Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Durante o circuito de demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça, os três dias que a equipe ficou instalada na cidade de Canoas (RS) foram muito proveitosos para se aproximar ainda mais da população, tanto de Canoas, como da vizinha cidade de Porto Alegre, por meio de palestras em escolas e visitas em instituições de saúde públicas.

No dia 26 de março, cerca de 500 alunos de escolas públicas puderam assistiram a palestras proferidas por Oficiais da Fumaça, que apresentaram a história do Esquadrão, bem como a missão, as atribuições e as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira. No dia 27, a turma de 30 alunos do Colégio Militar de Porto Alegre assistiram à palestra do piloto número 6 da Esquadrilha da Fumaça, Major José de Almeida Pimentel Neto. Além de terem conhecido a história de mais de 65 anos da Fumaça, eles tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas com relação às formas de ingresso na Força Aérea Brasileira.

Como forma de levar alegria aos internados do Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre, uma equipe de dez militares da Fumaça, entre Graduados e Oficiais, participaram da Festa de Páscoa daquele hospital, onde puderam conversar com as crianças e seus pais, além de interagirem com eles por meio das revistas e posters que foram levados para as crianças brincarem. Todo o momento foi embalado pelo clarinete de um militar da Banda de Música da Ala 3 que levou a leveza da música para o dia difícil do instituto.

Na manhã do dia 28, o piloto número 2 da Fumaça, Major Cléryson Wander Teixeira, apresentou palestra para 150 alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Porto Alegre. Durante sua passagem pela escola, o piloto foi surpreendido quando recebeu a homenagem da banda de música formada pelos próprios estudantes. Após a palestra, eles tocaram a música tema do filme Top Gun – Ases Indomáveis, Take My Breathe Away, da banda Berlin, para agradecer sua presença na escola. E na tarde desse mesmo dia, mais uma visita da equipe foi feita no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Matéria: Ten Cocate
Revisão: Cap Glauber
Fotos: Ten Daniela

Fim do conteúdo da página