No dia 18/05, foi realizada Cerimônia cívico-militar em celebração ao 77º Aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, conhecido como o Dia da Vitória. O evento ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).
Na solenidade, 251 personalidades e instituições, civis e militares, foram condecoradas com a Medalha da Vitória, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição para a difusão dos feitos heroicos da Campanha Expedicionária Brasileira.
O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer e o Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação à Assistência Médico Hospitalar e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes participaram da Solenidade e foram agraciados com a Medalha da Vitória.
Major-Brigadeiro Médico Cloer é agraciado com a Medalha da Vitória
Brigadeiro Médico Laerte é agraciado com a Medalha da Vitória
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira e contou com a presença de Ministros de Estado; dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; de Oficiais-Generais das Forças Armadas; de ex-combatentes e veteranos das Forças Armadas; dentre outras autoridades militares e civis.
Ministro da Defesa preside a Solenidade e cumprimenta o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior
Em seu discurso, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira destacou que a vitória na guerra tem significado até hoje. "Essa data tão importante para a Humanidade representa o triunfo da democracia sobre a tirania e inspira as novas gerações a refletirem acerca do heroísmo dos marinheiros, dos soldados e dos aviadores, que combateram pela nossa liberdade. Assim, é possível afirmar que as Forças Armadas honraram a confiança nelas depositada pelo povo brasileiro, tal como fizeram em toda História do Brasil e como continuam fazendo até hoje", pontuou.
Em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, foi prestada continência em reconhecimento ao sacrifício, bravura e glória dos que defenderam a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia.
Grupamento da FAB na Tropa
A solenidade foi encerrada com o Desfile Militar das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O grupamento da FAB no evento foi constituído pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro, desfilando com o estandarte do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), que participou da campanha na Segunda Guerra Mundial. Houve, ainda, a passagem de duas aeronaves F-5M e o desfile de viaturas históricas pertencentes ao Clube de Veículos Militares antigos do Rio de Janeiro.
As homenagens foram comentadas pelos veteranos presentes "É muita nostalgia rever nossos colegas e lembrar de uma época em que tivemos brasileiros lutando e defendendo nossa Pátria. Todos os ex-combatentes merecem o nosso respeito, sem sombra de dúvida", ressaltou o Soldado Veterano Davi Tito da Costa, que prestigiou o evento.
Dia da Vitória
Também conhecido como Dia da Vitória na Europa ou V-E Day, esta data é uma homenagem ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha e a vitória do grupo de países conhecidos por Aliados. Em 8 de maio de 1945, chegava ao fim o período de seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a derrota dos nazistas que dominavam grande parte do continente europeu na época.
Medalha da Vitória
A Medalha da Vitória foi criada em 23 de março de 2004, por meio do Decreto nº 5.023, com o objetivo de condecorar personalidades que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial. Os agraciados são militares das Forças Armadas; civis nacionais; militares e civis estrangeiros; policiais e bombeiros militares; além de organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras; que tenham participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.
Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial
O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial faz parte do conjunto paisagístico do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes – Parque do Flamengo - ambos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, em 28 de julho de 1965. O Monumento aos Pracinhas presta homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. Em 1960, seus restos mortais foram transladados da Itália para o Brasil e depositados no Mausoléu construído no subsolo do Monumento.
Fonte:Seção de Comunicação Social - DIRSA
Data de Publicação:24/05/2022
Redes Sociais