Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HACO lança a Campanha “Desafio Sorriso’’ e incentiva a higiene oral em crianças
Início do conteúdo da página

 

 

A Divisão Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) implementou, junto ao Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), o projeto ‘Desafio Sorriso’, com o objetivo de estimular a higiene oral do público infantil.

 

 

O Desafio Sorriso é direcionado a crianças de 4 a 8 anos, beneficiárias do Sistema de Saúde da Aeronáutica. Segundo a Adjunto da Seção de Odontopediatria da Divisão Odontológica, Tenente Dentista Cláudia Brito Azevedo, “é um projeto de longo prazo idealizado para a faixa etária onde ocorre a erupção dos primeiros dentes permanentes”. Portanto, além da duração de quatro semanas da atividade, a criança recebe um acompanhamento periódico ao longo de 5 anos.

 

 

Como funciona o Desafio:

Durante a consulta odontológica no CAIS, a criança recebe orientação de higiene oral, e, então, é convidada a participar da atividade. Nesse momento, é entregue um envelope contendo o cartão de marcação com as instruções e espaço para assinatura, como forma de firmar um compromisso entre a família e o dentista.

 

       

Cartela do Desafio Sorriso

A criança deve, após realizar a higiene bucal, ter sua cavidade oral inspecionada por um responsável, duas vezes ao dia. Para cada “limpeza satisfatória”, a criança e o responsável colarão um adesivo na cartela.

 

Como motivação pela prática de bons hábitos, a criança que completar a pontuação mínima proposta no Desafio Sorriso recebe uma recompensa. São entregues uma carta patente (certificado), um distintivo e, então, realizada uma foto a ser afixada no mural do Espaço Kids da Divisão Odontológica.

 

Com a intenção de aculturação do projeto ao militarismo, cada distintivo representa um posto que faz alusão à carreira militar. Os pequenos recebem como prêmio inicial um certificado denominado “carta patente”, representativo ao posto de Soldado, e, aceitando participar de novos desafios, podem ser promovidos até o posto de Coronel.

    

    

Carta Patente

 

O nosso objetivo é estimular as crianças para que desenvolvam o autocuidado relacionado à higiene oral e, dessa forma, que possam adquirir um hábito a ser levado para a vida adulta. O Desafio Sorriso é sedimentado em motivação e em recompensa, ideais para intervenções na Atenção Primária em Saúde, que demandam baixa tecnologia e muita criatividade”, explica a Tenente Dentista Renata Germano Gomes Ferreira Maluf, adjunto da Seção de Odontologia Preventiva.

 

Primeiro Paciente do Desafio Sorriso

 

       

Recompensa por completar o Desafio

 

O Desafio também tem como missão conscientizar os responsáveis da sua importância como coparticipantes na prevenção da cárie dentária. Segundo a Tenente Dentista Kathrein Tapia da Silva Garcez, Chefe da Seção de Odontologia Preventiva, “apesar do público-alvo serem crianças de 04 a 08 anos, toda a família recebe um estímulo indireto de melhorar os cuidados preventivos com a cavidade oral. Desse modo, o programa engaja a família de forma continuada, reforçando periodicamente os hábitos preventivos adquiridos.”

 

Comprometimento Familiar

 

Segundo o Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica do HACO, “a atenção primária em saúde vem ganhando destaque no novo modelo de cuidado do Sistema de Saúde da Aeronáutica. Historicamente, a Odontologia priorizou o modelo de atendimento clínico, em detrimento aos métodos de prevenção individuais e coletivos. Há muitas ações de saúde bucal que podem e devem ser implementadas no CAIS, cuja proposta é oferecer acolhimento, promoção e prevenção de saúde.”

 

O Diretor do HACO, Coronel Médico Edison Cássio Aguirre de Souza, ressalta que “o projeto pode ser extrapolado do âmbito do HACO para todo o SISAU, tendo em vista a peculiaridade das transferências militares. Dessa forma, a criança poderá participar de todos os desafios ao longo do período previsto, independentemente da localidade onde for atendida.” E completa, “com o registro no prontuário eletrônico, o histórico do paciente fica disponível para todos os profissionais da saúde do SISAU, o que promove a continuidade do cuidado.”

 

       

Adesão do Paciente ao Projeto

 

Para saber mais:

A Divisão Odontológica do HACO tem atuado de forma alinhada à Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica, cuja DCA 11-126 foi aprovada em novembro de 2019, pelo Comandante-Geral do Pessoal.

O planejamento e execução dos projetos desenvolvidos pela Divisão Odontológica agrupam criatividade e tecnologia adequadas à Atenção Primária de Saúde como forma de aumentar a interação do beneficiário com o profissional, ao mesmo tempo que educam e estimulam o autocuidado.

 

Data de Publicação:12/07/2021

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página