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Mais uma vez, o pátio de aeronaves da Academia da Força Aérea foi palco de um evento muito importante para o Esquadrão de Demonstração Aérea. Nessa última quarta-feira, dia 15 de dezembro, ex-integrantes, autoridades civis e militares, convidados e amigos da Esquadrilha da Fumaça puderam acompanhar a Cerimônia de Passagem de Comando do Esquadrão. Após dois anos como Comandante, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues passou o comando para o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares que, coincidentemente, também foi Comandante da Fumaça em 2005 e 2006. Na ocasião também estiveram presentes o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, além de outras autoridades militares e civis da região.

Como já era esperado por todos, logo no início da Cerimônia, oito aeronaves surgiram no horizonte. Em voo invertido, o Tenente-Coronel Franklin conduziu outras sete aeronaves em voo normal para a passagem da liderança em voo ao Tenente-Coronel Garcia, que assumiu como novo líder da formação. Através do rádio, todos os presentes na cerimônia puderam ouvir as palavras do novo Comandante: “Assumo, em voo, a liderança do Esquadrão de Demonstração Aérea!”.

Ao abandonar a formação, o líder substituído realizou suas últimas manobras a bordo de um A-29 Super Tucano da Fumaça, despedindo-se diante da plateia presente. Após o pouso, as aeronaves, perfiladasem frente ao público, ligaram suas fumaças uma a uma, como forma de homenagem ao ex-líder do Esquadrão.

Na sequência da Solenidade, o ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. Emocionado durante suas palavras de despedida, o Tenente-Coronel Franklin fez agradecimentos especiais à sua família e aos integrantes do Esquadrão por todo apoio e amizade. Dirigindo-se ao novo Comandante, desejou “todo o sucesso e sorte nessa empreitada. Terá grandes desafios, como já conversamos, mas tenho certeza que saberá contorná-los com facilidade, dada sua alta capacidade profissional”.

Natural de Taubaté/SP, o novo Comandante, Tenente-Coronel Garcia, integrou a equipe da Fumaça entre 2012 e 2018, tendo voado nas posições #5 (ala esquerda externa), #6 (ala direita externa) e #7 (isolado). Em dezembro de 2019, o oficial retornou para chefiar o Setor de Operações e realizar o revezamento da posição #1 com o Tenente-Coronel Franklin. Por fim, em 2021 foi designado para o atual cargo. “Uma grande honra e sentimento de gratidão à Força Aérea Brasileira pela oportunidade concedida e confiança em mim depositada” comentou o novo Comandante.  Além disso, acrescentou também: “Entendo a responsabilidade da função e estou bastante motivado para cumprir, da melhor maneira possível, a missão do Esquadrão”. Com anos de experiência na Fumaça e no voo de demonstração, o Tenente-Coronel Garcia possui mais de 4000 horas de voo e um total de 109 demonstrações aéreas na Esquadrilha da Fumaça.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

Por ocasião da formatura da Turma Mihos na Academia da Força Aérea, a Fumaça realizou no dia 10/12 uma demonstração em homenagem aos novos Aspirantes. Nesse voo estiveram presentes os Capitães Vitor Kawka e Bezerra, recém formados pilotos nas posições de número #4 e #6, respectivamente. Com isso, os novos fumaceiros realizaram suas estréias e estão aptos a participarem das demonstrações aéreas juntamente com os outros pilotos. 

O Curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea (PODA) é realizado por todos os aviadores que são selecionados pelo EDA. A duração do curso varia de quatro a seis meses e o piloto realiza cerca de 80 missões de treinamento até seu voo solo com as sete aeronaves.

   

 

A agenda de demonstrações do EDA está temporariamente suspensa, sem previsão de retorno, em decorrência das orientações sanitárias para conter a COVID-19. Todavia, o Esquadrão mantém a sua rotina de treinamentos em sua sede, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, e a formação do seus pilotos ao longo do ano de 2021. Para saber mais e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse o site e mídias sociais da Força Aérea Brasileira em www.fab.mil.br e www.fab.mil.br/eda.

 

Fotos: Suboficial Ribeiro

Fechando a sequência de divulgação de novos integrantes, o EDA anunciou no dia 02/12 o Tenente Andre Fontoura para compor o time de pilotos de 2022. Através da tradicional interceptação, o novo fumaceiro, logo após decolar para um voo de instrução, recebeu a notícia pelo rádio dos Super Tucanos que reuniram em sua ala: “Bem-vindo ao Esquadrão de Demonstração Aérea, você agora é o mais novo piloto da Fumaça!”. Após o pouso, o Tenente Fontoura foi recebido por familiares e amigos, bem como pelos comandantes do EDA e da AFA. 

Questionado sobre a sensação de receber as boas novas, o novo integrante afirmou: “É a realização de um sonho saber que agora faço parte desse time que traz alegria para tantos brasileiros e representa a Força Aérea Brasileira.”. Muito em breve, o Tenente Fontoura iniciará o Curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea e será piloto da posição de número #2.

Num ano de ingresso de muitos novos integrantes, vale lembrar dos outros fumaceiros já anunciados, a Tenente Médica Sheila, o novo fotógrafo Sargento André Rodrigues, a Aspirante Carolina Calherani, oficial de Administração, os novos Anjos da Guarda, Sargentos Zanelli, Gabriel e Mariana Breves e os Capitães aviadores Vitor Kawka e Bezerra.

 

 

 

Fotos: Capitão Bezerra, Suboficial Ribeiro e Fábio de Lara

 

 

No dia 25 de novembro foi inaugurado um novo monumento no hangar do EDA: o T-24 Fouga Magister. A inauguração foi realizada por meio de uma cerimônia militar, presidida pelo Comandante da AFA e também fumaceiro, Brigadeiro Gobett, bem como contou com a presença de dois veteranos do Fouga, Brigadeiro Américo Soares Filho e Suboficial Tiguen Sinzato. Após o descerramento do monumento, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Franklin e o Brigadeiro Gobett entregaram para cada veterano um quadro como lembrança pela data especial.

O T-24 Fouga Magister, treinador básico francês, foi escolhido pelo Ministério da Aeronáutica em 1968 para a formação de uma esquadrilha moderna de demonstração da FAB, com máquinas de jato puro, sucedendo aos lendários T-6 Texan. Foram assim importados 7 aviões Fouga "Super Magister", que passaram a integrar a nova Esquadrilha da Fumaça. Apesar de suas qualidades acrobáticas excelentes, os "Magister" tinham maior limitação de alcance devido ao consumo elevado de seus reatores e exigiam pistas asfaltadas para operar. Pelas características territoriais do Brasil e necessidades do EDA à época, o T-24 Fouga Magister permaneceu um breve período na Fumaça, sendo desativado em 1972 e realizado um total de 46 demonstrações.

Desde 2012, muitos atuaram de forma ativa realizando gestões para que um modelo fosse cedido ao Esquadrão. Dentre as várias entidades e pessoas  que atuaram para que esse monumento fosse viabilizado, destaca-se a Armée de l’Air, o Brig Gobett, então comandante do EDA em 2012, os Adidos na França, coronéis Fernandes e Sandro, o EMAER, na figura do Cel Moraes, os Anjos da Guarda da Fumaça e militares da Guarnição, que trabalharam incansavelmente na restauração do T-24.

 

Texto: Capitão Furtado
Fotos: Suboficial Ribeiro
Revisão: Major Nunes

Nos dias 23 e 24 de novembro, esteve presente no hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a comitiva do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Órgão Superior a quem o EDA está subordinado. A equipe de oficiais, liderada pelo Chefe do Gabinete, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, foi recebida pelo Comandante da Academia da Força Aérea, o Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e pelo Comandante do EDA, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

Durante a inspeção, a comitiva se dividiu e interagiu com os setores por área de atuação, tendo como objetivo avaliar os processos operacionais e administrativos da Unidade, com o intuito de aperfeiçoar e otimizar os mesmos. Ao término das análises, o Major-Brigadeiro Ary realizou o debriefing no auditório do Esquadrão, abordando os principais óbices encontrados e traçando novas estratégias para o cumprimento da Missão no próximo ano.

Com o encerramento de todas as atividades, a comitiva se despediu da Fumaça e retornou para Brasília/DF, local onde está sediado o GABAER, concluindo assim mais um ciclo na busca pelo melhor cumprimento da missão do Esquadrão de Demonstração Aérea.

Fotos: Suboficial Ribeiro

 

Para se tornar um piloto da Esquadrilha da Fumaça, é necessário percorrer uma extensa trajetória dentro da Força Aérea Brasileira até atingir a experiência requerida e se candidatar a uma vaga. Ainda assim, devido às peculiaridades da atividade do Esquadrão, poucas vagas são abertas anualmente, cabendo aos atuais integrantes a escolha dos novos pilotos que irão compor a equipe no ano seguinte.

Após selecionado, o novo piloto é submetido a uma formação específica antes de realizar a sua primeira demonstração em voo, o chamado curso de Piloto de Demonstração Aérea (PODA). Composto por aulas teóricas, simulador de voo e uma extensa carga de instrução em voo com aproximadamente 80 missões, o curso torna os pilotos recém-chegados aptos a realizarem o voo de demonstração com as 7 aeronaves A-29 Super Tucano, juntamente com o resto da equipe.

Com a suspensão da agenda de demonstrações públicas da Esquadrilha da Fumaça para atender às recomendações de distanciamento social, os pilotos que foram selecionados em maio, Capitão Vitor Kawka e Tenente Bezerra, já deram início à sua formação.

Nos dias 7 e 8 de junho, ambos seguiram para Campo Grande (MS) a fim de realizar as missões de simulador no 3º/3º GAV, Esquadrão Flecha, unidade da Força Aérea Brasileira que também opera aeronaves A-29 Super Tucano. “Essa é uma fase importante do curso, onde os pilotos adquirem os conhecimentos fundamentais sobre a operação do avião antes de iniciar a instrução em voo”, comenta o Capitão Reis, que acompanhou os novos integrantes durante as missões no simulador.

 

Finalmente, no dia 14 de junho, os pilotos realizaram seu primeiro voo a bordo de uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça. Durante essa, que é a fase mais extensa do curso, o Capitão Vitor Kawka e o Tenente Bezerra irão aprender e sedimentar importantes conceitos sobre o voo acrobático à baixa altura e o voo invertido, além das famosas manobras e acrobacias, tão conhecidas pelo público. De acordo com o Capitão Vitor Kawka, o curso “traz novos aprendizados em termos de pilotagem, uma vez que o perfil de voo é totalmente diferente do que se costuma realizar em outros esquadrões da Força Aérea”.

A previsão é que os novos pilotos concluam o curso ainda este ano. Suas estreias estão condicionadas à retomada da agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, que por enquanto não tem data para retorno. Até lá, eles devem continuar realizando voos de treinamento com a equipe, aperfeiçoando os conhecimentos adquiridos no curso e aguardando o momento da sua primeira demonstração.

Para conhecer mais sobre a Esquadrilha da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda. Também é possível acompanhar o dia a dia da equipe, seguindo a Fumaça no Instagram, Facebook e Twitter, além de acessar vídeos no canal do YouTube e fotos em alta resolução no Flickr.

 

Texto: Capitão Rafael Grothe
Fotos: Capitão Reis e Suboficial Ribeiro
Revisão: Major Nunes

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