Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Farol da Barra parou para ver os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça neste sábado, dia 14. A cidade de Salvador foi o ponto de partida do circuito especial de apresentações que o Esquadrão está fazendo nas regiões Norte e Nordeste. A última vez que a equipe esteve na cidade foi em 2012, ainda com a aeronave T-27 Tucano. Agora equipada com o A-29 Super Tucano, a Esquadrilha da Fumaça encheu o céu soteropolitano com mais de 50 manobras.

Walter Correa, professor aposentado, se emocionou com a apresentação. "Já estava com saudade da Esquadrilha da Fumaça, sempre fico emocionado vendo essa apresentação". O Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador José Henrique Kaipper, ressaltou que o evento "representa a interação da Força Aérea Brasileira, através da Base Aérea de Salvador, com a sociedade”. Afirmou, ainda, que “Esquadrilha da Fumaça demonstra a capacidade e o adestramento do militar da FAB".

De Salvador, a Esquadrilha segue para a vizinha Aracaju. Na capital sergipana, o Esquadrão fará sua apresentação na Orla de Atalaia, a partir das 15h30.

História

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  

Texto e fotos: Tenente Eduardo Marques
Revisão: Capitão Rafael Grothe

Fim do conteúdo da página