Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRSA implementa Centro de Atenção Integral à Saúde no HARF
Início do conteúdo da página

 

 

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) recebeu, nos dias 26 e 27 de julho, a visita de uma comitiva da DIRSA liderada pelo Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar (SARAM) e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão (SDPOG), Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, para implementação do CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF).  A comitiva foi recepcionado pelo Comandante Interino do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e pelo Diretor do HARF, Coronel Médico Maurício Ribeiro Braga.

 

 

 

Na segunda-feira (26), o Brigadeiro Cloer ministrou palestra sobre a Reestruturação do SISAU ao efetivo da GUARNAE-RF e do HARF. Na terça-feira (27), o Oficial-General visitou às instalações do Hospital e finalizou a visita com o plantio de um ipê amarelo, árvore nativa do Brasil, como símbolo da nova fase da Saúde da Aeronáutica no HARF.

 

 

 

"Entendemos que o HARF é estratégico para o Sistema de Saúde da Aeronáutica, uma unidade histórica e central na região, alcançando desde a Bahia até o Ceará, com seus esquadrões de Saúde. Nas últimas décadas, enquanto a aviação se moldava a novas tecnologias e vetores, como o F-39 Gripen, a Saúde ainda permanecia baseada em uma estrutura elaborada durante o período da Segunda Guerra Mundial. Os avanços e as conquistas dos nossos antecessores são mantidos e aprimorados e, aquilo que precisa ser reestruturado, assim está sendo feito", explicou o Brigadeiro Cloer.

"É um prazer receber o Brigadeiro Cloer e sua equipe para a implantação dessas mudanças. Esse sistema é a porta de entrada ao HARF, e seu funcionamento garante o atendimento primário, o encaminhamento a especialistas e a devida reabilitação. O II COMAR está de portas abertas e busca sempre apoiar as Organizações de Saúde da Aeronáutica no Recife", comentou o Brigadeiro Cesar.

 

 

 

Durante a visita, também foi assinado um Pacto de Gestão entre o HARF e a DIRSA, alusivo ao processo de Reestruturação do SISAU. O Pacto visa estabelecer metas a serem cumpridas pela Organização de Saúde através de uma avaliação de desempenho da Gestão em Saúde. O foco é proporcionar um sistema de saúde de qualidade, sustentável, funcional e, sobretudo, resolutivo, percebido no contato ou cuidado prestado a cada beneficiário.

 

 

 

"O atendimento primário já estava em vias de implantação há algum tempo, mas ainda em sua fase embrionária. Ele foi alavancado em setembro de 2020, durante o Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e, agora, temos a grata satisfação de materializar a implantação do CAIS, visto que nosso principal objetivo é garantir a melhoria constante dos serviços prestados aos beneficiários”, disse o Coronel Braga, Diretor do Hospital.

 

 

O novo modelo conta ainda com o Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGHUse), um sistema informatizado que traz o prontuário eletrônico do paciente integrado a toda a Rede de Assistência e ao Sistema de Informações Gerenciais de Pessoal (SIGPES), permitindo o acesso imediato a todos os dados médicos e odontológicos do beneficiário, em qualquer lugar do SISAU, conferindo um atendimento mais ágil e assertivo. A solicitação de exames e o encaminhamento para as especialidades serão feitos pelo médico, por meio desse sistema, sem que o paciente tenha que fazer qualquer outro procedimento ou enfrente filas. Outra inovação é a Telemedicina, que já está implantada em diversos hospitais da FAB, permitindo que as consultas ocorram por meio de videoconferência.

 

"São quatro níveis estabelecidos no novo modelo de gestão: Macro, o COMGEP; Meso, a DIRSA; Micro, a Organização de Saúde; e Nano, que se trata do própria equipe de serviço de atendimento - e é deste último que vêm os melhores resultados, a melhor experiência do paciente em contato com os senhores e as senhoras. Cuidando de toda a Família da Força Aérea, chegaremos às melhores condições de saúde da população, o que vai impactar na sustentabilidade, resultando na racionalização dos nossos gastos e despesas, e nos permitindo investir naquilo que é mais importante. E isso só é possível com o engajamento de todos incluídos neste ciclo", finalizou o Brigadeiro Cloer, se dirigindo ao efetivo do HARF.

 

Data de publicação: 02/08/2021

Fim do conteúdo da página