Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Militar do HFASP coordena os serviços de saúde na Operação Acolhida
Início do conteúdo da página

 

O Tenente-Coronel Médico Fabio Amadeu Reis Da Silva, pertencente ao efetivo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), participa da Operação Acolhida como Coordenador da Saúde desde 09 de fevereiro de 2021.

 

 

A Operação Acolhida, criada em 2018 para receber com dignidade os migrantes e refugiados que chegam ao Brasil a partir da fronteira com a Venezuela, atua na recepção, registro, abrigamento e interiorização desta população de alta vulnerabilidade social. Trata-se de uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com a participação das Forças Armadas e o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil.

 

         

 

O Núcleo de Saúde da Acolhida (NSA), que presta serviços de atenção à saúde primária e secundária aos refugiados venezuelanos nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, complementa o Sistema Municipal de Saúde e está integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O NSA é coordenado pelo Tenente-Coronel Fabio Amadeu até o dia 16 deste mês, que comentou sobre a experiência de participar dessa Operação, já em tom de despedida: “Acordar todos os dias e participar de uma rotina de ajuda humanitária faz qualquer pessoa pensar e refletir alguns valores. Assim é a vida na Operação Acolhida. Trabalhamos com a motivação de fazer o bem, oferecendo a esperança de uma vida digna aos necessitados. Sei que não consegui ajudar a todos aqui em Boa Vista e em Pacaraima, mais saio da missão com a alma lavada e com a plena convicção do dever cumprido, elevando o nome da FAB e em especial do HFASP, sempre com orgulho e determinação”.

 

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HFASP

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 13/04/2021

Fim do conteúdo da página