Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Após encerrar o ano de 2018 com 64 demonstrações aéreas em todas as regiões do Brasil, a Esquadrilha da Fumaça entrou em recesso e retornou às suas atividades de rotina no dia 28 de janeiro. Apesar disso, o Esquadrão já esteve presente em dois importantes eventos em 2019: no dia 1º de janeiro, realizou escrita nos céus de Brasília e passagem aérea na Cerimônia de Posse da Presidência da República; e, no dia 4 do mesmo mês, sobrevoou a Cerimônia de Transmissão de Cargo do Comandante da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro Rossato para o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

As primeiras demonstrações aéreas do ano têm previsão para o mês de março, com a agenda ainda a ser confirmada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Até lá, os pilotos passam por um período de readaptação à aeronave e ao voo no A-29 Super Tucano, etapa necessária após um período sem atividades aéreas. Sete novos integrantes, anunciados em 2018, passam a compor a equipe efetivamente a partir de agora, sendo quatro oficiais aviadores e três graduados especialistas.

O Tenente-Coronel Franklin, novo Oficial de Operações e também piloto da posição #1, foi transferido da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR); o Capitão Bittencourt, que assume a posição de voo #4 (ferrolho), e o 1º Tenente Moreno, que entra para voar na posição #6 (ala direita externa), vieram transferidos da Academia da Força Aérea (AFA); por fim, o 1º Tenente Reis, transferido do 2º/5º GAV, sediado na cidade de Natal/RN, assume a posição de voo #2 (ala direita). Além dos pilotos, o Esquadrão conta com novos Anjos da Guarda: o 2º Sargento Lemos e 3º Sargento Faria, Especialistas em Manutenção de Aeronaves; e o 3º Sargento Alisson, Especialista em Informática.

A agenda de demonstrações para o mês de março deverá ser divulgada em breve, através das mídias sociais oficiais do Esquadrão. Para mais detalhes, acompanhe a rotina da Fumaça e mais informações no FacebookInstagramTwitterYoutube Flickr.

 

Fim do conteúdo da página