Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Duas cidades mineiras que tradicionalmente acolhem a Esquadrilha da Fumaça de braços abertos recebem o Esquadrão novamente, neste final de semana, nos dias 15 e 16 de junho, em Lavras e Juiz de Fora, respectivamente.

Será um reencontro após treze anos desde a última demonstração na cidade de Lavras, no interior de Minas Gerais e a 280km da capital, Belo Horizonte. Na última demonstração realizada, em 2006, a Fumaça ainda utilizava os T-27 Tucanos nas cores da bandeira nacional. Desta vez, o público vai acompanhar os 35 minutos de demonstração com as sete aeronaves A-29 Super Tucanos. A equipe realiza a sua apresentação a convite da prefeitura da cidade, alusiva aos 151 anos do município, e a demonstração acontece às 15h30 no Expolavras, no sábado (15) - as aeronaves decolam do aeroporto municipal e se deslocam até o Expolavras, onde acontece a apresentação.

Integrante da Esquadrilha da Fumaça e natural de Lavras, o Tenente Relações Públicas Marcus Lemos conta que decidiu pelo ingresso na Força Aérea Brasileira após uma demonstração na cidade, em 2003: “A forma como a equipe se orgulha de representar o Brasil e o profissionalismo com que trabalham me deram a certeza que eu gostaria de seguir aquele caminho. Hoje, 16 anos depois daquela demonstração na minha cidade natal, me sinto muito feliz em voltar para Lavras, agora representando a equipe e, quem sabe, com a Fumaça, incentivar jovens da mesma forma como eu fui incentivado”.

No domingo (16), será a vez da cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, receber a Esquadrilha da Fumaça, no Aeroporto da Serrinha, na segunda edição da Aerofest. Em 2018, o evento levou cerca de 40 mil pessoas à demonstração da Fumaça e a expectativa é de receber o mesmo número de pessoas para celebrar os 169 anos de Juiz de Fora, os 81 de seu Aeroclube e 41 da Associação Juiz-forana de Modelismo. Além da demonstração do Esquadrão, acontecem a apresentação de aeromodelos, aeronaves e paraquedismo, além de música, gastronomia e cervejas da cidade. Mais detalhes sobre o “Aerofest – Um brinde a JF” pode ser conferido no site da prefeitura.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica já divulgou a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça até o mês de agosto, que pode ser conferida no seu site oficial. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu FacebookInstagramTwitterYoutube e Flickr.

  • Texto: Tenente Eduardo Marques
  • Fotos: Tenente Marcus Lemos

 

Fim do conteúdo da página