Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cerimônia marca Inauguração das Novas Instalações da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont
Início do conteúdo da página

 

A Solenidade realizada no dia 05 de março de 2021, no Rio de Janeiro (RJ), marcou a Inauguração das Novas Instalações da Odontoclínica de Aeronáutica Santos Dumont (OASD).

O evento contou com a participação do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, que presidiu a cerimônia, do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues e do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, que foram recebidos pelo Diretor da Odontoclínica de Aeronáutica Santos-Dumont, Coronel Dentista André Luís Machado Soares. A cerimônia foi prestigiada por Oficiais-Generais da Aeronáutica, Eternos Diretores da OASD, Diretores das Unidades de Saúde e Chefes das Divisões Odontológicas do Rio de Janeiro.

 

 

Inaugurada em 1986, a OASD ocupava apenas o Segundo Andar do Prédio da antiga Seção Mobilizadora dentro do III COMAR e era composta por 8 consultórios e 1 laboratório de prótese. Ao longo desses 34 anos, passou por grandes transformações, incluindo uma grande obra de ampliação em 2007, alcançando o número de 21 consultórios, a aquisição da Unidade Móvel Odontológica (UMO) em 2009, que possibilitou a implementação da Odontologia Operacional e a separação da parte administrativa em 2018, consolidando um total de 28 consultórios.

Ao assumir a Direção da OASD, em 2019, o Coronel Dentista André Soares procurou dar continuidade ao planejamento existente e focar na melhoria da segurança das instalações, na busca incessante pela qualidade do atendimento, na acessibilidade de forma inclusiva e humanizada para os beneficiários e no aprimoramento dos processos de gestão focado em projetos viáveis futuros.

 

 

No ano em que completa 35 anos, a Unidade conta com 129 militares, dentre estes, 67 oficiais dentistas atuando em todas as especialidades odontológicas. A atual obra de reestruturação e readequação ampliou sua capacidade operacional para 34 consultórios e mais 3 salas na Seção de Radiologia. Com vistas a melhorar o atendimento ao público, foi realizada a revitalização da central de marcações com totens de auto atendimento e ampliação da sala de espera para a capacidade de 50 pessoas. Também ocorreu a ampliação dos ramais de atendimento aos usuários e modernização da rede de telefonia, além da construção de um consultório no térreo com acessibilidade e um elevador para garantir acesso a todos os andares. Sua infraestrutura foi modernizada com a instalação de um sistema de renovação de ar, com o redimensionamento e readequação da climatização, rede elétrica e da Seção de contraincêndio.

Durante o seu discurso, o Major Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, ressaltou a importância do momento. “Reinaugurar instalações é uma vitória institucional que necessita ser celebrada. Demonstra, além da nítida melhora do acesso de nossos beneficiários a um eficiente e reestruturado Sistema de Saúde (SISAU), a clara importância da gestão de projetos no âmbito da administração. Nessa dinâmica, é importante ressaltar que o SISAU é o maior receptor desses benefícios, é de todos e para todos,” frisou o Diretor de Saúde da Aeronáutica.

 

 

O Diretor da OASD, Coronel Dentista André Luís Machado Soares ressaltou que a Odontoclínica está totalmente modernizada e renovada, porém nunca perderá o foco na atenção primária. “Estamos prontos para cumprir a nossa missão. Voltaremos com nossos cursos de Especialização, de auxiliar de saúde bucal, vinculado ao Projeto Soldado-Cidadão e consolidaremos nossa Odontologia Digital. Com um novo conceito de inclusão e comunicação com nossos beneficiários, teremos uma OASD com mais conforto, tecnologia, segurança e acessibilidade, totalmente alinhados à Reestruturação da Saúde com seus novos conceitos e paradigmas. Ouso aqui dizer para os senhores que teremos o padrão OASD de qualidade.” acrescenta.

 

 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da OASD

Edição: Seção de Comunicação Social da DIRSA

Data de publicação: 22/03/2021

Fim do conteúdo da página