No dia 25 de outubro, a Diretoria de Saúde (DIRSA) realizou a Jornada Científica alusiva ao Dia do Médico abordando a Reestruturação da Assistência Médico-Hospitalar da Aeronáutica. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, e o evento contou com a presença dos Diretores e Oficiais das Organizações de Saúde (OSA) do Rio de Janeiro.
O Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro, Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas, iniciou a exposição científica com a palestra “O novo modelo de atenção à saúde”. Na sequência, o Tenente-Coronel Médico Luís Eduardo Teixeira de Macedo, Adjunto da Divisão de Medicina Integrada, apresentou as principais orientações do Programa de Assistência Integral à Saúde (PASIN). Por fim, o Capitão Médico Daniel Lima Azevedo, da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, discursou acerca das peculiaridades da atenção aos idosos na Força Aérea Brasileira.
A Capitão Ana Paula Jandre Boechat acrescentou que “Fomos agraciados com a brilhante palestra sobre a reestruturação no âmbito da saúde da Aeronáutica. Também foi importante compreender os critérios da atenção primária, dentro do SISAU, e perceber que os usuários receberão muitos benefícios a longo prazo. No final, fui surpreendida com a abordagem sobre envelhecimento.”
Após a exposição científica, foi realizada a solenidade de inauguração do auditório da DIRSA. O espaço, que se tornou referência para realização de jornadas e solenidades desta diretoria e das OSA subordinadas, homenageia a memória do Brigadeiro Médico Lauro Carneiro – célebre militar da Força Aérea Brasileira - falecido este ano. Na ocasião, o Diretor de Saúde ressaltou em suas palavras que “Muito embora seja comum realizarmos inaugurações e homenagearmos algumas pessoas em nossos cerimoniais militares, vejo-me diante de uma das tarefas mais difíceis de minha gestão. Por ter com ele convivido, sinto-me muito honrado em ter a oportunidade de presidir este grandioso momento”.
O evento contou com a participação de 150 militares das Unidades de Saúde do Rio de Janeiro e foi transmitido, em tempo real, para todas as Organizações do SISAU.
Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA.
Publicado 14 nov 2019
Redes Sociais