Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Divisão Odontológica do HACO inova com Raio-X Digital
Início do conteúdo da página

 Demonstração prática para o Chefe da DO, Chefe Adjunto e efetivo.

 

Buscando maior praticidade nos atendimentos e o bem-estar dos pacientes, a Divisão Odontológica do Hospital de Aeronáutica de Canoas (DO/HACO) segue inovando. No mês de maio, a DO recebeu scanners para visualização das radiografias digitais, o que representa um avanço do HACO frente à modernização da Odontologia no processo de obtenção de imagens.

A equipe de Dentistas do Hospital recebeu as instruções para o manuseio dos equipamentos, aquisição e edição das imagens, ministrada pela Tenente QOCON Isadora Follak, especialista em Radiologia Odontológica. “Para se obter uma imagem digital é necessário o uso dos equipamentos convencionais, entretanto, o filme e o processamento são substituídos por sensores e um computador. Através de um software com recursos específicos, o cirurgião-dentista consegue trabalhar a imagem no computador de forma detalhada, auxiliando no diagnóstico de lesões ósseas e dentárias”, explica a Tenente.

 

Orientação do uso do Software para o efetivo.

As vantagens do novo método consistem em: ausência de processamento químico com soluções poluentes ao meio ambiente; redução da exposição do paciente ao raio-X, uma vez que o sistema digital requer entre 5% e 50% da dose necessária nas tomadas radiográficas convencionais; diminuição do tempo de atendimento; redução do número de repetições que ocorrem devido a falhas no processo; eliminação do custo de filmes e de soluções processadoras e melhor interpretação das imagens.

Para saber mais:

A DO/HACO se insere na contextualização da visão do HACO: ser reconhecido pela excelência em ações de promoção à saúde em todos os níveis – preventivo, assistencial e de campanha - tanto no âmbito do SISAU, quanto externamente.

Data da publicação: 08/06/2021

 

Fim do conteúdo da página