Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > LAQFA completa 50 anos e inaugura Sala Histórica
Início do conteúdo da página

 

No dia 21 de maio, o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) completou 50 anos de existência. Para celebrar o cinquentenário da Unidade, foram realizadas palestras sobre os temas “A relevância da inovação e da transferência de conhecimentos na farmácia” e “LAQFA: Manipulação, Indústria e Logística Farmacêutica”, transmitidas por videoconferência para todo o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

 

 

O Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky abriu o evento, acompanhado do Subdiretor de Logística, Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinario, do Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulaçãoda Assistência Médico-Hospitalar e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão, Brigadeiro Médico CloerVescia Alves, e da Subdiretora de Saúde Operacional, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins.

 

 

Em seu discurso de abertura, o Diretor de Saúde ressaltou as realizações do Laboratório ao longo dos 50 anos, não apenas na Força Aérea, mas em todo Território Brasileiro. O Brigadeiro destacou osmarcos que contribuíram para esta história de sucesso, desde o início da produção de insulina em maio de 1977 até os fatos mais recentes, com as ações de enfrentamento à COVID-19.

 

Após as palestras, a Diretora do LAQFA, Coronel Farmacêutica Andreia, inaugurou a Sala Histórica, intitulada: “LAQFA – meio século de história”.O espaço conta com uma linha do tempo contando as realizações mais importantes do laboratório ao longo dos 50 anos, além de itens que retratam a trajetória do laboratório, como uma de suas primeiras compressoras, a “Pica-pau”, que recebe este nome pelo movimento de batidas que realiza sequencialmente, fabricando um comprimido por ciclo.

 

 

 

 

         

 

“Desde sua criação, o LAQFA é movido por um imenso senso de comprometimento com a saúde dos beneficiários do SISAU e da população brasileira.  Agradeço e parabenizo o efetivo do LAQFA pelo empenho, dedicação e compromisso com nossa missão!’’, comenta a Coronel Andreia.

 

Sobre o LAQFA:

O Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica – LAQFA, localizado no Rio de Janeiro, foi criado em 1971. É uma Organização de Saúde da Força Aérea que tem como missão desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e produtos químicos para atender ao Comando da Aeronáutica e ao sistema público de saúde promovendo qualidade de vida.

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 27/05/2021

 

 

 

Fim do conteúdo da página