Diretor da Escola Caminho das Estrelas conclui curso de assessoramento estratégico da FAB

Formação promovida pela ECEMAR amplia competências de gestão e liderança para funções de alto nível
O Major Aviador Frederico de Brito Machado, Diretor da Escola Caminho das Estrelas (ECE), concluiu o Curso de Assessoramento e Gestão de Estado-Maior (CGAEM), promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). A cerimônia de diplomação foi realizada por videoconferência no último dia 26 e contou com a participação dos concludentes diretamente de suas organizações militares.
A formação, que integra a etapa de pós-graduação da carreira militar, tem como objetivo qualificar oficiais superiores para funções estratégicas, proporcionando conhecimentos em planejamento, gestão e assessoramento de alto nível. Para o Major Brito, “O CGAEM é um marco importante na carreira, pois nos habilita para funções de maior responsabilidade, assessoramento em escalões superiores e serve como pré-requisito para inúmeras coisas. No meu caso, os conhecimentos adquiridos têm sido fundamentais na função de Diretor da Escola Caminho das Estrelas, contribuindo para a gestão da equipe, o planejamento e a condução eficiente das atividades pedagógicas e administrativas.”
Sobre a importância do curso de pós-formação CGAEM, o Major Aviador Ivison Freitas Pereira da Silva, que na solenidade representou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, destacou: “o CGAEM, como o próprio projeto pedagógico menciona, tem o propósito de atualizar e ampliar a capacitação profissional dos nossos Oficiais Superiores, com vistas ao exercício de planejamento e gestão estratégicos, que viabilizem um assessoramento proficiente a nível de Estado-Maior, aprimorando aptidões e desenvolvendo as potencialidades de nossos oficiais, o que é fundamental para a complexa atividade desenvolvida aqui no CLA, que envolve preparação, lançamento e rastreio, cujo êxito provém dos providenciais assessoramentos que recebemos para bem cumprir nossa missão.”
A participação do diretor da ECE no CGAEM representa um avanço importante para a escola, fortalecendo a liderança institucional e o compromisso com a excelência na gestão educacional. A aplicação prática dos conteúdos da formação reforça a qualidade dos processos internos e o alinhamento às diretrizes da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Por ACS/CLA, por Sgt joelson
Edição: ECE, por Tenente Luís
O “ARRAIAL DA ECE” TRANSFORMA A ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS EM UM PALCO DE ALEGRIA E TRADIÇÃO

Cores, ritmos e sabores do São João encantam a Escola Caminho das Estrelas em um dia de festa e aprendizado
No dia 18 de junho, a Escola Caminho das Estrelas promoveu o Arraial da ECE, reunindo alunos e toda a equipe escolar em um momento especial de confraternização. A festa contou com brincadeiras tradicionais como tiro ao alvo, pescaria, argolas, boca de palhaço e um cantinho para fotos com bonecos temáticos, garantindo a diversão e o encantamento dos discentes durante a programação.
Além de promover momentos de lazer, o evento teve como destaque a eleição do Rei, da Rainha e da Princesa caipira, entre os próprios alunos. As crianças desfilaram com muita alegria em trajes típicos, cheios de cor, detalhes e criatividade, encantando os presentes com seu entusiasmo, reforçando o protagonismo estudantil e o clima festivo que marcou a celebração.
Outro momento de grande destaque foi a apresentação da quadrilha “Encantos da ECE”, que abrilhantou o evento com uma belíssima coreografia. Ensaiada com dedicação pelos professores, a dança representou não só a beleza das tradições nordestinas, mas também o trabalho em equipe, o comprometimento e a valorização da cultura popular brasileira.
Eventos como esse são fundamentais no ambiente escolar, pois proporcionam vivências que vão além do conteúdo curricular. Através da participação em festas culturais, as crianças têm contato com valores como respeito, colaboração, identidade e pertencimento. A Festa Junina, em especial, oferece uma rica oportunidade de aprendizado sobre as raízes e costumes do nosso povo, despertando o interesse e o orgulho pela diversidade cultural do Brasil. As comidas típicas, como pipoca, mingau, bolo de milho e outras delícias tradicionais, também fazem parte dessa vivência, permitindo que os alunos explorem sabores que contam histórias e reforçam a identidade cultural brasileira.
Com essa iniciativa, a Escola Caminho das Estrelas reafirma seu compromisso com uma educação integral, que une conhecimento, cultura e afeto. A Festa Junina de 2025 ficará na memória de todos como um momento de celebração, alegria e, principalmente, de valorização das nossas tradições, fortalecendo os vínculos entre escola e comunidade.
Por: Tenente Luis
INCLUSÃO, INFRAESTRUTURA E GESTÃO MARCAM PAUTAS DA VISITA INSTITUCIONAL DA ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS A BELÉM

INCLUSÃO, INFRAESTRUTURA E GESTÃO MARCAM PAUTAS DA VISITA INSTITUCIONAL DA ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS A BELÉM
Integração e diálogo interinstitucional fortalecem ações voltadas à melhoria do ambiente escolar, modernização da gestão administrativa e inclusão educacional
Por: Tenente Luis
Uma comitiva da Escola Caminho das Estrelas (ECE) realizou visitas institucionais na cidade de Belém-PA, no dia 10 de junho de 2025, com o objetivo de ampliar o diálogo entre instituições, compartilhar experiências, otimizar processos administrativos internos e fortalecer parcerias voltadas à promoção de uma educação de qualidade, inclusiva e alinhada aos valores da Força Aérea Brasileira.
A primeira visita ocorreu ao 1º Comando Aéreo Regional (1º COMAR), onde os representantes da Escola foram recebidos pelo Major-Brigadeiro-do-Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Durante a reunião, foram tratadas ações de apoio da Força Aérea às Escolas Assistenciais, com destaque ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ECE na cidade de Alcântara - MA, que se consolida como referência no ensino do estado, atendendo filhos de militares e à comunidade da local. Além disso, também foram debatidas possibilidades de melhorias na infraestrutura da escola, com o propósito de aprimorar o ambiente físico e pedagógico, tornando-o ainda mais acolhedor e funcional para estudantes, professores e demais colaboradores.
Na segunda agenda institucional, destaca-se visita ao Grupo de Apoio de Belém (GAP-Belém), que demonstrou colaboração ágil e eficaz na produção de tokens voltados para os processos administrativos internos da escola. Essa iniciativa representa um avanço significativo na modernização da gestão institucional, contribuindo para a otimização das rotinas escolares e a promoção de uma administração mais eficiente.
Encerrando a programação, a equipe da ECE foi recebida pelo efetivo do Colégio Tenente Rego Barros (CTRB), em mais uma ação de intercâmbio e cooperação entre instituições militares de ensino. Essa terceira visita visou fortalecer o diálogo sobre práticas pedagógicas relacionadas à educação inclusiva. O momento contou com apresentações e reuniões entre as equipes gestoras e pedagógicas das duas instituições, consolidando um espaço rico de troca de experiências e alinhamento de estratégias voltadas a uma educação efetiva.
Destaca-se a participação da 2º Tenente Camila de Cassia Barros Costa, chefe da Seção de Orientação Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, e Adjunta da Seção Multifuncional da ECE, que compartilhou sua experiência na Seção Multifuncional da ECE, abordando ações de mediação escolar, orientação educacional e o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais. Durante sua apresentação, ressaltaram-se os desafios enfrentados na promoção de uma educação acessível e empática, enfatizando a importância de garantir não só ao acesso, mas também à permanência e o desenvolvimento pleno dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Após isso, a comitiva da Escola visitou setores estratégicos do CTRB, conhecendo de perto as iniciativas já implementadas na área da inclusão, e trocou experiências sobre as melhores práticas pedagógicas para o atendimento dos alunos. O Diretor da ECE, Major Aviador Frederico de Brito Machado, reforçou a importância da visita como uma oportunidade para alinhar estratégias, construir pontes institucionais e fortalecer o compromisso com uma educação de excelência, que valorize a diversidade e a inclusão.
Por fim, essa visita institucional da ECE a Belém destaca-se pelo caráter colaborativo e pelas trocas de conhecimento, reafirmando o compromisso da Força Aérea através da Diretoria de Ensino da Aeronáutica com uma educação mais inclusiva, equitativa e de excelência para todos os estudantes.
Escola Caminho das Estrelas (ECE) promove ação de conscientização sobre saúde bucal em parceria com o Grupo de Saúde de Alcântara (GSAU-AK)

No dia 28 de abril, a Escola Caminho das Estrelas (ECE), em parceria com o Grupo de Saúde de Alcântara (GSAU-AK), realizou uma importante ação de conscientização sobre saúde bucal, reforçando seu compromisso com o cuidado, a saúde e a formação integral dos alunos. Essa iniciativa visa fomentar, desde cedo, hábitos saudáveis de higiene oral e promover o bem-estar dos estudantes de forma prática, educativa e acolhedora.
A ECE contou com a parceria do GSAU-AK, por meio de seus profissionais de odontologia, 1º Ten. Janaina Frota, 2º Ten. Cláudia Chaves, 2º Ten. Marcela Batista e 2º Ten. Karen Barbosa, que conduziram todas as atividades com atenção, profissionalismo e carinho. A programação incluiu:
- Palestras educativas sobre saúde bucal e prevenção;
- Demonstrações práticas de escovação correta;
- Entrega de kits de higiene bucal com escova, creme dental e fio dental.
A presença das dentistas contribuiu para tornar a ação ainda mais significativa, aproximando os alunos de práticas essenciais de autocuidado e saúde preventiva, além de reforçar a importância do bem-estar bucal no processo de aprendizagem.
“Uma boca saudável é parte fundamental do processo educacional, pois evita dores, desconfortos e faltas às aulas. Cuidar da saúde bucal desde a infância contribui diretamente para o rendimento escolar e para o desenvolvimento pleno das crianças”, destacou a 1º Ten. Janaina Frota.
Alinhada com as atividades do Dia da Família, que ocorrerá em 9 de maio, a ação também incluiu a triagem de alunos com necessidade de atendimento odontológico especializado. As crianças identificadas pelas dentistas receberão o acompanhamento necessário. O evento citado contará ainda com diversas facilidades e atendimentos voltados à comunidade escolar, realizados em parceria com a Prefeitura de Alcântara e o CLA.
O Diretor da ECE, Major Aviador Frederico de Brito Machado, expressou sua gratidão pela parceria e destacou o valor da iniciativa:
“Somos profundamente gratos ao GSAU-AK e às tenentes dentistas, pela dedicação e cuidado com nossos alunos.”
A ECE reafirma a importância de projetos como este, que ultrapassam os muros da sala de aula e impactam positivamente o desenvolvimento das crianças. Iniciativas assim evidenciam o compromisso da Escola com uma educação humanizada, integral e consciente.
NADYLLA KYARA É DESTAQUE NO ATLETISMO DOS JOGOS ESCOLARES MARANHENSES 2025

Aluna da ECE conquista vice-campeonato nos 400m e garante vaga na final dos Jogos Escolares Maranhenses.
Por Ten Davi Corrêa - Escola Caminho das Estrelas - 22 de junho de 2025
__________________________________________________
A aluna-atleta Nadylla Kyara, da Escola Caminho das Estrelas (ECE), brilhou na pista e conquistou o 2º lugar na prova dos 400 metros, representando a seleção de atletismo de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2025. A jovem atleta também competiu nos 200 metros, demonstrando muita determinação e versatilidade nas provas de velocidade e meio-fundo.
A medalha de prata nos 400 metros garantiu à Nadylla a classificação para a fase final dos Jogos, que ocorrerá de 02 a 04 de agosto, reunindo os melhores atletas estudantis de todo o Maranhão. Este feito representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um marco para o desenvolvimento do esporte no município de Alcântara.
Os Jogos Escolares Maranhenses são a principal competição esportiva escolar do estado, promovendo integração, espírito esportivo e valorização dos talentos locais. A participação de Nadylla reflete o fortalecimento do esporte na região e o compromisso da ECE com a formação integral dos seus alunos.
“Ver nossos alunos conquistando espaço no esporte, superando desafios e representando nossa escola e nossa cidade é motivo de imenso orgulho. A Nadylla é exemplo de disciplina, foco e superação”, destacou o diretor da ECE, Maj Av Frederico de Brito Machado.
A Escola Caminho das Estrelas parabeniza Nadylla Kyara pela sua excelente performance e segue confiante no seu desempenho na etapa final dos JEMs. Toda a comunidade escolar está na torcida!
__________________________________________________
Escola Caminho das Estrelas - Alcântara, Maranhão
ESCOLA CAMINHO DAS ESTRELAS UNE SABERES E PRÁTICAS PELO MEIO AMBIENTE

Comprometida com o meio ambiente, Escola Caminho das Estrelas une teoria, prática e ação social em uma jornada transformadora
A Escola Caminho das Estrelas (ECE) realizou, nesta quinta-feira, dia 05 de junho, mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a culminância da Mostra Científica 2025. Com a temática “Mudanças Climáticas e Ação pelo Planeta”, a Mostra é uma iniciativa anual promovida pela Divisão de Ensino que envolve todo corpo estudantil da ECE, em colaboração com professores de todas as disciplinas do currículo escolar, reforçando seu caráter interdisciplinar. Com isso, objetivou-se sensibilizar toda a comunidade escolar sobre as mudanças climáticas e fomentar ações que possam mitigar seus impactos.
O projeto está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece os projetos interdisciplinares como estratégias essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Ao valorizar metodologias ativas, a BNCC incentiva práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem significativa, o protagonismo estudantil e a articulação entre teoria e prática, fortalecendo o envolvimento dos alunos na construção do conhecimento de forma crítica, reflexiva e colaborativa. No âmbito da ECE, foram apresentados os conceitos, razões e tipos de mudanças climáticas em sala de aula pelos professores através de leituras e estudos dirigidos, rodas de conversas, exposição de vídeos e imagens ilustrativas que auxiliaram na compreensão da temática.
A partir dos estudos e discussões realizados em sala de aula, os discentes, orientados pelos professores, transformaram o conhecimento adquirido em iniciativas práticas, desenvolvendo atividades temáticas dentro e fora do ambiente escolar. Entre as produções internas, destacaram-se maquetes, cartazes, apresentações orais e propostas sustentáveis, todas elaboradas com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e promover atitudes conscientes em relação ao meio ambiente.
No que se refere às atividades externas ao ambiente escolar, na última quarta-feira (04) foi realizada uma intervenção de limpeza e conscientização ambiental na praia de Tapireí, localizada na cidade de Alcântara – MA. Essa iniciativa teve como foco a coleta de resíduos sólidos e a observação dos impactos visíveis das mudanças cliáticas na região costeira, promovendo, assim, uma vivência concreta e significativa sobre os desafios ambientais enfrentados pelas comunidades locais. Durante aproximadamente uma hora de coleta, foram recolhidos 18,66 kg de resíduos, com destaque para a grande quantidade de garrafas PET e sacolas plásticas encontradas no local. Essa experiência reforçou a importância do engajamento ativo dos estudantes na preservação ambiental e evidenciou o impacto direto dessas iniciativas locais na conscientização sobre as mudanças climáticas.
Para concluir as ações fomentadas pela Mostra, nesta quinta-feira (05) toda a comunidade escolar teve a oportunidade de apreciar as apresentações das atividades desenvolvidas por cada turma ao longo do semestre. As produções contemplaram diversas formas de expressão e aprendizagem, como a construção de vocabulário em inglês relacionado às mudanças climáticas, rodas de conversa para troca de ideias, exposições de fotografias e quadros ilustrativos que registraram as pesquisas realizadas. Também foram montadas estações meteorológicas que permitiram a coleta de dados climáticos, além de gráficos e uma linha do tempo que ilustraram a evolução das mudanças ambientais. As turmas ainda apresentaram trabalhos sobre energias renováveis, destacando alternativas sustentáveis ao uso de combustíveis fósseis, e sobre educação ambiental, abordando práticas conscientes para a preservação do planeta. Essas apresentações demonstraram o empenho dos alunos e a interdisciplinaridade do projeto, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e promovendo o protagonismo estudantil.
Para o diretor da ECE, Maj Av Frederico de Brito Machado, "a Mostra Científica é um exemplo concreto de como a escola pode despertar consciências, inspirar mudanças e promover o protagonismo estudantil. Quando nossos alunos se tornam agentes de transformação, sabemos que estamos no caminho certo."
A Mostra Científica 2025 reforçou o compromisso da Escola com uma educação significativa, crítica e voltada para os desafios contemporâneos. Ao unir conhecimento, criatividade e responsabilidade socioambiental, o projeto despertou nos alunos uma nova consciência sobre seu papel no mundo. A participação ativa de toda a comunidade escolar foi essencial para o sucesso da iniciativa. Que esse movimento de aprendizado e ação continue inspirando transformações dentro e fora da escola.
ECE promove projeto 'Conhecendo e Valorizando a Cultura Indígena'

Nos dias 23 e 24 de abril de 2025, a Escola Caminho das Estrelas (ECE) realizou o projeto "Conhecendo e Valorizando a Cultura Indígena: História, Costumes e Brincadeiras", idealizado pelas professoras Rousiane e Adriana e voltado para alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas, promover o respeito à diversidade e reforçar sua importância na formação da identidade cultural brasileira, em consonância com a Lei nº 11.645/2008.
De forma interdisciplinar, o projeto integrou áreas como História, Geografia, Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física, sendo dividido em quatro etapas principais:
1ª Etapa – Pesquisas temáticas:
- 1º ao 3º ano: brincadeiras indígenas e confecção de brinquedos com recicláveis;
- 4º ano: conhecimentos ancestrais e uso de plantas medicinais;
- 5º ano: culinária indígena com degustação;
- 6º ano: pintura corporal e adornos;
- 8º ano: cartazes sobre valorização e respeito.
2ª Etapa – Exposição: os trabalhos foram apresentados à comunidade escolar.
O Diretor da ECE, Major Aviador Frederico de Brito Machado, destacou:
“Foi uma iniciativa grandiosa, que proporcionou momentos de reflexão, descoberta e valorização das nossas raízes culturais. A educação vai muito além dos livros: ela está na vivência, na troca e no respeito às diferenças”, afirmou o Maj Av Brito.
Redes Sociais