Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor de Saúde participa de Cerimônia de Diplomação de 138 Oficiais do CAP1/2021
Início do conteúdo da página

 

Na última sexta-feira, 30/07, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky participou da Cerimônia Militar de Diplomação da Primeira Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica do ano de 2021 (CAP 1/2021), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

 

A Solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; do Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

 

A turma Abaquar é composta por 138 oficiais, incluindo três de Nações amigas: da Guatemala, do Panamá e da República Dominicana. O Capitão Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte destacou-se como o primeiro colocado do CAP 1/2021, recebendo das mãos do Major-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

 

Para o Major-Brigadeiro do Ar Reis, a Força Aérea possibilita momentos de reencontros constantes: “É uma felicidade muito especial para mim estar aqui nessa cerimônia, como Comandante do COMGEP. O curso da EAOAR nos dá um diferencial de conhecimento em gestão e liderança, que me deixou renovado em minha época. Acredito que para os senhores e senhoras será o mesmo, dessa vez mais atualizado. Em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, cumprimento-os pela vitória, pela conquista e, acima de tudo, pelo esforço de cada um. Façam sempre a escolha do caminho do bem. Desejo sucesso, foi um prazer enorme reencontrá-los!”, afirmou o Oficial-General.

 

Durante a Cerimônia, os alunos do CAP foram agraciados com uma mensagem enviada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Com o texto Liderança, escrito em 1917 pelo instrutor norte-americano Major C. A. Bach, o Comandante da Aeronáutica discursou sobre a arte da liderança aos oficiais: “(…) Somente no serviço militar, onde homens sacrificam livremente suas vidas por um ideal, onde anseiam sofrer e morrer pelo direito ou pela prevenção de um grande mal, é que se pode realizar a liderança em seu sentido mais desinteressado e exaltado. Por isso, quando falo em liderança, refiro-me à liderança militar. (…) A arte de comandar é uma composição de um certo número de qualidades. Entre as mais importantes, eu vos aportaríeis: autoconfiança, ascendência moral, espírito de sacrifício, paternalismo, lealdade, iniciativa, decisão, dignidade e coragem”.

 Finalizando a mensagem, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior acrescentou: “Tenho certeza de que a jornada não foi fácil, mas posso assegurar que os conhecimentos passados pelos instrutores do Casarão do Saber serão muito úteis nesta nova fase. Digo isso por experiência própria, uma vez que tenho o meu CAP, há exatos trinta anos, como um divisor de águas, não só em minha carreira, mas também em minha conduta de vida, entre outros aspectos, pelos ensinamentos relacionados à liderança”.

 

Data da publicação: 04/08/2021

Fim do conteúdo da página