A Diretoria de Saúde da Aeronáutica celebrou o Dia Internacional da Mulher, com um café da manhã para todo o seu efetivo, no dia 09 de março. Para todas as mulheres da Organização Militar foram entregues rosas e bombons. O evento contou com a presença do Diretor de Saúde, Maj Brig Med José Luiz Ribeiro Miguel, e o Subdiretor de Logística e Saúde Operacional, Brig Med Júlio César da Gama Apolinário.
Foram proferidas palavras pela Subdiretora de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico-Hospitalar, Cel Med Carla Lyrio Martins, militar mais antiga do corpo feminino da FAB, além de ter sido, a primeira mulher a comandar uma Unidade da instituição: a Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes. Em suas palavras, a oficial enalteceu a importância da mulher no campo profissional e destacou que elas exercem papel igualitário, de forma corajosa e determinada nos dias atuais.
A Primeiro Sargento Jaqueline Pereira Gomes Espinosa, Auxiliar da Secretaria da Subdiretoria de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico-Hospitalar ressaltou: “Gostaria de parabenizar a equipe de coordenação do evento em homenagem ao Dia da Mulher, que na sua simplicidade trouxe a grandeza daquelas que, a cada dia, vêm ganhando o seu espaço. Foi uma linda reverência para as mulheres que vencem qualquer dificuldade com a força da delicadeza! Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquistas!”.
Para saber mais:
As pioneiras na Força Aérea Brasileira ingressaram em 1982, quando foram criados os quadros femininos de oficiais e de graduadas. A entrada de mulheres na Academia da Força Aérea (AFA) no Quadro de Oficiais Intendentes foi autorizada em 1995. Oito anos depois, em 2003, a AFA recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. Já na Escola de Especialistas de Aeronáutica, a primeira vez que ingressaram foi em 1998.
Texto: Comunicação Social da DIRSA
Publicado: 17 mar 2020
Redes Sociais