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História
Em 09/04/1966, o primeiro protótipo do N-621 realizava seu voo inaugural, decolando da pista de São José dos Campos (SP) sob o comando do piloto de provas Brasílico Freire Neto. Destinado a ser o sucessor do legendário North American T-6 na FAB, o avião tinha o prefixo experimental PP-ZTW e suas linhas elegantes seguiam os cânones de design aeronáutico instituídos pelo genial projetista italiano Stelio Frati. Já nesse primeiro voo, Brasílico classificava a aeronave como um puro-sangue. Sua história teve início em 1962, quando o Ministério da Aeronáutica, cujo orçamento modesto impedia a importação de treinadores Beech T-34 "Mentor" e Pilatus PC-2, contatou a Indústria Aeronáutica Neiva, então fabricante dos Paulistinha P-56 e Regente C-42 e L-42 em Botucatu (SP), para projetar e construir um monomotor de treinamento básico-avançado.
Trabalhando num escritório-oficina de protótipos em São José dos Campos, um equipe liderada pelo experiente Joseph Kovacs criou assim o primeiro monomotor brasileiro de alto desempenho destinado a ser fabricado em série: o Neiva "Universal", N-621 para o fabricante, T-25 para a Força Aérea Brasileira. Em dezembro de 1967, a Neiva ganhou o contrato para a fabricação de 150 "Universal", em linha de montagem especificamente criada junto ao aeroporto de São José dos Campos.
Em 07/04/1971, era entregue à FAB o primeiro T-25, já bem diferenciado do PP-ZTW devido a modificações impostas pelos requisitos militares. No início de 1975, as 150 unidades já haviam sido produzidas: 140 foram incorporada à FAB, incluindo a versão armada T-25A, destinada a integrar os esquadrões mistos de reconhecimento e ataque (EMRA), e outras 10 foram exportadas para o Chile. Outras 28 unidades foram posteriormente encomendadas pela FAB, tendo sido entregues até 1979. A Esquadrilha da Fumaça, desativada desde 1976, renasceu em 1982 com o "Universal" T-25.
Informações Técnicas
● Fabricante: Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva - Brasil
● Emprego: Treinamento
● Características: Monoplano, asa baixa, monomotor, biplace lado a lado
● Motor: Lycoming IO-540K1D5 de 300Hp, horizontal de 6 cilindros opostos e injeção direta
● Envergadura: 11,00 m
● Comprimento: 8,60 m
● Altura: 3,00 m
● Superfície alar: 17,20 m²
● Peso vazio: 1.150 Kg
● Peso máximo: 1.700 Kg
● Velocidade máxima: 275 Km/h
● Razão de subida: 320 m/min
● Teto: 5.000 m
● Alcance: 1.150 Km
Imagens/Ilustrações
T-25C FAB 1850, Esquadrilha "Cometa Branco", Academia da Força Aérea (1980-1983).
* fonte: revista Skydive, ano 2 no. 11 de 1995. Texto de autoria de Fernando Almeida
** ilustrações: Rudnei Dias da Cunha (http://www.rudnei.cunha.nom.br/)
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