Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Missão de Evacuação Aeromédica leva esperança dos Andes ao Brasil
Início do conteúdo da página
 

Em uma missão de alto impacto e solidariedade, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) cumpriu com êxito uma Evacuação Aeromédica (EVAM) para trazer uma criança da cidade de La Paz, na Bolívia, até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A operação foi necessária devido à urgência de cuidados médicos, incluindo uma cirurgia cardíaca vital para a criança de 1 ano de idade.

Logo de início, a missão enfrentou grandes desafios, uma vez que os pilotos tiveram que superar as adversidades do maior aeroporto da América do Sul e o quinto mais alto do mundo, o Aeroporto Internacional de El Alto, na capital da Bolívia, exigindo uma operação restrita de pouso e decolagem. Com uma tripulação composta por seis militares do Esquadrão Onça e cinco membros da equipe médica do Grupo de Saúde de Campo Grande (GSAU-CG) e do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), uma UTI foi montada a bordo para garantir o transporte seguro e adequado da criança até o Rio de Janeiro.

 

O Comandante da aeronave, C-105 Amazonas, empregada na missão, Capitão Aviador Vitor Graeff Pilotto, falou sobre a responsabilidade de transportar pacientes em condições delicadas, aliada à destreza necessária para operar em um aeródromo de condições especiais, o que proporcionou um profundo orgulho para toda a tripulação. “Foi possível ver nos olhos do pequeno paciente e seus familiares o retrato da esperança que podemos proporcionar a eles, verdadeiramente gratificante. Estaremos sempre prontos onde o Brasil precisar. Lançar Suprir Resgatar! Onça! ”, exclamou.

Além disso, às vésperas do voo, a Chefe de Gabinete da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médica Ericka Rabello Galhardi visitou a aeronave equipada, demonstrando o compromisso e a atenção da alta gestão da saúde da Aeronáutica na missão humanitária.

 

A missão contou com apoio crucial do GSAU-CG e da coordenação do HCA. O auxílio do Adido Aeronáutico na Bolívia, Coronel Aviador Marcos Afonso De Carvalho Quintella, e do Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva foi essencial para o sucesso dessa operação humanitária.

A Major Médica do HCA, Ana Maria Da Trindade Castello Branco, relatou que essa missão ilustra sobremaneira o espírito de cooperação entre as Organizações Militares da FAB. “Mesmo com o desafio de 12 horas com o paciente a bordo, foi extremamente gratificante participar dessa enorme mobilização que envolveu um trabalho conjunto entre a equipe médica boliviana que atendeu o paciente na internação, adidos militares na Bolívia, UTI Aérea Brasília, GSAU-CG, Esquadrão Onça e HCA.", concluiu.

 

 

Créditos: 1º/15º GAV

Data da Publicação: 18/01/2024

Fim do conteúdo da página