Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com a presença de ex-integrantes e do público de Pirassununga, a equipe da Esquadrilha da Fumaça comemorou seu aniversário de 64 anos no dia 14 de maio, com uma demonstração na Academia da Força Aérea.

As festividades contaram com a homenagem aos dois novos “Fumaças Honorários”, título concedido àqueles que contribuíram muito para o sucesso do cumprimento da missão da Esquadrilha. São eles: o Tenente Brigadeiro do Ar José Magno de Araújo que, atualmente, é o Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), e o representante da EMBRAER, José Roberto Kelly.

Ao receber o título, o Tenente Brigadeiro do Ar Araújo ressaltou: “sinto-me rejuvenescido e orgulhoso pela minha singela contribuição para o crescimento e permanente evolução desta Unidade ímpar”. Também muito feliz em receber a homenagem, Kelly comentou as características marcantes de cada integrante da Esquadrilha, emocionando a todos durante seu discurso.

Tenente Brigadeiro do Ar José Magno de Araújo  

O Tenente Brigadeiro do Ar Araújo se tornou um grande admirador e defensor dos valores e atribuições que norteiam a missão da Fumaça. Ele participou ativamente da implantação do A-29 Super Tucano e do novo display de demonstração. Além disso, sempre esteve à frente, com grande dedicação, em defender os interesses do Esquadrão junto ao alto Comando da Aeronáutica, para que pudesse cumprir da melhor maneira possível a sua missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.  

José Roberto Kelly

Desde 1986, trabalhando como colaborador da EMBRAER, Kelly participou ativamente da implantação do A-29 na Fumaça, lidando diretamente com os graduados da manutenção. Ele trabalhou com a Esquadrilha de 2012 a 2016, convivendo com toda a equipe, e passou por grandes desafios na implantação do Super Tucano. Seu trabalho foi de extremo valor e influência direta para a indústria aeronáutica nacional, para a Força Aérea Brasileira e para a Esquadrilha da Fumaça.

Título Fumaça Honorário

O título foi criado em 1996, por decisão do Conselho Operacional, com a finalidade de tornar público o reconhecimento da Fumaça a cidadãos que, de forma ativa, desinteressada, honesta e amiga, prestam relevantes serviços ao Esquadrão, nas mais diversas situações, não importando o posto, graduação ou cargo civil ocupados. São pessoas que não medem esforços para garantir o respeito e a admiração que o povo brasileiro tem pela Esquadrilha da Fumaça.

Fim do conteúdo da página