ou qualquer risco, faleceu em 30 de Outubro de 2000.

 

 

 

Fim do conteúdo da página