Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HACO comemora o Dia da Enfermagem com Jornada Científica
Início do conteúdo da página

 

Nos dias 11 e 12 de maio, ocorreu, no Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), a VIII Jornada de Atenção Integral à Saúde, em formato híbrido, com transmissão para todo o SISAU, pela internet e intranet. A iniciativa teve como objetivo celebrar o Dia da Enfermagem, comemorado em 12 de maio. Esta importante data é celebrada mundialmente desde 1965, em homenagem a Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou conhecida pelo pioneirismo no tratamento de feridos de Guerra.

A abertura do cerimonial foi conduzida pelo Brigadeiro Médico Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-hospitalar (SARAM) e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da DIRSA (SDPOG), Cloer Vescia Alves. Estiveram presentes o Coronel Médico Edison Cássio Aguirre de Souza, Diretor do HACO, e o Coronel Roberto Carlos Fernandes, Subcomandante do Comando Aéreo Sul.

O Oficial General Brigadeiro Médico Cloer proferiu a palestra intitulada “Coordenação do Cuidado” e falou sobre a implantação do novo modelo assistencial em saúde na Força Aérea Brasileira: “O profissional da Enfermagem é peça chave nesse modelo, pois tem mais potencial e compreensão do que é holístico para os nossos pacientes e atua como um Coordenador de Cuidado, articulando as ações de forma contínua e global”, destacou o Brigadeiro.

 

 

Na sequência, em transmissão online da DIRSA, as Segundo-Tenentes Enfermeiras Caroline dos Santos Marques de Carvalho e Luana Pereira dos Santos explanaram sobre os diferentes níveis de atenção em saúde, no âmbito da Reestruturação do SISAU. Ao encerrar sua palestra, a Tenente Luana Santos afirmou que o enfermeiro precisa desenvolver habilidades de gestão, tornando-se capaz de organizar sua unidade, coordenar os profissionais que nela atuam e controlar os processos estabelecidos.

O ciclo de palestras encerrou-se com homenagens aos referidos profissionais de saúde do HACO. O Diretor do HACO, Coronel Aguirre, presenteou a Subdivisão de Enfermagem com um pergaminho inglês emoldurado, contendo um manual de fundamentos clínicos, escrito por Florence Nightingale, em 1860. Sobre a homenagem, a Chefe da Enfermagem, Tenente Patrícia Eller, disse: “A VIII Jornada de Atenção Integral à Saúde é uma forma de reconhecimento e valorização dos profissionais que zelam pela qualidade dos serviços prestados, atuando em tempo integral na linha de frente, girando as engrenagens do nosso Hospital”.

 

 

Ao finalizar o primeiro dia da Jornada, o Coronel Aguirre enfatizou a importância da atuação exemplar da especialidade no HACO em tempos de pandemia, e da contribuição para o funcionamento do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HACO

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 12/05/2021

Fim do conteúdo da página