Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inovação na sala de espera da Divisão Odontológica do HACO
Início do conteúdo da página

 

No mês de maio, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) implementou uma série de iniciativas inovadoras na Divisão Odontológica do Hospital, visando a promoção em saúde.

A sala de espera da Divisão Odontológica conta, atualmente, com uma Mesa Demonstrativa, um Mural de Fotos e uma TV Educativa, proporcionando aos beneficiários um ambiente interativo, acolhedor e educativo, ideal para adquirir conhecimento, fortalecer valores e desenvolver hábitos saudáveis.

 

 

Para a Aspirante Dentista Carina Lantmann Cabreira Daudt, Assistente da Seção de Clínica Geral Odontológica, “Há um grande fluxo de pacientes na sala de espera, permitindo que as ações de promoção e prevenção sejam amplamente difundidas, sendo um local extremamente propício para orientação dos pacientes no âmbito da Atenção Primária em Saúde.”

 

TV Educativa aborda temas desde o público infantil até idosos

 

O conteúdo transmitido pela TV Educativa conta com mais de 60 vídeos, desde desenhos animados até vídeos elaborados pela própria DO, abordando temas diversos como: higiene e saúde bucal da gestante, do bebê, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

A beneficiária Liliana Stys aproveitou o momento de espera para conversar com seu filho João Stys, de 05 anos, sobre a importância da escovação dentária, enquanto este era envolvido pelo material educativo exibido na TV.

 

 

Além da TV Educativa, a Mesa Demonstrativa e o Mural de Fotos conferem à sala de espera um local para desenvolvimento de saberes. O projeto fortalece a promoção em saúde, pois auxilia pacientes e profissionais no processo de cuidado e contribui para que os indivíduos se tornem protagonistas no desenvolvimento de hábitos saudáveis, na prevenção e no tratamento de doenças. Além dos benefícios descritos, as intervenções propostas também auxiliam no controle não farmacológico da ansiedade, promovendo bem-estar do paciente. Enquanto aguardava a consulta odontológica, a beneficiária Elissandra da Silveira assistia atenta à televisão e afirmou: “recebi informações interessantes sobre a saúde bucal, me distraí e não fiquei ansiosa para o procedimento odontológico”.

 

 

O Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica, destaca a importância dessas iniciativas: “As ações de prevenção e promoção a saúde são necessárias para reorganizar os Sistemas de Saúde e diminuir custos com os tratamentos. Modelos de saúde centrados somente em procedimentos clínico-cirúrgicos se mostram onerosos e ineficazes em atingir o conceito ampliado em saúde. Portanto, ações de inovação como a reestruturação da sala de espera da DO são essenciais para produzir uma saúde de qualidade com economia de recursos”.

 

Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da DO.

 

 

Para saber mais:

A DCA 11-126, que trata da Reestruturação do SISAU, foi aprovada em novembro de 2019, pelo Comandante-Geral do Pessoal. A implantação dos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), nas Organizações de Saúde da Aeronáutica, é a estratégia da Diretoria de Saúde (DIRSA) para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no âmbito do SISAU, que reorienta o CAIS para ser a principal porta de entrada para a atenção em saúde.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HACO

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 21/05/2021

Fim do conteúdo da página