Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DIVISÃO ODONTOLÓGICA DO HACO REALIZA VIDEOCONFERÊNCIA COM OS ESQUADRÕES SUBORDINADOS
Início do conteúdo da página

 

No dia 25 de fevereiro de 2021, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) iniciou a implementação do serviço de Odontologia nos Centros de Atenção Integral de Saúde (CAIS) dos Esquadrões de Saúde de Curitiba (ES-CT), de Florianópolis (ES-FL) e de Santa Maria (ES-SM). A reunião inaugural, por videoconferência, teve por objetivo apresentar conceitos, filosofias e, especialmente, as ações já implementadas pela Divisão Odontológica do HACO.

Coordenada pelo Capitão Dentista Ramiro Borba Porto, responsável pela implementação do projeto nos Esquadrões Subordinados, a reunião foi, ainda, a oportunidade de identificar e de conhecer os facilitadores do projeto em cada localidade. “No último 02 de dezembro, a Odontologia passou a fazer parte do CAIS do HACO. Os resultados colhidos até agora demonstram que a inclusão de um Oficial Dentista na equipe do CAIS tem trazido melhora no acolhimento e no percurso assistencial do paciente na atenção primária em saúde. Agora é a hora de compartilhar o que já implementamos com outras localidades”, ressalta o Capitão Ramiro.

 

 

O Major Dentista Edivaldo Vaz De Andrade, Chefe da Seção de Odontologia do ES-CT, ressaltou que “a mudança no perfil epidemiológico dos nossos beneficiários, com melhora dos níveis e indicadores de saúde somente serão alcançados se privilegiarmos os conceitos preventivos de saúde, em detrimento à tradicional mecânica restauradora.”

Para o Capitão Dentista Marcus Vinicius Fioravanti Vaucher, Chefe da Seção de Odontologia do ES-SM, “o compartilhamento da expertise do HACO na integração da Odontologia no CAIS acelerará a implantação do projeto aqui em Santa Maria. O desenvolvimento do manual de implementação, com as práticas já desenvolvidas em Canoas, demonstra o amadurecimento do projeto e aumenta a nossa responsabilidade com a tarefa a ser executada.”

 

 

Com o intuito de sedimentar e de apoiar as ações a serem desenvolvidas, o Coronel Dentista Carlos Eduardo Carneiro Xavier, Chefe da Divisão Odontológica do HACO, realizará visita técnica às Seções de Odontologia dos Esquadrões de Saúde subordinados. “Estar presente em nossos Esquadrões é um modo de diminuir as distâncias e de estreitar os laços com os profissionais da Odontologia. A visita técnica aos Esquadrões de Saúde subordinados possibilita entender as singularidades de cada localidade e, ainda, customizar o projeto à realidade local. Dessa forma, o entendimento da filosofia e dos motivos de tal empreitada, que prioriza a Atenção Primária em Saúde, tem maior aceitação e facilitada implementação.

 

 

Para saber mais:

Em novembro de 2019, o Comandante-Geral do Pessoal aprovou a DCA 11-126, que trata da Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

A implantação dos Centros de Atenção Integral à Saúde nas Organizações de Saúde da Aeronáutica é a estratégia da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde no âmbito do SISAU.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social do HACO

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Data de publicação: 22/03/2021

Fim do conteúdo da página