No dia 13 de abril de 2020, militares da Subdivisão de Análises Clínicas do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) participaram de instrução sobre procedimentos de coleta de swab, nasofaringe e orofaringe, dos pacientes suspeitos de infecção pela COVID-19.
O treinamento foi oferecido pelas Enfermeiras do Serviço de Vigilância e Saúde Masao Goto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro: Mônica Valente da Rocha Oliveira e Aline de Lima Pereira. Elas orientaram sobre o processo e os cuidados de biossegurança a serem tomados durante a coleta de material biológico para a detecção da COVID-19 pelo teste laboratorial.
Por se tratar de uma instrução, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados não são os mesmos que no momento do atendimento, pois visam a preservação deste material para a prática com o paciente.
Os testes diagnósticos que estão sendo realizados no HAAF, inicialmente, são destinados aos trabalhadores de saúde que apresentarem sintomas, de acordo com as determinações do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Segundo a enfermeira, Adriana Viana Costa Porto: “o momento serviu não só para a capacitação, mas também para aproximar o contato entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o HAAF. E contribuiu para a comunicação e notificações de casos, inclusive das demais patologias”.
A Chefe da Divisão Farmacêutica do HAAF, Cap Farm Alexandra Vidal Pedinotti Zuma, ressaltou que: “A Divisão Farmacêutica busca a capacitação do seu efetivo para padronização dos procedimentos, respeitando a biossegurança dos profissionais e o ambiente, a fim de viabilizar um rápido diagnóstico”.
Fonte: Seção de Comunicação Social do HAAF
Edição: SCOM DIRSA
Publicado: 27 abr 2020
Redes Sociais