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No dia 25 de novembro foi inaugurado um novo monumento no hangar do EDA: o T-24 Fouga Magister. A inauguração foi realizada por meio de uma cerimônia militar, presidida pelo Comandante da AFA e também fumaceiro, Brigadeiro Gobett, bem como contou com a presença de dois veteranos do Fouga, Brigadeiro Américo Soares Filho e Suboficial Tiguen Sinzato. Após o descerramento do monumento, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Franklin e o Brigadeiro Gobett entregaram para cada veterano um quadro como lembrança pela data especial.

O T-24 Fouga Magister, treinador básico francês, foi escolhido pelo Ministério da Aeronáutica em 1968 para a formação de uma esquadrilha moderna de demonstração da FAB, com máquinas de jato puro, sucedendo aos lendários T-6 Texan. Foram assim importados 7 aviões Fouga "Super Magister", que passaram a integrar a nova Esquadrilha da Fumaça. Apesar de suas qualidades acrobáticas excelentes, os "Magister" tinham maior limitação de alcance devido ao consumo elevado de seus reatores e exigiam pistas asfaltadas para operar. Pelas características territoriais do Brasil e necessidades do EDA à época, o T-24 Fouga Magister permaneceu um breve período na Fumaça, sendo desativado em 1972 e realizado um total de 46 demonstrações.

Desde 2012, muitos atuaram de forma ativa realizando gestões para que um modelo fosse cedido ao Esquadrão. Dentre as várias entidades e pessoas  que atuaram para que esse monumento fosse viabilizado, destaca-se a Armée de l’Air, o Brig Gobett, então comandante do EDA em 2012, os Adidos na França, coronéis Fernandes e Sandro, o EMAER, na figura do Cel Moraes, os Anjos da Guarda da Fumaça e militares da Guarnição, que trabalharam incansavelmente na restauração do T-24.

 

Texto: Capitão Furtado
Fotos: Suboficial Ribeiro
Revisão: Major Nunes

Nos dias 23 e 24 de novembro, esteve presente no hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a comitiva do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Órgão Superior a quem o EDA está subordinado. A equipe de oficiais, liderada pelo Chefe do Gabinete, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, foi recebida pelo Comandante da Academia da Força Aérea, o Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e pelo Comandante do EDA, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

Durante a inspeção, a comitiva se dividiu e interagiu com os setores por área de atuação, tendo como objetivo avaliar os processos operacionais e administrativos da Unidade, com o intuito de aperfeiçoar e otimizar os mesmos. Ao término das análises, o Major-Brigadeiro Ary realizou o debriefing no auditório do Esquadrão, abordando os principais óbices encontrados e traçando novas estratégias para o cumprimento da Missão no próximo ano.

Com o encerramento de todas as atividades, a comitiva se despediu da Fumaça e retornou para Brasília/DF, local onde está sediado o GABAER, concluindo assim mais um ciclo na busca pelo melhor cumprimento da missão do Esquadrão de Demonstração Aérea.

Fotos: Suboficial Ribeiro

 

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário percorrer uma extensa trajetória dentro da Força Aérea Brasileira até atingir a experiência requerida e se candidatar a uma vaga. Ainda assim, devido às peculiaridades da atividade do Esquadrão, poucas vagas são abertas anualmente, cabendo aos atuais integrantes a escolha dos novos pilotos que irão compor a equipe no ano seguinte.

Após selecionado, o novo piloto é submetido a uma formação específica antes de realizar a sua primeira demonstração em voo, o chamado curso de Piloto de Demonstração Aérea (PODA). Composto por aulas teóricas, simulador de voo e uma extensa carga de instrução em voo com aproximadamente 80 missões, o curso torna os pilotos recém-chegados aptos a realizarem o voo de demonstração com as 7 aeronaves A-29 Super Tucano, juntamente com o resto da equipe.

Com a suspensão da agenda de demonstrações públicas da Esquadrilha da Fumaça para atender às recomendações de distanciamento social, os pilotos que foram selecionados em maio, Capitão Vitor Kawka e Tenente Bezerra, já deram início à sua formação.

Nos dias 7 e 8 de junho, ambos seguiram para Campo Grande (MS) a fim de realizar as missões de simulador no 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, unidade da Força Aérea Brasileira que também opera aeronaves A-29 Super Tucano. “Essa é uma fase importante do curso, onde os pilotos adquirem os conhecimentos fundamentais sobre a operação do avião antes de iniciar a instrução em voo”, comenta o Capitão Reis, que acompanhou os novos integrantes durante as missões no simulador.

 

Finalmente, no dia 14 de junho, os pilotos realizaram seu primeiro voo a bordo de uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça. Durante essa, que é a fase mais extensa do curso, o Capitão Vitor Kawka e o Tenente Bezerra irão aprender e sedimentar importantes conceitos sobre o voo acrobático à baixa altura e o voo invertido, além das famosas manobras e acrobacias, tão conhecidas pelo público. De acordo com o Capitão Vitor Kawka, o curso “traz novos aprendizados em termos de pilotagem, uma vez que o perfil de voo é totalmente diferente do que se costuma realizar em outros esquadrões da Força Aérea”.

A previsão é que os novos pilotos concluam o curso ainda este ano. Suas estreias estão condicionadas à retomada da agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, que por enquanto não tem data para retorno. Até lá, eles devem continuar realizando voos de treinamento com a equipe, aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos no curso e aguardando o momento da sua primeira demonstração.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

 

Texto: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Capitão Reis e Suboficial Ribeiro
Revisão: Major Nunes

Em apoio ao projeto “Iniciativa Horizonte”, instituição filantrópica de Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça realizou a doação de uma camisa autografada pelos pilotos do time. Por meio de rifa realizada pelo projeto, o objetivo é auxiliar no levantamento de recursos para as suas atividades.

A Iniciativa Horizonte é uma associação educativa sem fins lucrativos que tem como missão preparar jovens de 13 a 19 anos de idade, de baixa renda, para o ingresso em escolas militares, como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), Escola de Sargentos das Armas (ESA), dentre outras. Criada em janeiro de 2017, foi fundada por dois oficiais aviadores da reserva que serviram por mais de 30 anos à Força Aérea Brasileira e encontraram na Iniciativa Horizonte uma forma de retribuir à sociedade a educação e formação profissional recebidas.

De acordo com o Coronel Aviador Raul, um dos diretores e professor, atualmente 22 jovens são atendidos, os quais usualmente permanecem com eles por dois a três anos. Desde o início das atividades, mais de cinquenta jovens já foram atendidos, com aprovações em escolas de formação das Forças Armadas e instituições públicas de ensino superior. O ensino é gratuito e a indicação dos alunos é feita pelas escolas estaduais, de alunos com média acima de 7, baixa renda, bom comportamento e menos de 10% de faltas. Alunos bolsistas de escolas particulares, e que comprovem baixa renda, também podem ser indicados. Há um “vestibulinho”, onde são selecionados os melhores classificados.

As aulas de matemática, português, redação, inglês, física, história, geografia e educação física, além de formação cidadã, são ministradas por professores voluntários e três contratados. A escola, que é custeada por meio de doações de estrutura, bens e serviços voluntários, sofreu uma queda na arrecadação durante a pandemia da COVID-19. “Atualmente, temos três alunos pagantes, fruto do interesse de muitas pessoas em estudar conosco por acreditarem nos valores que aqui pregamos. O dinheiro dessas mensalidades é integralmente revertido para custear as atividades da Iniciativa Horizonte”, explica o Coronel Raul.

Incentivar o ingresso de jovens nas fileiras da FAB e fomentar a cultura e mentalidade aeronáuticas fazem parte da missão da Esquadrilha da Fumaça e vão ao encontro da missão da Iniciativa Horizonte. 

Para conhecer mais e ser um parceiro da Iniciativa, acesse www.iniciativahorizonte.com.br e siga os perfis no Facebook e Instagram. Acesse, também, o site da Rifa Tech para participar do sorteio. Boa sorte!

Na manhã do dia 18 de maio, três aeronaves A-29 Super Tucano decolaram para a primeira interceptação do dia. Foi um momento especial para o Tenente Kawka que, liderando a formação de A-29, teve a oportunidade de interceptar o T-27 Tucano da Academia da Força Aérea pilotado pelo seu irmão mais velho, o Capitão Vitor Kawka, e anunciar a sua entrada na equipe: “Para nós, é uma grande alegria poder anunciar que, a partir de agora, você faz parte da Esquadrilha da Fumaça. Como seu irmão, é um prazer ainda maior saber que serviremos juntos nesse excelente Esquadrão”.

Seguindo os anúncios do dia, foi a vez dos novos Anjos da Guarda serem apresentados ao público. Dessa vez, o Major R. Tavares, chefe da Seção de Material do Esquadrão, teve a satisfação de anunciar os novos especialistas da Esquadrilha da Fumaça: os Sargentos Zanelli, Gabriel e a Sargento Mariana. De acordo com o Major, os novos integrantes “chegam para somar à equipe, trazendo experiências e conhecimento técnico necessários ao cumprimento da missão do Esquadrão”. Ainda segundo ele, os novos Anjos da Guarda cumprirão um programa de adaptação às atividades específicas da Esquadrilha da Fumaça, além de realizar o curso de manutenção da aeronave A-29 Super Tucano”.

Para encerrar o dia, mais duas aeronaves A-29 decolaram no fim da tarde, desta vez para interceptar o Tenente Bezerra a bordo de um T-25 da Academia da Força Aérea em um voo de formatura. Aproximando-se com os A-29, o Tenente Furtado falou no rádio: “Olhe para a sua direita, Bezerra! Em nome da Esquadrilha da Fumaça, eu tenho a honra de parabenizá-lo e dar as boas-vindas por ter sido selecionado para integrar o grupo. Parabéns, Fumaceiro!”.

Anualmente, oficiais e graduados da Esquadrilha da Fumaça encerram seu ciclo junto à equipe para assumirem novas funções na Força Aérea Brasileira, abrindo a oportunidade para que outros possam integrar o grupo. Com a previsão de saída de dois pilotos e três graduados no final de 2021, os anunciados passarão a integrar a equipe a partir de janeiro do próximo ano.

Para se candidatar a uma vaga na Esquadrilha da Fumaça, é necessário ser militar da ativa da Força Aérea Brasileira e atender aos requisitos exigidos. No caso dos pilotos, é necessário possuir 1000 horas de voo, sendo destas 500 horas como instrutor na AFA ou no 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, na Ala 10, em Natal (RN). Os candidatos, então, são submetidos a um processo de escolha com base na sua experiência profissional e operacional, e ao final são aprovados pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), em Brasília.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

Quando um piloto é escolhido para compor a equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), ele cumpre uma série de etapas de instrução em voo até a conclusão do curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA), momento em que realiza o “voo solo” em formação com os outros seis aviões. Durante esta semana, dois pilotos concluíram este curso e, agora, estão prontos para realizar demonstrações aéreas em suas novas posições de voo. 

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