Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Em evento marcado pela presença de aproximadamente 10 mil funcionários, executivos e Comando da Aeronáutica, a Embraer comemorou, no último dia 19 de agosto, o seu cinquentenário em sua unidade de São José do Campos/SP. O evento contou, também, com a presença de um dos seus fundadores e primeiro presidente, Ozires Silva, Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e também Ex-Ministro da Infraestrutura e das Comunicações. Abrindo com uma série de sobrevoos, a Esquadrilha da Fumaça participou com quatro aeronaves A-29 Super Tucano, um dos modelos fabricados pela Embraer.

Ovacionado ao subir ao palco em cadeiras de rodas, Ozires Silva discursou para o público, que permaneceu em absoluto silêncio durante a sua fala. Visivelmente emocionado, se dirigiu aos presentes: “Eu não estou aqui. Eu estou em algum outro lugar e revendo o que foi feito até aqui nesses 50 anos. Foram 50 anos de sofrimento, esforço e vitórias. Mas o que nós estamos vendo aqui excede a tudo o que vimos antes. Se há 50 anos alguém perguntasse o que imaginávamos para 50 anos depois, acho que ninguém poderia imaginar o que está acontecendo agora.”

Representando a história da empresa e parceria com a Força Aérea Brasileira, as quatro aeronaves da Esquadrilha da Fumaça realizaram passagens sobre o público ao lado do EMB-110 Bandeirante, o primeiro modelo fabricado em série pela Embraer e que teve o seu voo inaugural em 1968, antes mesmo da sua fundação. O desfile aéreo contou também com a participação de diversos modelos civis e militares produzidos pela fabricante, como o KC-390, nova aeronave de transporte da FAB, e os novos E-Jets E2, da aviação civil comercial.

Há 36 anos, a Esquadrilha da Fumaça utiliza aeronaves fabricadas pela Embraer. O primeiro modelo foi o T-27 Tucano, que permaneceu com o Esquadrão de Demonstração Aérea por trinta anos, de 1983 até 2013. Neste ano, o Esquadrão recebeu o A-29 Super Tucano e teve a sua estreia em julho de 2015. “A Fumaça representa tudo aquilo que pregamos na formação dos militares da FAB, que veem em seus aviões a representação da grande indústria aeronáutica que temos no país”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica. “Muito mais do que divulgar a indústria e a tecnologia nacional, o Esquadrão desperta vocações. E, quando nós conciliamos o despertar de vocações com a indústria nacional, nós conseguimos um grande êxito”, complementou o Comandante.

É missão da Esquadrilha da Fumaça divulgar a imagem institucional da FAB por meio de demonstrações aéreas e, dentre as suas atribuições, comprovar a qualidade tecnológica da indústria aeronáutica nacional. “Eu acho que a Fumaça, para a Embraer, é quase como uma relação de pai e filho. Ela se estruturou dentro da Embraer e hoje divulga o produto da Embraer mundo afora. Nós temos muito orgulho desta parceria e desta aproximação entre a empresa e a Esquadrilha da Fumaça”, afirmou Jackson Schneider, Presidente da Embraer Defesa & Segurança, a respeito dos anos de parceria entre as suas instituições.

Após o evento, Ozires Silva falou mais a respeito da importância da parceria da Embraer com a Esquadrilha da Fumaça numa relação que dura décadas. “A parceria é muito antiga. Desde a criação do Tucano, houve uma integração muito grande entre Embraer e FAB. A recepção do Tucano pela FAB foi extraordinária para a vida da companhia”, afirmou o ex-presidente da empresa, hoje com 88 anos de idade.

No mesmo sentido da integração entre as duas organizações, está previsto para o dia 4 de setembro a entrega do KC-390, nova aeronave de transporte multifunção desenvolvida pela Embraer e que possui os requisitos operacionais da FAB. A cerimônia de entrega acontece na Ala 2, na cidade de Anápolis/GO, onde fica sediado o 1º Grupo de Transporte de Tropa. 

  • Texto e fotos: Tenente Marcus Lemos

Fim do conteúdo da página