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Página inicial > Notícias > VOCÊ CONHECE O SERVIÇO DE CUIDADO FARMACÊUTICO AO BENEFICIÁRIO?
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Medicamentos quando tomados de maneira inadequada podem causar prejuízos à saúde, indo em direção contrária ao seu papel terapêutico. A falta de adesão à terapia medicamentosa também é considerada uma barreira para o controle das doenças crônicas, estando diretamente relacionada à ocorrência de eventos adversos e à falha terapêutica.

 

Conheça o Serviço de Cuidado Farmacêutico ao Beneficiário do HCA.

Desde 2014, o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) oferece o Serviço de Cuidado Farmacêutico ao Beneficiário, onde o farmacêutico interage diretamente com o paciente, dando orientações e esclarecendo dúvidas, com o objetivo de reduzir qualquer problema relacionados ao uso de medicamentos.

Com a implantação do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) no HCA, o farmacêutico passou a atuar junto à uma equipe multidisciplinar, visando um cuidado integral e personalizado do paciente, possibilitando assim o alcance de melhores resultados nos tratamentos, assim como a prevenção em saúde.

 

 

Que pacientes se bene­ficiam do Serviço de Cuidado Farmacêutico?

O público alvo são aqueles com maior risco de sofrer danos ligados ao uso de medicamentos, tais como:

a) Beneficiários que utilizam vários medicamentos simultaneamente (principalmente cinco ou mais medicamentos diferentes por dia);

b) Beneficiários com problemas de adesão aos medicamentos;

c) Beneficiários que possuem prescrições de medicamentos de dois ou mais médicos diferentes no mesmo ano (quanto maior o número de médicos diferentes, maior o risco);

d) Beneficiários que tratam várias doenças ou problemas de saúde simultaneamente.

 

Como funciona o Serviço de Cuidado Farmacêutico desenvolvido no HCA?

O atendimento é totalmente gratuito. Poderá ser realizado após o encaminhamento pelos médicos e enfermeiros do CAIS, ou mesmo pela procura direta do beneficiário pelo farmacêutico.

O paciente irá esclarecer suas dúvidas quanto ao uso correto dos medicamentos e, posteriormente, retornar para acompanhamento e reavaliação.

Sempre que necessário, o farmacêutico entrará em contato com o médico assistente ou outro profissional de saúde para otimizar o tratamento, buscando melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Onde é realizado o atendimento no HCA?

O atendimento é realizado no consultório farmacêutico, localizado na Unidade de Pacientes Externos - UPE - Sala 410.

As consultas são realizadas às terças, quintas e sextas-feiras, das 07 h às 12 h 30 minutos.melhores resultados nos tratamentos, assim como a prevenção em saúde.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HCA

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 11/05/2021

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