Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIRSA promove Curso de Aperfeiçoamento e Atenção Integral à Saúde (CAAIS)
Início do conteúdo da página

 

No dia 14 de abril, a Diretoria de Saúde promoveu a primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento e Atenção Integral à Saúde (CAAIS). O curso é voltado para a capacitação dos profissionais da área da Saúde da Aeronáutica que irão atuar no CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde), de forma direta e/ou indireta, a fim de melhorar a satisfação dos beneficiários e otimizar a utilização dos recursos do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

A aula inaugural foi aberta pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky e abordou os temas “Sistema de Saúde – Panorama Mundial” e “Introdução à Atenção Integral à Saúde”. Em seguida, foi ministrada pelo Subdiretor de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-Hospitalar e Subdiretor de Planejamento, Orçamento e Gestão, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves.

 

 

A Suboficial Simone, Auxiliar da Subdivisão de Gestão de Redes e aluna da primeira turma, comentou:A capacitação do efetivo da saúde é de vital importância, pois ao compreendermos o novo conceito em saúde que o CAIS traz, poderemos contribuir de forma mais efetiva com o processo de reestruturação do SISAU”.

 A Tenente Dentista Pimentel, Adjunto 04 da Subdivisão de Atenção Primária e Coordenadora do Curso, destacou a relevância da iniciativa: ''Todo conteúdo proposto vai ao encontro da Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica e traz à luz do conhecimento temas importantes sobre Atenção Primária à Saúde''.

 

 

 

O Curso ocorrerá on line, toda quarta-feira, até Outubro de 2021. Cada aula terá um profissional do SISAU ministrando um tema diferente. O objetivo é de que novas turmas sejam iniciadas a cada dois meses. Espera-se que ao longo de 2021, com a formação de 50 profissionais em cada turma, um total de 300 profissionais sejam capacitados para atuar no CAIS e possam disseminar o conhecimento adquirido.

O evento contou com a participação de 52 ouvintes representados pelo efetivo da SARAM e por alunos inscritos pelas Organizações de Saúde da Aeronáutica. O acesso às aulas é feito através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, na modalidade à distância, confeccionado em parceria com o Centro de Educação à Distância da Força Aérea (CEAD/UNIFA).

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Data de publicação: 04/05/2021

Fim do conteúdo da página