Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HFASP realiza campanha de Doação de Sangue
Início do conteúdo da página

 

Na quarta-feira (31/3/2021), o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) organizou uma campanha de Doação de Sangue, coordenada pelo Major Médico Rafael Collet, Chefe da Seção de Hemoterapia do Hospital.

Devido à pandemia, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente, e em alguns hemocentros do país a situação é bastante crítica. Segundo o Ministério da Saúde, houve uma redução de doadores entre 15% a 20% em 2020. A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar e é preciso contar com a generosidade da população para manter em níveis adequados os estoques nos hemocentros.

Diante dessa situação, cento e vinte militares e civis, em uma demonstração de solidariedade e altruísmo, doaram sangue e ajudaram a salvar vidas.

 

         

 

As bolsas de sangue coletadas foram destinadas para a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

O Diretor Interino do HFASP, Coronel Médico Alexandre de Araújo Melo foi o primeiro a doar sangue e ressaltou a importância da ação “Como instituição de saúde, temos um relevante papel no incentivo e na conscientização das pessoas para o valor da doação de sangue”.

 

 

Iniciativas como essas possibilitam a captação de novos doadores, como foi o caso da Sargento Amanda França Santos Silva, pertencente ao efetivo do HFASP, que doou sangue pela primeira vez e falou sobre o sentimento de participar do evento: “É gratificante pensar que estamos ajudando muitas pessoas que precisam nesse momento de pandemia. É hora de termos empatia e cuidado com o próximo.”

Essa ação faz parte da Campanha de Doação de Sangue do programa Pátria Voluntária, em parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Defesa.

Paralelamente à campanha, há um cadastro de doadores voluntários do HFASP. Os interessados em participar dessa lista de doadores, devem procurar a Seção de Hemoterapia pelo telefone (11) 2224-7161.

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HFASP

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Publicado em: 07/04/2021

Fim do conteúdo da página