Nos dias 02 e 03 de setembro, a Diretoria de Saúde promoveu o Primeiro Curso de Capacitação para o Programa de Assistência Integral à Saúde (PASIN).
O PASIN é um programa de atenção primária com o objetivo de melhorar a saúde e a satisfação dos usuários, além de usar de forma racional os recursos do Sistema de Saúde (SISAU). O curso teve a finalidade de capacitar os profissionais, de padronizar condutas técnicas e de orientar quanto a necessidade de encaminhar para as especialidades médicas.
No primeiro dia, o Major-Brigadeiro José Luiz Ribeiro Miguel realizou a abertura do evento e enfatizou a importância do PASIN para o funcionamento do SISAU. Na sequência, o Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro apresentou o PASIN como eixo central da rede de atenção à saúde do SISAU. O Tenente-Coronel Médico Luís Eduardo Teixeira de Macedo discursou sobre o rastreamento, o estadiamento e a gestão das doenças crônicas no PASIN. No segundo dia, Oficiais-médicos de diversas especialidades apresentaram protocolos clínicos para encaminhamentos aos Médicos Especialistas.
O Tenente Coronel Luís Eduardo Teixeira de Macedo, Adjunto da Divisão de Medicina Integrada, ressaltou que “a capacitação foi bem avaliada pela Subdiretoria Técnica, visto que os resultados e os aproveitamentos foram muito satisfatórios. A qualidade dos instrutores superou a expectativa, os quais ainda se prontificaram para atuarem como consultores dos médicos de família. Os alunos demonstraram bastante interesse, além de ser perceptível que eles possuem uma formação técnica bastante sólida. O objetivo era estabelecer critérios de encaminhamento da atenção primária para secundária, conhecimentos essenciais para a constituição do Sistema de Saúde. O conteúdo será replicado pelos gestores regionais do PASIN nos Hospitais de área e, posteriormente, para as Organizações de Saúde subordinadas”.
O curso contou com a participação de 19 alunos representados por Médicos de Esquadrão; Médicos da Especialidade de Medicina de Família e Comunidade; Coordenadores Regionais do PASIN e Chefes das Divisões Médicas do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, do Hospital Central da Aeronáutica e do Hospital de Força Aérea do Galeão, todos no Rio de Janeiro.
Colaborou com o texto a Comunicação Social da DIRSA
Publicado: 13 setembro 2019
Redes Sociais