Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIVISÃO ODONTOLÓGICA DO HACO APRIMORA SUA SALA DE ESPERA
Início do conteúdo da página

 

No dia 1º de março de 2021, a Divisão Odontológica (DO) do HACO implementou um novo projeto de Atenção Básica à Saúde, a Mesa Demonstrativa com dispositivos e materiais utilizados na higiene bucal.

Instalada na Sala de Espera da DO, a mesa demonstrativa apresenta o que há de mais atual no assunto higiene bucal: fios e fitas dentais, escovas adultas, infantil e elétricas, escovas unitufo e interdentais, fios em forquilhas, passa-fio, dentre outros. Atenta às tecnologias digitais, oferece, ainda, um QR Code que possibilita a abertura de vídeos educativos relacionados ao conteúdo”, destaca a Chefe da Seção de Odontologia Preventiva do HACO, 1º Tenente Dentista Kathrein Tapia da Silva Garcez.

 

QR Code da Mesa demonstrativa

 

Para o 1º Tenente Dentista Rafael de Medeiros Vidal, Adjunto da Seção de Periodontia, o projeto é de longo prazo, e complementa: “Durante o ano, os temas serão modificados a cada 45 dias e abordarão diversos assuntos propostos pela Divisão Odontológica: 01.Dispositivos e materiais utilizados na higiene; 02. Próteses e Aparelhos Ortodônticos; 03. Doenças Periodontais/Gengivais; 04. Relação tabaco e diabetes com a Doença Periodontal; 05. Câncer bucal (fatores predisponentes); 06. Odontopediatria; 07. Traumatismos; e 08. Alimentos saudáveis e alimentos com açúcar.”

 

     Mesa Demonstrativa com materiais de Higiene Bucal

Dentro das atividades do CAIS, a Divisão Odontológica do HACO desenvolveu a construção de material educativo voltado à promoção e manutenção da saúde bucal e à prevenção das principais doenças bucais, além da mesa demonstrativa como um recurso lúdico e de fácil compreensão ao público-alvo”, explica o Coronel Dentista Carlos Eduardo Caneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica.

O 1º Tenente Dentista Lucas Hörlle ressalta a importância do aprendizado e que este é uma via de mão dupla: “Além do aprendizado passivo, tendo em vista o local em que a mesa se encontra, os beneficiários poderão ter uma relação direta com ela e, a partir disso, o Oficial Dentista terá a possibilidade de abordar um ou mais pacientes e explanar sobre o tema exposto, além de tirar dúvidas que surgirão”.

 

 

Foi o que ocorreu no dia 02 de março do corrente ano com um de nossos beneficiários da saúde, Ten Cel R1 Luiz Alberto Karolczak. O veterano surpreendeu-se positivamente com a ação, enquanto aguardava na sala de espera para ser atendido. Além de demonstrar interesse pelo que o projeto poderia oferecer, relatou que a condição odontológica de sua geração teria sido diferente, caso houvesse promoções de saúde como a que está sendo realizada.

Para a 1º Ten Dent Renata Germano, Adjunto da Seção de Odontologia Preventiva, além dos objetivos já mencionados, a mesa também propõe uma inversão na direção da consulta, ou seja, o paciente é quem irá trazer a demanda conforme sua curiosidade e sua compreensão do que está sendo visualizado. “Acredito ser uma quebra de paradigma em que a consulta se dará ‘extra-cadeira’, melhorando o entendimento do paciente quanto ao autocuidado, bem como fortalecendo o seu protagonismo e o seu empoderamento”.

 

 

 

Para saber mais:

A DCA 11-126, que trata da Reestruturação do SISAU, foi aprovada em novembro de 2019 pelo Comandante-Geral do Pessoal.

A implantação dos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) nas Organizações de Saúde da Aeronáutica é a estratégia da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no âmbito do SISAU.

O projeto, inserido diretamente nas atividades do CAIS, objetiva a prevenção de doenças bucais e promoção de saúde para os nossos beneficiários.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HACO

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Data de publicação: 12/04/2021

Fim do conteúdo da página