Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Arraiá Solidário do Banco de Sangue do HAAF registra aumento de 700% nas doações
Início do conteúdo da página

 

 

 

Com o objetivo de aumentar o número de doações no Banco de Sangue, o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) realizou, no período de 05 e 09 de julho, o evento ‘‘Arraiá Solidário’’.

 

Os voluntários que compareceram ao HAAF para realizar sua doação foram recebidos com decoração e pratos típicos juninos, como forma de celebrar esse gesto de solidariedade e amor ao próximo.

 

 

 

 

 

 

De acordo com o 1º Tenente Felipe José Abade Rosa, Assistente do Banco de Sangue do HAAF, o evento atraiu um número sete vezes maior de doadores em relação à quantidade de voluntários em semanas comuns, o que é de suma importância para a manutenção dos estoques, que registraram queda neste período de Pandemia. Segundo o médico, a doação dura cerca de 12 minutos e uma única bolsa de sangue é capaz de salvar pelo menos 4 vidas. “Muitas vezes procuramos atitudes para mudar a vida de alguém ou fazer algo extraordinário, mas esquecemos de um ato simples e muito importante que é a doação, podendo salvar e transformar a vida de uma pessoa e de todos os seus familiares”, comentou o Oficial.

 

 

 

O 2º Sargento Cleiton Coutinho Macário, voluntário que participou da ação, destacou sua satisfação: “Doar sangue pra mim é uma ação solidária muito gratificante, pois ajuda realmente a quem precisa. A equipe do banco de sangue conseguiu organizar tudo com bastante dedicação. Foi muito satisfatório doar sangue mais uma vez e comer aquele lanche caprichado no final. Parabenizo a todos pelo empenho”.

 

 

 

 

A Coronel Luci Alcione Apocalypse da Cunha, Diretora do HAAF, registrou seu agradecimento: “Obrigado a todos pelas doações recebidas com muito amor e carinho em nosso ‘‘Arraiá Solidário’’. Dar um sentido à vida é uma necessidade humana e quando esse sentido envolve um ideal coletivo, grandes e belos frutos podem ser colhidos. Nós cuidamos dos nossos”, declarou a Diretora do Hospital.

 

 

 

 

 

Para doar sangue é necessário:


Estar em boas condições de saúde;

 

Ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Pesar no mínimo 50Kg;

 

Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

 

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte);

 

Doadores que estiverem resfriados ou que apresentarem sintomas parecidos com os da gripe não devem ir ao hemocentro.

 

 

Data de Publicação:13/07/2021

 

 

 

Fim do conteúdo da página