Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Neste ano de 2018, a equipe da Esquadrilha da Fumaça elegeu um novo “Fumaça Honorário”, mérito concedido a entusiastas da aviação que, de forma amiga e honesta, contribuem para o sucesso no cumprimento da missão do esquadrão. Ao lado de sua família, o piloto Athos Barbosa de Amorim Júnior recebeu o título das mãos do Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Marcelo de Oliveira da Silva, no Encontro de Gerações da Fumaça ocorrido no dia 19 de maio, no hangar em Pirassununga/SP.

Nascido em Santarém (PA), o empreendedor do ramo da aviação, Athos de Amorim, é proprietário do Grupo Alpha Bravo Remaer, com hangares de manutenção de aeronaves na cidade de Sorocaba (SP) e também é representante no Brasil da fabricante italiana de aeronaves Vulcanair. Piloto há 25 anos, foi "brevetado" no Aeroclube do Pará em 1993, e os seus dois primeiros anos como profissional foram na aviação regional. De 1995 a 2002, trabalhou na aviação comercial de linha aérea, passando pela Brasil Central Linhas Aéreas (uma empresa da TAM) e, posteriormente, Penta Linhas Aéreas, voando na região da Amazônia. Em 2003, iniciou uma empresa aérea regional com base em Cuiabá/Mato Grosso, atuando também como piloto por mais dois anos. Já em 2005, entrou para a aviação executiva no sudeste do Brasil e voou até 2018, acumulando mais de 12 mil horas de voo, quando passou a se dedicar exclusivamente à gestão de sua empresa de manutenção aeronáutica, em que já empreende há quatro anos.

Seu envolvimento direto com a Esquadrilha da Fumaça começou em 2015, quando comandou a aeronave que trouxe o cofundador da EMBRAER, Ozires Silva, à Academia da Força Aérea (AFA). Desde então, Athos de Amorim tem se mostrado um grande amigo da Esquadrilha da Fumaça, apoiando o Esquadrão em diferentes frentes para a projeção da aviação no Brasil, como na criação, planejamento e execução das duas edições da ASA Brasil, importante iniciativa que visa valorizar a atividade de shows aéreos no país. Possui, ainda, outros projetos de preservação da história do Esquadrão, compactuando com os valores e missão da Fumaça. Por esses motivos e pela amizade desenvolvida ao longo desses anos, o Conselho aprovou a sua indicação a Fumaça Honorário por atender a todos os requisitos normativos que regem a sua escolha.

*Outras informações com a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.

Texto: Ten Cocate e Ten Lemos
Revisão: Cap Glauber
Fotos: SO Ribeiro 



Ribeiro

Fim do conteúdo da página