Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > A Diretoria de Saúde da Aeronáutica realizou a 3ª Videoconferência do Ciclo de Videoconferências Técnicas sobre a Reestruturação do Sistema de Saúde
Início do conteúdo da página

No dia 01 de setembro de 2020, às 10 h, o Ciclo de Videoconferências  Técnicas da DIRSA prosseguiu com a Videoconferência sobre a Reestruturação do SISAU. O Sr. Diretor de Saúde, MB Med Miguel, abriu o evento e, em seguida, foi a vez do Sr. Subdiretor Técnico da DIRSA, Brig Med Cloer, apresentar o tema “Rede de Atenção à Saúde do SISAU”. Seguiram-se as explanações das Adjuntas da Divisão de Medicina Integrada da DIRSA: 2T QOCon Enf Luana Santos, que explicou sobre “Microrredes e Serviços Integrados” e a 2T QOCon Enf Caroline Marques,  esclarecendo sobre os temas “ Acolhimento, Equipes multiprofissionais e papel do Enfermeiro na Atenção Primária  à Saúde (APS)”, respectivamente. Presentes também encontravam-se o Sr. Subdiretor Técnico da SARAM, Brig Med Walter; o Sr. Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da DIRSA, Brig Med Apolinario e o Sr. Chefe da Assessoria de Planejamento e Projetos da DIRSA, Cel Monteiro, além de todas as Organizações de Saúde da Aeronáutica conectadas em tempo real.

Na ocasião, as OSA escolhidas para interação na palestra foram: a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e o Esquadrão de Campo Grande (ES-CG).

"Após as apresentações, o debate do dia 01/09/2020 consolidou a impressão de que o SISAU já contempla, ao menos em parte, a maioria dos itens necessários para um Sistema de Saúde moderno, integrado e horizontal. O desafio atual dos gestores é alcançar a expansão e o aprimoramento necessários para que ele se torne um sistema de excelência, capaz de prover os usuários da FAB com um atendimento satisfatório. As palavras de encerramento do Maj Brig Miguel serviram de provocação para a implementação das reformas pretendidas: "a maioria de nós vai morrer nesse sistema" foi uma forma contundente de demonstrar a relevância de discussões como essa. Os próprios profissionais da Saúde da FAB que participaram da sessão estão implicados, enquanto Beneficiários, na demanda da melhor qualidade possível dos serviços", afirmou o CAP QOMED DANIEL Lima Azevedo da CGABEG.

"Pude perceber o zelo dos palestrantes do Ciclo de Videoconferências em apresentar, aos Oficiais do Quadro de Saúde, não somente o Modelo de Gestão de Saúde atual, mas também prospectar os desafios futuros, que certamente demandarão planejamentos e ações, no sentido de buscar as melhores soluções para os usuários do SISAU. Quanto ao debate entre as OSA, do qual participei, é nítido que a DIRSA vem buscando uma interação bastante ágil, multicêntrica, se fazendo ouvir, ao mesmo tempo em que permite que as OSA troquem experiências entre si, o que certamente desperta o sentimento de pertencimento e propicia novas interações, prenúncio de uma saúde ainda mais moderna e pronta para o emprego”, destacou o TC REGALADO do ES-CG.

Esse evento foi gravado e será disponibilizado na página Intraer da DIRSA, além dos demais já disponibilizados e todo o material apresentado.

 

Data da publicação: 10/09/2020

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

 

Fim do conteúdo da página