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DIRETORIA DE ENSINO

ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS

 

Projetos Educativos

Os Projetos Educativos são ações que envolvem toda a escola em torno de um mesmo objetivo e fundamenta-se na concepção de organização do desempenho educacional conduzido pela capacidade de prever, antecipar, intervir, direcionar e avaliar a prática pedagógica com propósito de desenvolver novas aprendizagens.

O Projeto Educativo estabelece o comprometimento da instituição escolar, suas prioridades, seus princípios. Ele orienta o sentido de suas ações e os meios para colocá-las em prática. É formulado por um documento escrito que define a identidade institucional, apresenta seus objetivos e descreve sua organização.  

Como reflexo desse compromisso será desenvolvido, durante o ano letivo, o projeto educativo de incentivo às Práticas Recreativas e Esportivas como forma de garantir a formação integral dos alunos nas Escolas Assistenciais.    

 

PROJETO EDUCATIVO INCENTIVO ÀS PRÁTICAS RECREATIVAS  E ESPORTIVAS

 

Os Jogos Internos possibilitam vivências por meio de atividades recreativas e modalidades esportivas, linguagens artísticas, práticas de solidariedade, valorização do trabalho em equipe, da cooperação, do espírito de corpo, dos hábitos saudáveis e momentos de socialização, promovendo a integração de toda a comunidade educativa.

Este projeto constitui um espaço por meio do qual propiciaremos oportunidades para que as crianças e jovens, a partir de reflexões de temáticas significativas e vivências de situações reais dos dias atuais, possam conhecer, praticar e difundir os princípios da vida cidadã. Sendo assim, é imprescindível o comprometimento de toda a comunidade escolar para o sucesso do projeto.

O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho. No jogo, a competição implica em disputa por um objetivo comum no qual somente um será o vencedor.

A escola por ser uma instituição social, parece ser um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço e a utilização de regras.

A maneira como o jogo é aplicado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhando de maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos e proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania certamente traz benefícios para o aluno: trabalha a auto superação, desenvolve aprendizagens úteis à formação total, aprimora habilidades de identificar erros com objetivo de reflexão, oportuniza espaço de criações esportivas, incentiva a inclusão e a democratização, associa a competência esportiva ao prazer e ao divertimento, entre outros.

O projeto, foi criado para que os alunos de diferentes séries pudessem participar de um festival entre as turmas, oportunizando vivenciar o cenário das competições esportivas,  atividades recreativas, a socialização e descoberta de possíveis talentos para as seleções da escola.

 

PROJETO EDUCATIVO INCENTIVO À LEITURA E LETRAMENTO 

 

Envolver-se em práticas de leitura literária proporciona ao aluno o desenvolvimento de diversas habilidades importantes, entre elas, a linguagem oral e escrita. Possibilita a comunicação de ideias, pensamentos e intenções de naturezas diversas, fortalece as relações interpessoais, estimula a criatividade, o imaginário e encantamento, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado.

Este projeto constitui um espaço por meio do qual propiciaremos oportunidades para que as crianças e jovens, a partir de reflexões de temáticas significativas e vivências de situações reais dos dias atuais, possam conhecer, praticar e difundir os princípios da vida cidadã. Sendo assim, é imprescindível o comprometimento de toda a comunidade escolar para o sucesso do projeto.

A construção do leitor se faz por processos e tipos de leitura. O primeiro tipo de leitura a ser desenvolvido é a leitura imagética ou visual. É a leitura da imagem. Deve ser desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental e acompanha o leitor por toda a vida. É a fase inicial de formação do leitor. Envolve a leitura de obras nas quais predominam as imagens mais que as palavras e aquelas norteiam a construção da narrativa.

O segundo tipo é a leitura emotiva e envolve o prazer de descobrir e acompanhar uma boa história em estilo leve, agradável e divertido e também acompanham o leitor por toda a vida. É o nível que consolida o prazer de ler. Está presente na literatura infantil e juvenil, romântica e mesmo na grande literatura de caráter de aventura, romântica ou de terror.

O terceiro tipo encontra-se na grande literatura posto que tomada como um espelho dos valores da sociedade e nos ensaios de ordem filosófica, psicológica, antropológica, sociológica e outros. É leitura intelectual.

A literatura épica clássica encontra-se na junção dos dois últimos tipos: ao mesmo tempo que diverte e emociona, provoca reflexões sobre os valores da sociedade da época (muitos dos quais ainda se fazem presente no mundo contemporâneo): como o amor à pátria, a lealdade aos amigos e à família, o senso de justiça, a empatia, a amizade etc. Esta intersecção favorece a introdução do aluno no universo da leitura intelectual, na qual se completará a sua formação enquanto leitor.

Ademais, a dinâmica do mundo contemporâneo exige o desenvolvimento de competências para falar em público e usar o dialeto culto, bem como a fala e a escrita impessoal em suas dinâmicas profissionais e educacionais. Tais processos são lentos e exigem que se comece a desenvolver ainda no ensino fundamental e amadureça por toda a vida.

 

 

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