Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com 40.000 pessoas de olhos atentos a todos os seus movimentos na cidade de Campo Grande/MS, o Capitão Pedro Esteves estreou na sua nova posição de voo na Esquadrilha da Fumaça, a número 7, durante o Portões Abertos da Ala 5 neste último domingo. 

Integrante da equipe desde 2017, o Capitão Esteves ocupava a posição #5, a Ala Esquerda Externa, e participava de manobras como os Cruzamentos com o #6, “Tunô” simultâneo reverso e a Panqueca. Agora, na sua nova posição de voo, reservada aos pilotos com mais experiência dentro do time, realiza manobras aguardadas pelo público, como o Lancevaque, Chumbóide, Parafuso e Grossura, além de outras em conjunto com os aviões #5 e #¨6, como o DNA e o Split. 

“São novos desafios que eu encaro agora na Esquadrilha da Fumaça, com a responsabilidade de continuar demonstrando o profissionalismo da Força Aérea Brasileira (FAB). É também motivo de grande felicidade realizar a estreia justamente na cidade de Campo Grande, casa do Esquadrão Flecha, onde servi de 2010 a 2012”, comenta o Capitão Esteves. Sediado na Ala 5, o 3°/3° GAV, conhecido como Esquadrão Flecha, também opera o A-29 Super Tucano e realiza missões de vigilância do espaço aéreo próximo à fronteira do país.

Cada piloto na Esquadrilha da Fumaça possui uma posição fixa de voo que o acompanha durante todo o seu período no Esquadrão. Uma das exceções é quando o piloto muda de posição e passa a ser o “Isolado”, ocupado pelo #7, conferido a um piloto com mais tempo de casa e experiência no perfil de voo realizado pela Fumaça. A transição se dá por meio de um curso com 26 missões de treinamento e se encerrou no último dia 21 com o seu voo solo, ou seja, com as outras seis aeronaves mas sem a presença do seu instrutor a bordo.

Com a saída do Capitão Nilson Gasparelo no final de 2019, um dos atuais número #7, o Capitão Esteves passa a dividir a posição de voo com o Major Cléryson Wander. Já a sua antiga posição, número 5, continua a ser ocupada pelo Capitão Gustavo Natalício e  futuramente a compartilhará com o novo integrante, Tenente Felipe Kawka.

  • Texto: Tenente Marcus Lemos
  • Fotos: Tenente Eduardo Marques e Tenente Marcus Lemos

 

Fim do conteúdo da página