Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O próximo final de semana começa cedo para a Esquadrilha da Fumaça, com quatro demonstrações em quatro cidades mineiras. Nesta quinta-feira (5), o Esquadrão desloca-se para o interior de Minas Gerais para dar a partida na temporada 2020 de demonstrações. A cidade de Guarani será a primeira a receber o time neste ano, numa sequência de 19 demonstrações nos meses de março e abril.

“O ano de 2020 começa com uma agenda abrangente e que oferece à equipe uma diversidade de perfis de voo e logístico. Além das demonstrações em dois diferentes estados brasileiros e o Distrito Federal, realizaremos demonstrações no exterior, que exigem um grande trabalho logístico e operacional, com o apoio de outras unidades da Força Aérea Brasileira”, aponta o Tenente Coronel Daniel Garcia, Chefe do Setor de Operações da Esquadrilha da Fumaça.

Para abrir a agenda da temporada, o Esquadrão se encontra com o público pela primeira vez no ano na cidade de Guarani (MG). A partir das 16h desta quinta-feira (5), o público poderá conferir as sete aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, na Usina de Reciclagem “Três Vendas”, para celebrar os 106 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Também celebrando a sua emancipação, a cidade de Carandaí recebe o Esquadrão no dia seguinte (6), a partir das 9h30 na Praça dos Correios.

Sem intervalos para o descanso, a Esquadrilha da Fumaça adentra o final de semana com mais duas apresentações. No sábado (7), é a vez da cidade de Barbacena (MG), cidade onde está localizada a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (ECPAR), assistir de perto a demonstração, às 16h. O Aeroporto de Barbacena abre os seus portões às 12h para receber a população com a Banda de Música da EPCAR, receber orientações médicas e odontológicas, além de ter à disposição uma praça de alimentação.

Finalizando a sequência, no domingo (8), a cidade de Varginha (MG) recebe a equipe em demonstração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a partir das 16h, no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky. “Muitas crianças, adolescentes e jovens sonham em seguir carreira da aeronáutica ou ver de perto essas aeronaves, que fazem acrobacias incríveis, e os pilotos", comenta o Secretário Municipal de Turismo e Comércio, Barry Charles Sobrinho.

A sequência de demonstrações pelo sul de Minas Gerais antecede a próxima missão de longa duração da Esquadrilha da Fumaça que, no final de março, parte do Brasil para realizar demonstrações no Paraguai, Chile e Argentina, além de cidades no sul do país. Para acompanhar a agenda de demonstrações e o dia a dia da Fumaça, acesse o seu site www.fab.mil.br/eda, seu Instagram, Facebook, Twitter além de vídeos e fotos em alta resolução no Flickr.

Texto e imagens: Tenente Marcus Lemos

Revisão: Capitão Rafael Grothe

Fim do conteúdo da página