Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > FAB vacina mais de 450 pessoas contra a COVID-19 em 2 dias
Início do conteúdo da página

 

No dia 22 de abril de 2021, a Força Aérea Brasileira, em apoio à Prefeitura do Rio de Janeiro, inaugurou o posto de vacinação contra a COVID-19 no Museu Aeroespacial (MUSAL), sediado na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF).

A ação tem como objetivo aumentar o número de imunizados na cidade do Rio de Janeiro e reforçar o combate ao novo Coronavírus. Em apenas 2 dias, mais de 450 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 no Campo dos Afonsos.

 

 

O Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky marcou presença na inauguração e destaca a importância da iniciativa: “Desde o início da pandemia, a FAB vem cumprindo diversas missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no Sistema de Saúde. Com a inauguração do novo posto, reiteramos o nosso compromisso em proteger a Nação Brasileira. Agradeço a todo o efetivo da Saúde da Aeronáutica envolvido direta e indiretamente nesta operação. Estamos trabalhando incansavelmente para dar ainda mais celeridade ao processo de imunização da população carioca e estou confiante que vamos cumprir mais essa missão com êxito”.

 

O Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky.

 

O Coordenador das equipes de vacinação, Tenente-Coronel Rodolfo, Chefe da Divisão de Saúde em Campanha da Subdiretoria de Saúde Operacional, comenta sobre o resultado alcançado na inauguração: “esse número expressivo é fruto do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ) com as equipes de militares envolvidas que,em sinergia, empenharam-se para que a missão fosse cumprida com êxito. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas que ainda há muito a ser feito. Em breve, iremos inaugurar mais um posto, na Base Aérea do Galeão, e esperamos contribuir para acelerar ainda mais a imunização no Rio de Janeiro”.

 

Equipe de vacinação composta por profissionais da área da saúde da FAB

 

Destaque especial para atuação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), que mobilizou parte de seu efetivo, disponibilizando e capacitando 48 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atuar na linha de frente do posto. Divididos em turnos, as equipes de militares não mediram esforços para o melhor andamento da campanha de imunização.

 

Equipe de vacinação composta por profissionais da área da saúde da FAB

 

Entre oficiais e graduados, o posto conta diariamente com 9 militares da saúde. No dia da inauguração estavam presentes: o Tenente-Coronel Rodolfo, oficial superior supervisor do posto de vacinação; a Tenente Aline Franco, oficial médica responsável pela unidade celular de saúde; a Tenente Leiliane, oficial enfermeira responsável técnica pela equipe de vacinação;e a equipe de graduados de enfermagem aplicadores de vacina: SO Perla, 1S Alana, 2S Nathália, 3S Teixeira, 3S Cícero e 3S Karine Carvalho.

 

 

A Tenente Enfermeira Liliane, responsável técnica pela equipe de vacinação do 1º dia, comenta: “Foi extremamente gratificante participar desta ação. Ver as pessoas celebrando a vacina é emocionante e nos enche de orgulho de participar”.

 

Funcionamento do Posto de Vacinação no Musal:

O postofunciona no Museu Aeroespacial (MUSAL), das 8h às 17h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8h às 12h, somente na modalidade Drive-Thru. O atendimento ao público segue o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), incluindo grupos, faixa etária, doses de vacinas e todos os protocolos sanitários vigentes.

Endereço: Av. Marechal Fontenele, 2000. Campo dos Afonsos – RJ.

 

 

Esta ação ocorre em apoio à Secretaria Municipal de Saúde e segue o contexto da Operação COVID-19 do Comando Conjunto Leste, que coordena as atividades das Forças Armadas no combate à COVID-19 em apoio a órgãos e agências de saúde municipais, estaduais e federais.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Data de publicação: 29/04/2021

 

Fim do conteúdo da página