A equipe da Esquadrilha da Fumaça retomou suas atividades desde 25 de janeiro de 2017, após período de férias. No retorno, todos os Fumaceiros foram recebidos pelo Comandante do Esquadrão, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, que desejou boas vindas à equipe composta, atualmente, por 71 integrantes.
As primeiras atividades operacionais já estão acontecendo com os voos de readaptação dos pilotos, em que cada aviador faz uma média de sete voos. A readaptação deve ser concluída ainda na primeira quinzena de fevereiro. Segunda a Seção de Operações, a readaptação é composta por exercícios básicos na aeronave, voos por instrumentos, seguidos de treinamentos de manobras feitos paulatinamente, culminando com o treinamento do display completo de demonstração com sete aviões.
No dia 31 de janeiro, o piloto recém admitido ao Esquadrão, Capitão Aviador Pedro Augusto Esteves, novo #5 (Ala Esquerda Externa), realizou seu primeiro voo com a Esquadrilha da Fumaça. Por enquanto, ele iniciou sua readaptação que será seguida, futuramente, pelo curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, também chamado de “PODA”. O mesmo irá acontecer, em breve, com o novo piloto da posição Ala Direita Externa, #6, Capitão Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo.
Com relação à agenda de demonstrações de 2017, a equipe ainda está estudando os locais e divulgará assim que tiver uma definição. Outras informações com a Seção de Comunicação da Esquadrilha da Fumaça pelo telefone: (19) 3565-7236.
http://www2.fab.mil.br/eda/index.php/2014-12-11-17-51-57/1001-2017-esquadrilha-da-fumaca-retoma-suas-atividades#sigFreeId047bf6ea11
Fotos: Sargento Ribeiro
Redes Sociais