Escudo Português, com o Chefe em prata (branco), tendo à destra o símbolo da Força Aérea Brasileira em jalne (amarelo) e à sinistra a sigla da Organização (DIRSA), em goles (vermelho). Campo semi-calçado em prata (branco), representando a essência da medicina, transmitindo pureza e paz. No coração sobrepõe-se o Distintivo da Medicina na área militar em jalne (amarelo), encimado por três estrelas frisadas em prata, designativas do posto de Major Brigadeiro, diretor da Organização Militar.
O restante do Campo apresenta-se em blau (azul ultramar), tendo próximo ao flanco destro o distintivo da Farmácia em jalne (amarelo) e no flanco sinistro o da Odontologia, também em jalne (amarelo). Os três símbolos representam as três áreas médicas. Em contrachefe aparece uma cruz formada por cinco quadrados separados e proporcionais entre si, em goles (vermelho), representando no âmbito internacional a neutralidade bélica dos serviços de saúde em campanha, preconizado pela Convenção Internacional de Genebra, significando também a capacidade da Unidade de desdobrar-se em vários elementos no Teatro de Operações.
Contorna o Escudo um filete em prata.
ESTANDARTE DIRSA
Estandarte cortado em faixas, estando a faixa superior em goles (vermelho), simbolizando o sangue derramado nas guerras, ambiente de trabalho dos Serviços de Saúde Militares.
A faixa inferior apresenta-se em prata (branco), representando a higiene, a pureza e a paz
No centro visualiza-se o emblema da Organização nos seus esmaltes, subposto por um listel em prata (branco), contendo a divisa “DIRETORIA DE SAÚDE” ladeada pelas datas “02-12-41” e “20-10-42” traduzindo a criação do Quadro de Saúde da Aeronáutica e o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Contorna o estandarte nos seus três bordos livres, franjas em prata (branco), representando o posto de Oficial-General, nível de Direção da Organização.
Redes Sociais