Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A comemoração do aniversário de 65 anos da Esquadrilha da Fumaça não poderia ter sido diferente: demonstração aérea em frente ao público que mais acompanha as manobras das aeronaves por morar próximo a sua sede, em Pirassununga (SP). A apresentação aconteceu na Academia da Força Aérea na manhã do dia 13 de maio para um público formado por integrantes e ex-integrantes da Fumaça, além de outros militares da Força Aérea Brasileira e moradores de Pirassununga e região.

Com o sonho de ser a primeira piloto da Esquadrilha da Fumaça, a estudante de 13 anos, Sofia Sampaio, viajou de Ribeirão Preto (SP) até Pirassununga para prestigiar a exibição. “Ano que vem, eu pretendo prestar o concurso da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) para, depois, ingressar na AFA (Academia da Força Aérea). Estou preparada para o que precisar: ficar longe de casa, ter muito estudo pela frente... Quero seguir meu sonho de qualquer jeito. E assistir à demonstração hoje de aniversário da Fumaça me incentiva totalmente a conseguir alcançar essa carreira tão desejada”, afirmou.

Já o morador de Pirassununga, o estudante Lucas Moreira de Carvalho, ressaltou que sempre acompanha as aeronaves da Fumaça quando sobrevoa a sua casa durante os treinamentos. “Eu adoro quando os aviões passam lá perto de casa, pois fico admirando. E, mesmo podendo assisti-los lá de casa, faço questão de vir às apresentações aqui em Pirassununga. Quero muito ser militar da Força Aérea”, ressaltou.

Fumaça Honorário

Durante a solenidade de aniversário da Esquadrilha da Fumaça, foi apresentado o novo “Fumaça Honorário” concedido ao piloto civil Luiz Dell´Áglio, que faleceu em acidente aéreo em 2016. Após a apresentação de um vídeo em homenagem a ele, sua esposa e filha receberam o título das mãos do Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

Emocionada, a esposa Célia Dell´Áglio lembrou que Dell foi um grande entusiasta da aviação e que entendeu um dos grandes objetivos da Fumaça que era a integração entre o militar e o civil. E citou uma frase significativa de Leonardo da Vinci: “uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para céu, pois lá você esteve e para lá você desejará voltar”.

Um grande incentivador da área acrobática civil, Luiz Dell´Áglio esteve presente em vários momentos importantes da história da Esquadrilha da Fumaça, sempre interagindo com grande amizade e afinidade para com todos os Fumaceiros. Vale ressaltar que os últimos três momentos que o CBA (Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas), instituição do qual ele era presidente, realizou seus campeonatos foram no hangar da Esquadrilha da Fumaça, em Pirassununga/SP.

Matéria: Tenente Cocate
Fotos: Sargento Ribeiro

   

 

Fim do conteúdo da página