A Escola Caminho das Estrelas, localizada em Alcântara, foi criada através do Aviso nº 18/GM3, de 19 de agosto de 1986. É conceituada como Escola Assistencial, conforme Portaria nº 466/GM3, de 03 de julho de 1997, sendo subordinada a Diretoria de Ensino da Aeronáutica - DIRENS.
A Escola funciona dentro das instalações do CLA e contempla o ensino fundamental I e II para mais de 120 crianças de 7 a 14 anos, entre filhos de militares, servidores civis do Centro e a população local. As atuais instalações da Escola Caminho das Estrelas (ECE) foram inauguradas em 21/06/2016.
A obra da nova ECE foi construída conforme o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e financiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), principal parceira do CLA, com o propósito de contribuir com a educação de base do município Alcântara. A estrutura é capaz de atender uma demanda de até 400 alunos.
Inicialmente, a ECE funcionou em modestas instalações no interior do CLA, tendo o seu corpo docente formado somente por servidores civis do quadro de magistério da Aeronáutica. A Direção também era de um civil.
Abnegados professores trabalharam com extrema dedicação e emprestaram à ECE muito mais do que os seus conhecimentos e suas capacidades profissionais. Com dedicação, souberam levar a bom termo o ensino-aprendizagem aos discentes, ao longo dos anos, além de contribuírem na busca de melhores condições de trabalho, especialmente ao sensibilizarem Diretores do CLA para que instalassem a ECE em edificações cada vez mais adequadas.
Para o Comando da Aeronáutica (COMAER), a Escola faz parte de um planejamento de sucesso para fortificar o sistema de ensino em Alcântara e permitir melhores condições para o aprendizado e infraestrutura para alunos e professores.
A Escola Caminho das Estrelas possui uma importância estratégica para o CLA, pois ao propiciar a formação educacional de qualidade para as crianças, cria condições para que os militares e civis sintam a segurança de que seus filhos estão sendo bem formados e educados para o futuro. Além disso, estreita os vínculos do CLA com a comunidade de Alcântara. Com esse novo suporte à educação, temos a certeza de estarmos cumprindo a missão do Centro e contribuindo para a formação de futuros cidadãos para a sociedade.
Nesse sentido, em 2018, o COMAER autorizou a Diretoria de Ensino (DIRENS) a vincular pedagogicamente a ECE à DIRENS, por intermédio da Portaria n° 1354/GC3, de 04 de setembro de 2018. Um ano depois, foi aprovada a subordinação administrativa e pedagógica à DIRENS, atendendo o pleito do DCTA/CLA, que ultimou com a aprovação da Portaria n° 139/GC3, de 6 de fevereiro de 2020.
Com essa subordinação, a DIRENS passa a ser a UG CRED, o GAP-AK será a UG EXEC e a ECE terá a responsabilidade de uma UG CONTROLE. O Regimento Interno das Escolas Assistenciais (EA) foi atualizado, tendo como nova integrante a ECE, que passará às mesmas condições de gestão do CBNB (Colégio Brigadeiro Newton Braga - Rio de Janeiro/RJ) e CTRB (Colégio Tenente Rego Barros - Belém/PA).
Portanto, com a subordinação à DIRENS, a ECE passa a aturar de forma padronizada com relação ao CBNB e CTRB, tendo uma gestão militar nos três primeiros níveis: Direção, Divisão de Ensino e Divisão Administrativa, assim como as Subdivisões, podendo ter a participação de docentes civis nas Coordenações e como representantes de disciplinas.
Ademais, será padronizada também a nota 7,0 (sete) como média para aprovação, mesmo Calendário Escolar, mesma Matriz Curricular, mesmo Projeto Pedagógico e o mesmo Sistema de Avaliação. Vale destacar que, desde 2019, a ECE já tem trabalhado dentro dessa padronização, uma vez que se encontrava pedagogicamente vinculada à DIRENS.
A ECE tem participado de inúmeras olimpíadas de conhecimento, recebendo destacados prêmios no âmbito estadual e nacional, a exemplo da recente conquista do prêmio de campeã da Olímpiada de Desenvolvimento Espacial e Aplicações (ODE) das mãos do Ministro Marcos Portes, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília, evento promovido pela Agência Espacial Brasileira.
A ECE tem contribuido efetivamente, ao longo dos anos, para os índices de desempenho da educação no Estado do Maranhão.
Redes Sociais