Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Com a responsabilidade de abrir as atrações do tradicional desfile do dia 7 de setembro em comemoração a independência do Brasil na capital federal, logo após a autorização para o início do evento pelo Presidente da República Michel Temer, a Esquadrilha da Fumaça iniciou as atividades a 2,5 quilômetros de altura: sobre a Esplanada dos Ministérios, com a escrita em fumaça "Pátria amada... Brasil!", ao término do hino nacional, o público pode testemunhar o marco do início do desfile, que durou cerca de duas horas e contou com a participação de diversas instituições representando a sociedade civil, as forças armadas e organizações de segurança pública.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o público assistiu de perto, durante o desfile aéreo, diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o A-29 Super Tucano do Esquadrão Flecha, nas cores camufladas, sediado em Campo Grande/MS; T-27 Tucano do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea; o VC-2 do Grupo de Transporte Especial e o KC-390, que em breve integrará a aviação de transporte da FAB.

Ao final do evento, a Esquadrilha da Fumaça retornou à Esplanada dos Ministérios, dessa fez, com a apresentação das famosas manobras conhecidas pelo público, iniciada pelo famoso "Break", uma das manobras composta pelas sete aeronaves. Os cerca de trinta minutos arrancaram aplausos do público presente por toda a Esplanada, cartão postal conhecido de Brasília. “É algo único ter a oportunidade de estar na capital do Brasil, assistindo ao Desfile da Independência. Dá uma sensação maior de civilidade e isso é maravilhoso”, afirmou Déborah Rocha da Fonseca.

A Esquadrilha da Fumaça permanece na região centro-oeste do Brasil, com mais duas demonstrações no feriadão: no dia 08 de setembro, realiza demonstração nos Portões Abertos da Ala 2, em Anápolis/GO; e no dia 09, nos Portões Abertos da Ala 5, em Campo Grande/MS. A agenda de demonstrações pode ser conferida no site da Fumaça e por meio das suas mídias sociais.

Assista ao vídeo com a reportagem completa da participação da Força Aérea Brasileira no desfile do dia 7 de setembro de 2018, em Brasília/DF.

Texto: Tenente Marcus Lemos

Fotografias: Tenente Márcio Inforzatto

Vídeo: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

 

Fim do conteúdo da página