A Esquadrilha da Fumaça se despediu, neste final de semana, das regiões Norte e Nordeste com apresentações no Tocantins e na Bahia. Ao todo, aproximadamente 25 mil pessoas assistiram às manobras do Esquadrão nas duas cidades. Os eventos fizeram parte de um circuito de demonstrações em 12 cidades diferentes e oito Estados.
Porto Nacional
Situada às margens do rio Tocantins, a cidade de Porto Nacional parou para ver os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça no último sábado, dia 28. Fazia 37°C perto do horário marcado, mas nem o sol forte foi capaz de desanimar a senhora Carmem Souza. “Tenho 70 anos e nunca vi algo parecido, podem vir de novo que eu estarei aqui”. O espetáculo também animou o jovem Nicolas Azevedo. Para ele, a Fumaça teve um papel decisivo. “Vou fazer a prova para o Exército amanhã e com certeza vou mais motivado”, afirmou ele.
Barreiras
No domingo foi a vez da cidade de Barreiras, no oeste baiano. 12 anos depois da última apresentação na cidade, a Fumaça retorna ao local agora com os aviões A-29 Super Tucano. Os locais de sombra no Parque de Exposições eram disputados, mas as atenções estavam mesmo voltadas para o céu. “Eu assisto à Fumaça desde criancinha e vim de Salvador só pra ver essa apresentação”, disse Carolina Barbosa, que encarou 800 km de estrada para chegar a Barreiras.
As duas apresentações encerraram a agenda do mês de julho. No mês de agosto há previsão para apresentações nas cidades de Juiz de Fora-MG (05/08), Pirassununga-SP (19/08), São Carlos (23/08), Santa Isabel (25/08) e São Paulo (26/08).
http://www2.fab.mil.br/eda/index.php/2014-12-11-17-51-57/1223-porto-nacional-e-barreiras-encerram-circuito-norte-e-nordeste#sigFreeIdc19bcd06dd
Texto e fotos: Tenente Eduardo
Revisão: Capitão Grothe
Redes Sociais