Na manhã do dia 02 de dezembro de 2020, no auditório da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), comemorou-se o 79º Aniversário de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. O evento iniciou com uma Jornada Científica e ao final realizou-se formatura reservada, seguindo os protocolos de segurança de combate à COVID-19.
O Senhor Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, realizou a abertura da Jornada que versava sobre o tema Reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) e, ainda, discorreu acerca de Governança no SISAU. De acordo com o Oficial-General, “Para que haja sucesso, é preciso romper com modelos antigos e abrir espaço para o novo, viabilizando um futuro promissor”. Em seguida, o Senhor Subdiretor Técnico da DIRSA, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, apresentou os temas: Atenção Integral à Saúde, Rede de Atenção à Saúde e Indicadores. Encontravam-se presentes também o Senhor Subdiretor da SARAM, Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; o Senhor Subdiretor de Logística e Saúde Operacional da DIRSA, Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinario; o Senhor Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia; e a Senhora Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins.
Durante a formatura reservada, foram entregues, pelo Senhor Diretor de Saúde aos agraciados, as medalhas de Mérito Santos-Dumont; pelo Senhor Subdiretor da SARAM as medalhas Bartolomeu de Gusmão; e pelo Senhor Subdiretor de Logística e Saúde Operacional as medalhas Militares.
Devido à pandemia da COVID-19, no ano de 2020, o Prêmio Destaque Operacional de Saúde-Ten Brig do Ar Paulo Roberto Coutinho Camarinha- foi entregue individualmente por cada Organização de Saúde na sua respectiva Unidade.
Para a Coronel QOMED JACQUELINE Leite Frade, Chefe da Divisão de Material de Saúde, “A Jornada Científica tratou de um tema de grande relevância: a Reestruturação do SISAU. Os palestrantes, com clareza e segurança, apresentaram aos militares de saúde a importância e a necessidade de mudança para uma assistência de saúde em rede. Integrando as OSA, impulsionado pela tecnologia de informação em busca da racionalidade na aplicação dos recursos e meios na atenção à saúde. A exposição apresentou a mudança de cultura na assistência partindo da Atenção Primária à Saúde, com foco na Atenção Integral à Saúde, nos cuidados do usuário e na prevenção das doenças. Sem dúvida, um grande desafio para todos os gestores, considerando o comprometimento de todos, no sentido de que o SISAU precisa ser renovado e assim fortalecido!”.
De acordo com o 2S QSS SAD Renan Bernardes Martins PACHECO, Auxiliar da Junta Superior de Saúde, agraciado com a Medalha Bartolomeu de Gusmão, “A FAB é um conjunto de engrenagens que tem na sua missão a síntese de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas a defesa da Pátria. E, como em qualquer máquina, todas as suas peças são de extrema importância e o recebimento dessa homenagem traz a certeza de que eu, uma peça entre outras mil, estou desempenhando o papel o qual fui destinado com bastante êxito. É líquido e certo que esta homenagem é estendida a todos os graduados que estão a minha volta, pois juntos superamos os desafios impostos e atingimos os resultados pretendidos como a figura que representa esta medalha”.
O evento da Jornada Científica foi transmitido em tempo real para as trinta e três Organizações de Saúde (OSA) e será disponibilizado na página Intraer da DIRSA.
Data da publicação: 11/12/2020
Fonte: Seção de Comunicação Social da DIRSA
Fotos: 2° Ten Alessandra (DIRSA) e 2S BFT Stadlinger (DIRAP)
Redes Sociais