No dia 19 de maio de 2022, a Diretoria de Saúde da Aeronáutica realizou a Jornada Científica alusiva à Semana da Enfermagem, em celebração aos 80 anos do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Com o tema “Enfermagem na FAB: grandes conquistas e melhoria contínua com foco no futuro”, o evento aconteceu presencialmente, no Auditório da DIRSA, com transmissão ao vivo, por videoconferência para todo o Sistema de Saúde da FAB.
Major-Brigadeiro Médico Cloer abre a Jornada Científica de Enfermagem 2022
O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves realizou a abertura da Jornada, acompanhado da Tenente-Coronel QFO Enf R1 Heloisa Alves da Silva, integrante da 1ª Turma do Quadro Feminino de Oficias da FAB, do ano de 1982. Em seu discurso, o Major-Brigadeiro Cloer destacou o papel central desempenhado pelos enfermeiros dentro do Sistema de Saúde: “Motivados pela arte do cuidar, diuturnamente, enfermeiros e enfermeiras lutam contra inimigos invisíveis, desafiam seus próprios limites físico e mentais e executam, com esmero, suas tarefas. Nesses 80 anos do Sistema de Saúde, torna-se mister reverenciar esses guerreiros e guerreiras que sempre colaboram sobremaneira com os tratamentos de saúde dos nossos beneficiários, sendo uma importante peça dessa engrenagem que alavanca nossos objetivos para um futuro próspero e promissor”, discursou o MB Cloer.
Ten Cel Heloisa e Major-Brigadeiro Médico Cloer
A 2º Tenente QOCon ENF Caroline Marques, Adjunta da Subdivisão de Atenção Primária da DIRSA (SDAP), iniciou o ciclo de palestras ministrando sobre o tema “O Futuro da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde”. Em seguida, a 1º Tenente Michelle Taverna, explanou sobre “A Enfermagem Aeroespacial no Brasil”. Após as apresentações, foi aberto um momento para perguntas às palestrantes.
1º Ten Michelle Taverna e 2º Ten Caroline Marques palestram na Jornada da Enfermagem 2022
Em seguida, o Diretor de Saúde convidou o Ten Cel Heloísa ao palco para prestar uma homenagem à Oficial. O Brigadeiro destacou o ingresso da primeira turma do Quadro Feminino de Oficiais, em 1982, e o legado deixado por essas militares: “Nessa época, dentre outras especialidades, as enfermeiras iniciavam uma trajetória que representava um novo espaço a ser conquistado, repleto de desafios que foram vencidos dia a dia, com muita garra, força, determinação e profissionalismo. É com muita gratidão que hoje prestamos homenagem a essas pioneiras, representadas neste evento pela Tenente-Coronel Heloísa, integrante da primeira turma. Essas militares foram fundamentais para a construção dos pilares da carreira, instituindo um modelo de assistência que até os dias atuais norteiam os profissionais da Enfermagem do SISAU, destacou o Diretor.
Diretor de Saúde homenageia a Ten Cel Heloísa, representante da 1ª Turma do Quadro Feminino de Oficias da FAB
Finalizando o evento, o Major-Brigadeiro Médico Cloer parabenizou as Tenentes Caroline Marques e Michele Taverna pelo excelente trabalho, competência e dedicação à Força Aérea Brasileira e agradeceu a presença da audiência.
1T Taverna e 2T Caroline Marques recebem homenagens do Diretor de Saúde
“Parabéns à Diretoria de Saúde da Aeronáutica pela relevante discussão acerca da modernização, ampliação, inovação e acompanhamento das tecnologias de ponta para o atendimento da Enfermagem na Força Aérea Brasileira. O futuro já chegou. Tecnologia e humanização devem caminhar lado a lado. Aprender com o passado e refletir sobre o presente, traz melhores percepções sobre os avanços da Enfermagem”, relatou a 1º Tenente Enf Taverna.
Para a Ten Cel Heloísa, “Ter sido convidada para participar da Jornada de Enfermagem da DIRSA e ter oportunidade de assistir aos temas, muito bem abordados pelas Tenentes Caroline Marques e Michelle Taverna, mostrando como a Enfermagem tem avançado nos seus conhecimentos ao longo destes anos, foi um grande prazer. Como representante da 1ª Turma do Quadro Feminino de Oficiais da Aeronáutica, também fiquei emocionada com a homenagem que recebi do Major-Brigadeiro Médico Cloer, como uma deferência ao nosso quadro, que em 1982 abriu o caminho para a Enfermagem no militarismo”.
Fonte:Seção de Comunicação Social - DIRSA
Data de Publicação:24/05/2022
Redes Sociais