No dia 16 de dezembro de 2021, foi realizada a Cerimônia Militar alusiva ao 80º Aniversário de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica e da Diretoria de Administração de Pessoal (DIRAP). A Solenidade foi presidida pelo Senhor Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, acompanhado do Senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, e pelo Senhor Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.
Também prestigiaram o evento o Senhor Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando da Costa Marra; o Vigésimo Primeiro Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico R1 José Antônio Monteiro; o Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da DIRSA, Brigadeiro Médico Júlio César da Gama Apolinario; o Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves; o Subdiretor de Pessoal Militar da DIRAP, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; a Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins; O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; o Brigadeiro Médico R1 Roberto de Almeida Teixeira; o Graduado Master da Guarnição do Rio de Janeiro, SO Olavo José de Oliveira Guerreiro; o Graduado Master da Guarnição do Galeão, SO Edmar Brum da Camara, além de Comandantes, Chefes e Diretores de diversas Organizações Militares.
Em suas palavras, o Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky falou sobre a trajetória do Serviço de Saúde, criado em 1941, e ressaltou as transformações da Saúde na FAB para acompanhar os avanços da sociedade e ampliar o atendimento a todos os beneficiários do Sistema: “Em meio às crescentes demandas que surgiram ao longo dos anos, o Sistema de Saúde da Aeronáutica precisou expandir e inovar. Era preciso acompanhar os avanços tecnológicos apresentados pela Medicina e, além disso, reorganizar a gestão dos meios, dos recursos e de pessoal, a fim de alinhar componentes essenciais para executarmos com maestria a nossa nobre missão. Aumentamos estruturas físicas; capacitamos militares e civis; avançamos nas áreas assistencial, preventiva e operacional; estruturamos metas e atingimos objetivos longínquos. A elaboração dessa história só se tornou possível com a colaboração de todos que se dedicaram, com afinco, no passado e se empenham no presente para o sucesso que, por ora, conseguimos atingir. Parabéns a todos guerreiros e guerreiras do SISAU!”, discursou o Diretor de Saúde.
Imposição de Medalha Militar
Durante a solenidade, 57 militares foram agraciados com a Medalha Militar. Foram concedidas medalhas de ouro, com passador de ouro; de prata, com passador de prata e de bronze, com passador de bronze, aos militares que completaram, respectivamente, 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados na FAB.
Pela Diretoria de Saúde, 10 militares foram agraciados com medalhas: Medalha de ouro (SO MAZEI); Medalha de Prata (TC BRUNO; SO DELL’ORTO; SO VILLANOVA; 1S PEREIRA JUNIOR; 1S FRAZÃO; 2S ELBER); Medalha de Bronze (2S CAMILA; 2S FARDIM; 2S GABRIELLE ABREU). A DIRSA parabeniza e reconhece a dedicação e os bons serviços prestados pelos militares homenageados.
Encerrando a Cerimônia, a Tropa desfilou ao som do Hino dos Aviadores, em continência ao Senhor Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.
Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA
Fotos: 2S Rocha - DIRAP
Data de publicação: 20/12/2021
Redes Sociais