Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

No dia 14 de maio de 1952, instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, treinavam manobras em suas horas de folga com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões aeronáuticas. Assim surgia a Esquadrilha da Fumaça que, há 66 anos, nutria o mesmo sentimento dos atuais integrantes que, por meio de demonstrações aéreas, representam tão bem a Força Aérea Brasileira.

Para celebrar esta data tão especial de aniversário do Esquadrão comemorada nesta segunda-feira, dia 14 de maio, a equipe da Fumaça participou, na manhã desta terça, dia 15, da “Benção das Aeronaves”. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente Capelão Marco Aurélio Del Faveri, e o Adjunto da Seção, Tenente Capelão Paulo Albrecht, celebraram o culto ecumênico com a presença de todos os integrantes da Esquadrilha. Para finalizar o culto, o Tenente Faveri abençoou uma aeronave A-29 Super Tucano, como símbolo de toda a frota do Esquadrão.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva, agradeceu a presença de todos, tanto os integrantes quantos os capelães que celebraram o evento, e afirmou que o momento “muito especial” dá prosseguimento às comemorações do aniversário de 66 anos da Esquadrilha da Fumaça.

*Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.  

Matéria: Ten Cocate
Revisão: Cap Grothe

Fim do conteúdo da página